×
Blog

Você sabe o que é azoospermia?

30 de julho de 2013
Você sabe o que é azoospermia?

Os problemas da fertilidade, que preocupam a maioria das mulheres, também causam receio em muitos homens que têm o sonho de ser pai. Um dos problemas de subfertilidade masculina que mais preocupa os homens é a azoospermia, que é ausência de espermatozoides no sêmen.

A azoospermia deve ser detectada através de exames de laboratório, o espermograma. O diagnóstico correto é muito importante. Afinal, quase 30% dos homens ditos com azoospermia na verdade não são azoospérmicos. O que pode acontecer é que algumas vezes os espermatozoides somente aparecem no exame após centrifugação do sêmen. Outra possibilidade é a de homens que precisam fazer mais de uma coleta. Atualmente, existem casos em que o espermatozoide está presente em apenas uma delas. Portanto, o diagnóstico só pode ser dado se após dois ou mais espermogramas não for detectado a presença de espermatozoides, mesmo com a centrifugação da amostra.

Causas da Azoospermia

Vários fatores podem ser responsáveis pela origem da azoospermia, dentre eles estão problemas endócrinos ou estruturais, doenças como infecções, maus hábitos de vida, entre outras. Em muitos casos ainda, a azoospermia pode ser idiopática (sem causa conhecida). Conheça as principais causas da azoospermia abaixo:

  • Problemas endócrinos (hormonais) – Desregulação dos hormônios, aumento na produção de prolactina;
  • Problemas estruturais – Obstrução dos canais deferentes (tubos que transportam o esperma);
  • Anomalia cromossômica (Síndrome de Klinefelter);
  • Varicocele – Pode ser responsável pela diminuição de oxigênio e aumento da temperatura nos testículos, o que causa a diminuição da produção de espermatozoides;
  • Reações autoimunes (presença de anticorpos anti-espermatozoide);
  • Traumas com origem em pancadas ou acidentes;
  • Infecções como: uretrite, epididimite, prostatite e a inflamação no escroto ou no testículo, sejam elas causadas por vírus ou por bactérias;
  • Problemas hepáticos, insuficiência renal, anemia falciforme, doença celíaca;
  • Alguns medicamentos que contêm cimetidina, cetoconazol ou antidepressivos;
  • Os tratamentos por quimioterapia e radioterapia, que podem causar interrupção na formação e maturação dos espermatozoides;
  • Agressões ambientais (poluição) e a exposição diária a metais pesados (chumbo, cádmio ou arsênico);
  • Os maus hábitos e o excesso de substâncias como o tabaco, o álcool e drogas, uso de anabolizantes.

Como vimos, vários são os fatores relevantes para a fertilidade do homem e sempre vale a orientação de manter hábitos de vida saudáveis, com dieta adequada e atividades físicas regulares. Cada caso deve ser avaliado detalhadamente pelo Urologista para tentar descobrir a causa da azoospermia.

CONCLUSÃO

Portanto, jovens e futuros pais, nada de medo e de perder a esperança. Com os avanços da medicina reprodutiva, até mesmo problemas como a azoospermia podem ser tratados de maneira a propiciar gravidez ao casal. Por vezes este tratamento será a Fertilização in-vitro (FIV) com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI), sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos por meio de cirurgia.

Qualquer dúvida procure um profissional especializado, e se for necessário ele indicará o melhor tratamento para o seu caso. Até o próximo post!!

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NO COMENTÁRIO

2 Comentários para “Você sabe o que é azoospermia?”

  1. LIDIANE APARECIDA DE ANDRADE SILVA disse:

    Olá doutor , sou casada a 15 anos logo no primeiro ano de casado tivemos a noticia que meu marido tinha um tumor benigno no testículo esquerdo, foi realizado a retirado do testículo esquerdo por completo, mais nunca nos preocupamos porque ainda tinha o direito, 4 anos depois decidimos ter filho foi ai que começou nossa luta, vimos que não estávamos conseguindo fomos ao medico onde foi pedido o espermograma e foi constato ausência de células germinativas, foi um diagnostico muito difícil ainda mais se tratando da maneira que o medico nos passou “vcs não tem o que fazer nem adianta tentar nada” por 10 anos não buscamos nada . Mês passado em pesquisa na internet achei uma clinica de fertilização onde foi pedido exame de sangue para meu marido dando os seguintes resultados:
    FSH – 46,83 mui/ml,
    LH -18,89 mui/ml,
    ESTRADIOL E2 – 26,9 pg/ml
    TESTOSTERONA TOTAL – 301,0 ng/dl
    TESTOSTERONA LIVRE – 5,240 ng/dl
    SULFATO DE DEHIDROEPIANDROSTERONA -SDHEA – 182,0 ug/dl
    GLOBULINA LIGADORA DE HORMONIOS SEXUAIS – 40,3 NMOL/L
    Ainda não tive condições financeiras de voltar na clinica pra levar os exames porque é muito caro. O senhor com sua experiencia acha que ainda existe a possibilidade de tentar um tratamento com esses resultados nos exames?

    • admin disse:

      Oi Lidiane,

      Os exames são compatíveis com falência testicular de produção de espermatozoides.

      O que se poderia tentar é procurar espermatozoides no testículo pela micro-TESE.

      Abs,

      Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem