×
Blog

Cuidados com a alimentação após a gravidez

16 de julho de 2010
cuidados-com-a-alimentacao-apos-a-gravidez-blog-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

No último post tratamos dos cuidados que a futura mamãe deve ter com a alimentação antes e durante a gravidez. São atitudes necessárias para a saúde e o bem-estar da gestante e do bebê. Entretanto, tais medidas não terminam com o parto. Ao contrário, a continuidade é fundamental para ambos.

É mais do que compreensível que um bebê recém-nascido tome todas as atenções. Contudo, e pensando inclusive no que é melhor para a criança, a mãe deve olhar um pouco para si e cuidar de sua saúde. Quanto à dieta, o ideal é continuar com a mesma do período gestacional, balanceada e rica em proteínas e ferro. Para uma boa amamentação, são necessárias muitas calorias.

 

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Além disso, é bastante comum que as mulheres enfrentem um esgotamento físico e mental neste período, com noites em claro, ansiedade e até irritabilidade. Uma boa alimentação, aliada a momentos de descanso e lazer, são fundamentais. É preciso lembrar-se também da hidratação. Pelo menos dois litros de líquidos por dia, e sempre durante ou após a amamentação.

 

SAÚDE X ESTÉTICA

Algumas mães certamente irão se preocupar com a forma física após o parto. No entanto, a saúde deve vir antes da estética. Um nutricionista poderá indicar a melhor forma de perder peso garantindo a ingestão de nutrientes necessários, bem como a quantidade ideal, para um melhor resultado. Com relação a atividades físicas, o mais recomendado é uma leve caminhada diária. Mesmo assim, antes de qualquer coisa, é preciso consultar seu médico.

Assim, com cuidados simples e práticos, tanto a mãe quanto o bebê podem usufruir de uma boa saúde e adquirir ou reforçar hábitos que trarão benefícios para toda a vida.

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem