×
Blog

Síndrome do Ovário Policístico: algumas informações básicas

11 de junho de 2013

Síndrome de Ovário Policístico (SOP) é uma doença causada principalmente por um desequilíbrio hormonal nas mulheres, que pode causar mudanças no ciclo menstrual, surgimento de pequenos cistos nos ovários, aparecimento de manchas escuras na pele e acnes, dificuldade para obtenção da gravidez, hirsutismo(aumento de pelos no rosto, seios e abdômen), entre outros. A SOP também é conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal e Doença Polifolicular Ovariana.

O que causa a SOP?

As mulheres possuem dois principais hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona. No entanto, também há presença de andrógenos, conhecido como “hormônios masculinos”, em menor quantidade. Em cada ciclo menstrual, a ação dos três hormônios possibilita o desenvolvimento saudável dos óvulos nos ovário. No caso de pessoas com a Síndrome de Ovário Policístico há um aumento do andrógeno, causando um desequilíbrio hormonal no organismo.

Embora não haja uma explicação final para o motivo da quebra do equilíbrio entre os hormônios, o que ocorre na SOP é o não amadurecimento dos óvulos nos folículos, além de não serem liberados dos ovários causando a formação de pequenos cistos. Tais alterações podem influenciar diretamente na fertilidade da mulher, dificultando a gravidez.

Como a SOP pode ser detectada?

Há vários sinais que podem detectar a Síndrome de Ovário Policístico. Através de um exame, por exemplo, é possível analisar os níveis de estrogênio, do hormônio folículo estimulante (FSH), do hormônio luteinizante (LH), de testosterona, de lipídios e de prolactina.

O ultrassom transvaginal revela o aspecto do ovário da mulher. A presença de múltiplos pequenos folículos em ambos os ovários é característica da síndrome.

Teste como o exame clínico e pélvico também podem ser feitos, já que o médico pode observar aumento de pelos corporais, ou se o clitóris e os ovários estão muito dilatados. Sintomas como diabetes, hipertensão, colesterol alto e ganho de peso também são comuns.

Qual é o tratamento para SOP?

A dica para quem tem a Síndrome do Ovário Policístico é iniciar um programa de reeducação alimentar e praticar atividades físicas. O processo de emagrecimento já ajuda a amenizar problemas com diabetes, hipertensão e colesterol alto. E muitas vezes pode melhorar a função ovulatória e reprodutiva.

Em caso de medicamentes, as pílulas anticoncepcionais ou os comprimidos de progesterona podem auxiliar na regulagem dos ciclos menstruais. Em todo o caso, consultar um médico especialista é o mais recomendado, uma vez que ele irá receitar os remédios adequados para o seu estado de saúde.

Tenho/Tive ovários policísticos e não consigo engravidar, o que faço?

Muitas vezes a estimulação dos ovários (indução de ovulação) pode propiciar a gravidez ao casal.

Tratamentos de reprodução humana como a fertilização in-vitro (FIV) também vem se mostrando extremamente eficientes.

Esperamos que tenham gostado da nossa postagem de hoje e ficamos à disposição de vocês para tirar dúvidas sobre o assunto.

Não deixem de seguir o perfil @medreprodutiva no Twitter, curtir o Medicina Reprodutiva no Facebook ou se inscrever em nosso Canal no Youtube. Até mais!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem