×
Blog

Como funciona a doação de óvulos

20 de setembro de 2017

Como funciona a doação de óvulos

Muitas mulheres querem ter a chance de realizar o desejo de gerar um filho. Algumas, devido a alguns problemas relacionados à qualidade dos óvulos​, são direcionadas ao processo de fertilização in-vitro (FIV) com doação de óvulos.

Como funciona esse tipo de doação?

O tratamento de reprodução humana com a doação de óvulos se caracteriza por ser um processo no qual uma mulher recebe óvulos de uma doadora para poder realizar o desejo de ser mãe. Os óvulos da doadora são unidos aos espermatozoides do casal receptor pela FIV​ como forma de obter embriões; estes, então, são transferidos para
​o útero da receptora.

Quem pode fazer a doação de óvulos?

Existem alguns requisitos para a realização da doação de óvulos. Os principais são:
·  Idade: 18 a 35 anos;
·  Histórico genético saudável;
·  Aparelho reprodutor normal;
·  Avaliação ginecológica e psicológica completa;
·  Ausência de doenças hereditárias ou transmissíveis.

Procedimento

A doação deve ser feita por mulheres de forma voluntária, que desejam ceder parte de seus óvulos a serem fecundados para outra mulher, podendo também haver o compartilhamento de óvulos, para reduzir os custos da doadora na FIV​. O procedimento acontece de maneira simultânea com a receptora: a coleta dos óvulos é feita por meio da estimulação da ovulação e, ao mesmo tempo, a receptora dá início ao tratamento para preparar seu útero (endométrio) ​para receber o futuro embrião.
As únicas informações compartilhadas são as descrições básicas das características físicas da doadora, pois se busca a compatibilidade com a receptora. Todos os outros dados que a identifiquem são sigilosos.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem