×
Blog

Suplementos nutricionais podem ajudar na fertilidade?

16 de dezembro de 2011

Mulheres que estão sendo submetidas a tratamentos de fertilidade têm maior chance de ficar grávidas se tomarem suplementos de vitaminas e minerais, é o que declara um estudo realizado da Inglaterra.

O estudo foi conduzido na University College e Royal Free Hospital, em Londres, e publicado recentemente na prestigiada revista internacional Reproductive BioMedicine Online. Esta revista tem como chefe editorial ninguém menos que Robert Edwards, um dos pais da fertilização in-vitro (FIV), agraciado com o prêmio Nobel de medicina em 2010.

Foram recrutadas 56 mulheres subférteis, entre 19 e 40 anos de idade, que seriam submetidas à indução de ovulação através do uso do citrato de clomifeno ou gonadotrofinas. A indução de ovulação é geralmente o primeiro passo no tratamento de reprodução humana assistida, sendo utilizada em casais jovens com subfertilidade sem causa aparente, distúrbios ovulatórios, ou leves alterações do espermograma.

As participantes foram divididas em dois grupos aleatoriamente. Um grupo recebeu suplemento multivitamínico com minerais (MMN). O outro grupo recebeu apenas o ácido fólico, que utilizamos de rotina nas mulheres que querem engravidar para reduzir o risco de certos defeitos congênitos (os suplementos MMN também contêm ácido fólico em sua formulação). Após quatro semanas ambos os grupos receberam tratamento de fertilidade padrão com citrato de clomifeno (Clomid) ou gonadotrofina menopáusica humana (HMG).

Este suplemento (MMN) contém várias vitaminas com efeitos antioxidantes no organismo, como as vitaminas C e E, além de oligoelementos como selênio e magnésio, o ácido fólico, e outras substâncias com efeitos benéficos na fertilidade como a L-arginina, o Inositol, e a N-acetil-cisteína.

A taxa de gravidez foi maior em mulheres que receberam suplementos MMN em comparação com as mulheres recebendo apenas ácido fólico. Após 3 ciclos de tratamento, 60% das mulheres (18 dos 30 pacientes) tomando MMN engravidou, versus apenas 25 % das mulheres (11 de 28) com ácido fólico.

Além disso, as mulheres sob suplementação MMN conseguiram engravidar com menos tentativas em comparação com as mulheres com ácido fólico isolado. Quinze mulheres que tomam MMN ficaram grávidas na sua primeira tentativa, enquanto que apenas duas mulheres que receberam ácido fólico obtiveram o mesmo resultado.

A principal autora do estudo Dra. Rina Agrawal, obstetra e ginecologista e professora associada de medicina reprodutiva da Universidade de Warwick, disse: “Todas as mulheres que estejam considerando a gravidez devem tomar um suplemento pré-natal de micronutrientes para otimizar suas chances de concepção”.

No entanto, Catherine Collins, nutricionista do Hospital St George, observou: “Como este estudo foi de mulheres com problemas de concepção, não há nenhuma evidência para sugerir que mesmo mulheres férteis que estão tentando engravidar vão se beneficiar dos suplementos”

Outros cientistas ainda alertam que este estudo é muito pequeno, com apenas 56 pacientes. Um estudo muito maior em um grupo mais diversificado de mulheres é necessária para estabelecer os possíveis benefícios desta suplementação. Dr. Allan Pacey, professor de Andrologia da Universidade de Sheffield, disse: “Devemos reconhecer que este é um número relativamente pequeno de pacientes, e o estudo precisaria ser repetido em um estudo maior, antes que pudéssemos ter a certeza dos resultados”.

Certamente os fatores nutricionais afetam os mecanismos biológicos envolvidos na reprodução, podendo influenciar na fertilidade, na formação do embrião e da placenta. O exemplo mais conhecido, e já estabelecido na prática científica, é do ácido fólico. Seu uso é fundamental para prevenir o risco de malformações do tubo neural (sistema nervoso) do embrião/feto.

Quanto às demais vitaminas e oligoelementos, muitos estudos têm sido realizados, mas ainda sem conclusões definitivas. Talvez este seja o primeiro estudo prospectivo randomizado que demonstrou melhora inequívoca da chance de gravidez com uso de determinado suplemento, em mulheres subférteis. Porém, como alertou um especialista, ainda é um estudo pequeno e que precisa ser confirmado.

A formulação específica utilizada no estudo (suplemento MMN) não está disponível no Brasil na mesma composição. Mas temos vários suplementos vitamínico-minerais contendo várias daquelas substâncias.

Ficaremos aguardando ansiosamente o resultado de um trabalho com mais pacientes, que já está sendo conduzido, para jogar mais luz sobre esta questão. E também esclarecer se a tomada deste suplemento também incrementa a fertilidade de pacientes submetidas a inseminação intra-uterina, ou fertilização in-vitro.

Afinal, qualquer terapia que aumente a chance de sucesso nos tratamentos de nossas pacientes são sempre bem-vindos.

2 Comentários para “Suplementos nutricionais podem ajudar na fertilidade?”

  1. Estou 3 anos tentando engravidar sem sucesso tenho já 4 filhos .tenho 38 anos

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Vanusa,

      Já é tempo de consultar um especialista, para definir o melhor tratamento.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem