×
Blog

Fumar durante a gestação: riscos e consequências

25 de julho de 2013
fumar-durante-a-gestacao-riscos-e-consequencias-blog-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

Fumar durante a gestação traz sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê, tanto quanto o álcool. Ainda assim, nesse período muitas não abandonam o vício antes de engravidar.

Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento), bebês abaixo do peso, são os casos mais frequentes em mães fumantes.

 

Tabagismo é um dos principais hábitos de vida que podem causar subfertilidade

Para começar, o tabagismo é um dos principais hábitos de vida que podem causar subfertilidade. Já está comprovado cientificamente que as mulheres fumantes, como também os homens, têm menor chance de conceber. O tabagismo pode reduzir inclusive a quantidade de óvulos nas mulheres (reserva ovariana) e de espermatozoides nos homens. Portanto, esse hábito nocivo já começa a prejudicar mesmo antes da gestação!

Durante a gravidez, os problemas se devem, sobretudo, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina absolvidos pelo organismo materno e passados para o feto. Em poucos minutos os batimentos cardíacos do feto aceleram, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Pesquisas recentes provam que o fumo também pode danificar os vasos sanguíneos do bebê. O cigarro também deve ser evitado no período de amamentação, pois a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.

 

Em gestantes, o fumo age tanto sobre a mãe quanto sobre a criança

 

Veja as principais implicações:

• Os abortos espontâneos aumentam conforme a quantidade diária de fumo;

O fumo destrói a vitamina C, e quando ela não está presente para eliminar o ácido lático, há um aumento da fadiga muscular;

• Fumar durante a gestação é também um sério fator de hipoglicemia, provocando dores de cabeça e ansiedade, e aumenta a taxa de colesterol;

• Fumar traz graves distúrbios circulares e o enfraquecimento da memória;

• Diminui o apetite e atrapalha o aproveitamento dos alimentos, levando a uma subnutrição. Isso tem efeito direto no peso e na resistência da criança;

• Causa diminuição da capacidade respiratória e problemas pulmonares para mãe e para o bebê;

• Uma das piores sequelas é que o bebê pode nascer com dependência química da nicotina;

No entanto, com todos os males do cigarro, não é recomendável parar de fumar abruptamente durante a gravidez. Ao cessar o uso do cigarro o organismo começa a passar por um processo de desintoxicação. A nicotina acumulada nos pulmões é jogada diretamente na corrente sanguínea antes de ser eliminada. Isso prejudica bastante o feto. Sintomas de Síndrome de Abstinência Aguda na mãe também podem ser prejudiciais ao feto.

Por isso ao decidir conceber um filho isso deve ser pensado. É aconselhável deixar o fumo seis meses antes de engravidar, mas o ideal seria um ano. Fumar durante a gestação significa privar a criança de oxigênio e, mais tarde, predispor a criança a se tornar um fumante.

Esperamos que você tenha gostado e aprendido mais com esse post. Para saber muito mais, acompanhe a nossa página Medicina Reprodutiva no Facebook e o nosso perfil @medreprodutiva no Instagram. Não deixe também de se inscrever em nosso Canal no Youtube e assistir as entrevistas concedidas pelo Dr. Fábio Eugênio em primeira mão.

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Administrador

27 Comentários para “Fumar durante a gestação: riscos e consequências”

  1. Patrícia disse:

    Minha mãe é fumante a muitos anos, tenho mais três irmãos e ela nunca parou de fumar nem nas gravidez,e nenhum de nós graças a Deus nunca fumou. Odiamos o cigarro, com certeza ficamos com vários problema por causa do cigarro mas nada grave. graças a Deus

  2. Luana disse:

    Eu fumo palheiro de palha e já estou de 9 semanas quero parar de fumar porque perdi um bebê de oito meses de gestação por descolamento de placenta e acredito q seja por conta do cigarro

  3. Otimo agora terei uma vida mais saudaveis e ter uma plena vida

    obrigado

  4. Adna kesia disse:

    Minha mãe fumou quase a vida toda e não parou de fumar enquanto estava grávida teve sete filhos dos sete seis mulheres todas nós temos fibromialgia depressão problemas psicológicos será que tem haver com o fumo .

  5. smoretraiolit disse:

    I am impressed with this internet site, very I am a fan.

  6. Bianca Ribas disse:

    Muito interessante. Gostei bastante do texto

  7. Achei muito bom o artigo. Vivendo e aprendendo.

  8. Muito bom. Eu e minha esposa estamos firmes na dieta de quarentena. obrigado pelas informações

  9. Sil disse:

    Muito bom seus artigos sempre acompanho. obrigado por compartilhar

  10. josi disse:

    no inicio da minha gravidez eu fumava muito mas comecei a passar muito mal e o cigarro começou a interferir até na minha libido e via que precisava parar de fumar por mim e pelo meu bebe é dificil para consegui

  11. Gladys disse:

    Eu sou fumante descobri minha gravidez a uma semana , ainda não sei de quantas semanas estou, quero para de fumar, e pensei em para de vez não fuma mais nenhum, até ler esse artigo onde diz que não pode , oque eu faço?

  12. JOICE RIBEIRO DE CASTRO disse:

    Estou grávida de 7 meses não consigo para de fuma mais se eu para agora meu bebe ainda vai ter algum problema de saúde

  13. Ótimo artigo! Considera-se aborto a interrupção do processo gestacional antes que a vida fora do útero seja biologicamente viável, antes do desenvolvimento completo ou ao menos viável, do nascituro, resultando, por consequência na morte deste. No Brasil, o aborto provocado é crime, com penas previstas de 1 a 3 anos de detenção para a gestante, e de 1 a 4 anos de reclusão para o médico ou qualquer outra pessoa que realize em outra pessoa o procedimento de retirada do feto.

  14. Eliana Mendes de Brito disse:

    Sou fumante estou com 28 semanas . meu bebê mexe demais preciso parar de fumar mais não consigo..Dr me ajuda

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Eliana,

      Consulta um psiquiatra ou um clínico especialista nesta área que le pode te ajudar!

      Quanto antes você parar, melhor!

      Att,

      Dr. Fábio Eugênio

  15. 2020 tinha muitos planos, mas agora é renovar e tentar
    inovar em 2021. Agradeço pelo seu artigo me ajudou e
    compartilhei nas redes sociais.

  16. Excelente artigo! Em agosto deste ano, chegou ao fim um litígio que teve início em 2005, quando um padre conseguiu na Justiça a interrupção de procedimento abortivo de feto que não sobreviveria fora do útero.

    Por ter avançado sobre direito alheio, o padre deverá pagar mais de R$ 400 mil por dano moral. A decisão de mérito foi da 3ª turma do STJ, em 2016, e transitou em julgado no STF neste ano.

    Veja mais no link: https://advogadoriodejaneiro.com/advogada-comenta-hc-impetrado-para-interromper-aborto-legal/

  17. Olá, somos da Clinica Vitta e gostariamos de fornecermos
    materia para vocês, e/ou receber material para colocarmos
    em nosso site. Por favor, entrar em contato.
    http://www.clinicavitta.org

  18. Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  19. Amanda disse:

    Dr, antes de engravidar eu fumava cerca de 1 maço por semana. Quando descobri a gravidez imediatamente consegui reduzir até que não fumo mais durante a semana, no entanto ainda fumo aos finais de semana, cerca de 3 a 4 cigarros, confesso que as vezes estralo e chego a fumar até 6.
    O que gostaria de saber é se essa quantidade que fumo aos finais de semana pode ser prejudicial.
    Outra questão que se puder me ajudar é sobre música alta. Trabalho com eventos e normalmente o som sempre é muito alto, estou de 20 semanas. Isso tbm prejudica? Tem algo que posso fazer pra amenizar o ruído?

Deixe uma resposta

Mensagem