O Blog

Medicina Reprodutiva é a ramificação da medicina que trata dos assuntos relacionados ao sistema reprodutor humano. Ginecologia, Obstetrícia, Urologia, prevenção de doenças e tratamentos contra infertilidade estão entre as especialidades que o médico dessa área se propõe a cuidar.

Com a evolução da Medicina Reprodutiva, surgiu a “Reprodução Assistida”, que é o conjunto de técnicas que auxiliam o processo de reprodução humana. Essas técnicas podem ser divididas em métodos de baixa e alta complexidade. Entre as de baixa complexidade podemos incluir o Coito Programado e a Inseminação Intra-uterina (IIU). Elas apresentam a vantagem de menores custos e não precisam ser realizadas em centros de reprodução assistida. Já as técnicas de alta complexidade, estão a Fertilização in vitro convencional e a Injeção Intra-citoplasmática de espermatozóides (ICSI).

Este blog, criado pelo Dr. Fábio Eugênio Rodrigues, tem o intuito de abordar temas relacionados à Medicina Reprodutiva, tirar dúvidas e refletir sobre as técnicas e novas tecnologias disponíveis para o tratamento de problemas que dificultam a reprodução humana. Através deste espaço virtual, você também pode ter acesso direto às redes sociais (Facebook, Twitter e ASK.FM) e interagir com o médico, bem como assistir a vídeos de entrevistas no canal do Youtube.

Casado, pai de dois filhos, Dr. Fábio Eugênio é especialista em Reprodução Humana e atua nesta especialidade desde 1995. É também membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da qual foi presidente seção Ceará no biênio 2009-2010. Diretor Clínico e um dos quatro sócios da “BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva”, clínica que realiza em média 600 Fertilizações in Vitro por ano e está entre as dez principais do país. Foi por meio de um tratamento desenvolvido pela BIOS que nasceu o primeiro bebê de proveta do Ceará, em 1999. Recentemente, o médico adquiriu a Clínica Criar – unidades Teresina e São Luís.

Na área acadêmica, é mestre em Ginecologia e Reprodução Humana pela Faculdade de Medicina da UFC, foi professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFC em 2004/2005, e Fellow de Cesare Aragona – professor de Ginecologia e Reprodução Humana da Universidade La Sapienza, na Itália.