×
Blog

O repouso depois da transferência embrionária na FIV

21 de janeiro de 2013
o-repouso-depois-da-transferencia-embrionaria-na-fiv-blog-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

A transferência embrionária é o passo final, culminante no processo de fertilização in-vitro (FIV). Neste momento nos inunda uma sensação de dever cumprido! Mas também uma enorme sensação de expectativa e otimismo, pois 12 dias depois faremos o exame de sangue (beta-hcg) que vai confirmar a tão sonhada gravidez.

Neste post explicaremos como é este período de espera do exame de gravidez, e o que a mulher deve fazer para ajudar a conseguir o resultado positivo.

Abordaremos três pontos principais: o repouso, as medicações utilizadas, e os sintomas que acompanham este período.

 

O REPOUSO PÓS-TRANSFERÊNCIA

Um dos pontos mais polêmicos, e que gera mais dúvidas e angústias na paciente é a necessidade de repouso após a transferência embrionária. Em parte, esta dúvida é culpa nossa – profissionais de medicina reprodutiva. Vou explicar o porquê!

O problema é que a conduta médica é muito variada entre as clínicas. Desde profissionais que orientam não haver necessidade de nenhum repouso diferenciado, até aqueles – em flagrante exagero – que recomendam que a paciente fique 12 dias de repouso absoluto até fazer o beta-hcg!!

Portanto, é normal que este assunto suscite muitas dúvidas e confusões. Por uma lado, o repouso é um ato lógico e racional. O raciocínio é de que quanto mais quieta a paciente ficar, menor o risco dos embriões se deslocarem no útero, e maiores as chances de implantação. Além disso, o repouso não traz nenhum problema e não tem nenhum custo!! (Apesar de poder representar redução temporária de ganhos para quem é autônomo, ou para as empresas).

Porém, em medicina, nem sempre o que é lógico se mostra clinicamente eficaz. Como ciência, a medicina deve se embasar em evidências obtidas e validadas através de estudos científicos bem elaborados e executados, e submetidos ao crivo de pesquisadores da área por todo o mundo. Somente assim estaremos sendo verdadeiros e corretos com as pacientes, e entregando-lhes o tratamento mais correto.

 

A VERDADE CIENTÍFICA

E os estudos neste aspecto apontam que o repouso da paciente após a transferência embrionária não faz nenhum efeito benéfico na chance de gravidez! É isto mesmo – por estranho que possa parecer, o fato de você ficar um, dois ou mais dias de repouso em casa não vai influenciar em nada a sua possibilidade de engravidar na FIV.

Apesar de este achado contrariar o senso comum, é o que as evidências científicas afirmam. Se formos analisar com mais cuidado e rigor a questão, a lógica começa a aparecer.

Primeiro, se o repouso fosse tão fundamental, dificilmente teríamos qualquer gravidez na espécie humana. Afinal, que mulher, após ter relação no seu período fértil e estar sob possibilidade real de gravidez, permanece de repouso por horas ou dias? Nenhuma, claro!

Segundo, o útero é uma cavidade virtual. Isto significa que as paredes do útero são juntas, uma contra a outra, não existe um espaço vazio entre elas. Ou seja, quando os embriões são transferidos, ficam aprisionados entre as vilosidades endometriais, e são um conjuntinho microscópico de células. Portanto, mesmo que a mulher levante e caminhe, não há qualquer tendência a que os embriões se desloquem do ponto onde foram implantados.

Portanto, é fundamental que esta orientação seja passada de forma clara às pacientes, para não gerar angústias e stress desnecessários. É muito grande o número de pacientes que me escreve no blog lamentando porque sua FIV não deu certo devido a ela não ter feito o repouso necessário. Repetimos que não há nenhuma evidência científica neste sentido. A FIV pode não ter dado certo por vários outros fatores, muito mais importantes, e não por um maior ou menor repouso. Quando orientamos corretamente, também retiramos este espectro de “culpa” da paciente.

 

COMO ORIENTAR NA PRÁTICA CLÍNICA

Tendo explicado e estabelecido o que mostram as evidências científicas, vamos explicar como conduzimos este aspecto do tratamento de FIV no dia-a-dia.

Achamos que o repouso possa ser importante por outros motivos. Por uma lado, traz certo conforto e maior segurança ao casal, que passou por um tratamento psicologicamente desgastante. O fato de ficar de repouso em casa por um a dois dias pode trazer tranqüilidade em um momento crucial que é a espera pelo resultado do tratamento.

Outro motivo é o físico. A estimulação ovariana causa aumento importante do volume dos ovários, com sensação de “inchaço” no baixo ventre. A coleta de óvulos é um procedimento invasivo, no qual uma agulha perfura várias vezes os ovários para captar os óvulos. Portanto, é natural que no dia da transferência (geralmente 2 a 3 dias após a coleta de óvulos) e em alguns dias seguintes, a mulher esteja sentindo incômodo e algumas dores no baixo ventre e abdome. Desta maneira, permanecer por um ou dois dias em repouso também pode lhe trazer conforto físico neste período.

Entretanto, ressaltamos que é indispensável que o casal seja esclarecido de que este repouso é por motivo de conforto à mulher, e não para aumentar a chance de gravidez no tratamento.

E ainda, neste sentido, bastam 24 a 48 horas de repouso pós-transferência. Não há justificativa plausível, a não ser em casos de complicações do procedimento, para se recomendar repouso absoluto prolongado, deixando a paciente prostrada na cama por 12 dias (até o exame de beta-hcg). Inclusive, em alguns casos, este repouso domiciliar prolongado pode ter um efeito contrário ao que expusemos acima, aumentando desnecessariamente a ansiedade angústia da mulher, principalmente daquelas que tinham uma rotina dinâmica de atividades no seu dia-a-dia.

Após as 24 a 48 horas de repouso, oriento que a paciente possa retornar suas atividades normais. Deve evitar apenas, até porque foi submetida a procedimento cirúrgico (coleta de óvulos), atividades físicas ou esforços excessivos neste período de 12 dias pós-transferência.

Espero que tenham aproveitado a leitura. Nos próximos posts continuaremos no assunto, explicando quais as medicações a serem tomadas, e quais os sintomas que ocorrem neste período pós transferência embrionária.

Até lá!!

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

71 Comentários para “O repouso depois da transferência embrionária na FIV”

  1. Raquel disse:

    Três horas após a transferência embrionária eu fui para o aeroporto,aguardei por duas horas a saida de meu voo…o voo durou mais duas horas…desci no aeroporto de conexão onde aguardei por 5 horas a saida do meu outro voo que teve mais cinco horas de duração, cheguei em meu destino as 3 h da manhã pelo horário de Brasília… foi um total de 14 horas sem me deitar para relaxar. Estou ótima aguardando meu positivo,vou ao supermercado,levei TV para consertar tudo normal,só não seguro peso por mais do que 2 minutos.

  2. Catarina castro disse:

    Olá boa noite já fui submetida a varias técnicas de reprodução assistida ( 2 iiu, 2 fiv, 1 icsi) em que na ultima técnica foi transferido 2 embriões e só nesta e que resultou numa gravidez única. Em relação ao descanso depois da transferência fiz por causa do meu trabalho ser extremamente desgastante tanto física como psicologicamente. Ou seja e menos stressante tar em casa do que estar no trabalho. Em novembro deste presente ano volto a fazer outra icsi e tenciono voltar a fazer descanso após transferência embrionária. Em caso de trabalhos como o meu descanso após transferência embrionária faz algum sentido, por causa do excesso de esforco físico e psicológico ate por causa de todo o processo cirúrgico a que somos submetidas e não podendo recuperar doutra maneira senao em casa.

    • admin disse:

      Oi Catarina,

      Isso mesmo. Quando há transferência a fresco, existe o processo cirúrgico de captação dos óvulos próximo à transferência, e requer um pouco mais de cuidado.

      Abs,

      Dr. Fábio Eugênio

  3. Aylla Cristina disse:

    Boa tarde!
    O utrogestan que é usado no tratamento de Fertilização in vitro causa constipação?
    A constipação pode prejudicar a implantação dos embriões?

  4. Mi disse:

    Olá ótima explicação, dois dias após transferência a fresco tive uma infecção intestinal, comi algo estragado sem perceber. Tive muita cólica, faltam 10 dias para realizar o Beta. Estou com muito medo, será que isso pode atrapalhar o processo de implantação?

  5. Tati disse:

    A minha transferência provavelmente será feita no dia 06 ou 07 de fevereiro e no dia 10 terei que voar para Brasília, a viagem dura umas 2 horas. Será que tem algum risco ?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Tati,

      Risco nenhum!

      Espero que seu beta tenha sido positivo!!

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  6. Elaine Santa Anna Varges disse:

    Fiz a Fiv de embriões doados e me abaixei por algumas vezes para pegar objetos no armário e arrumar verduras na gaveta na geladeira. Isso pode prejudicar meu resultado positivo??

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Elaine,

      Fique tranquila. Com certeza não vai prejudicar!

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  7. Dhora Sousa disse:

    Minha amiga fez a implantação com óvulos doados e sentiu dor no baixo ventre no lado esquerdo, como se fosse no ovário, leve dor e sensação de inchaço. Sentiu doer esse qdo deu um espirro… Essa dor é normal pra ela que não fez a captação de óvulos uma vez que são doados?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Dhora,

      Pode haver discretas dores pélvicas na preparação da implantação, devido aos hormônios utilizados.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  8. Valentina disse:

    Olá. Tudo bem?
    Fiz minha Implantação de um embrião aneuploide trissomia 10 com 3% de chance de sucesso.
    Estou no quinto dia pós implantação. Já era para ter algum sintoma se tivesse dado certo?
    Há dois dias fiz uma eletroterapia na lombar por 30 minutos, pois já estava com o ciático doendo muito. Será que isso poderá interferir na implantação?
    Conhece algum caso de sucesso de implantação de aneuploide?
    Eu já deveria sentir algum sintoma?
    Farei o Beta em cinco dias.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Valentina,

      Ainda está cedo para sentir qualquer coisa no quinto dia. Espero que seu beta tenha sido positivo.

      Devemos torcer para ser um embrião mosaico, ou um falso positivo do PGT-A, pois aneuploidia com trissomia do 10 não consegue implantar, ou gera aborto precoce.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  9. Debora disse:

    Após a transferência de embriões, quanto tempo pode durar as cólicas no baixo ventre?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Débora,

      É muito variável. Há mulheres que sentem durante toda a gravidez inicial.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  10. Marlene disse:

    Ola estou no 14 dia da transferencia do embriao, e nestes dois dias atras fiquei constipada e com dor de cabeça mas hoje ha nao tenho dor de cabeça, fiz o exame de sangue no 12 dia mas ainda estou á espera do resultado. Só que neste momento tenho medo que seja negativo. Porque nao sinto nada no corpo e ainda nao tive um pequeno corrimento de sangue. É normal ou é por causa de eu ter ficado constipada.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Marlene,

      Espero que seu beta tenha sido positivo!!

      Os sintomas neste período são muito variáveis e inespecíficos.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  11. marya disse:

    fiz uma transferencia dia 31 de marco . BEta sera dia 09. quando poderei ter relacoes sexuais ?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Mayra,

      Espero que seu beta tenha sido positivo!!

      Em geral liberamos após a confirmação de implantação normal do embrião.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  12. I just could not depart your website prior to suggesting that I actually enjoyed the standard information an individual supply in your guests? Is gonna be again frequently to check up on new posts

  13. Mila disse:

    Fiz uma transferência embrionar mais eu tava muito ressecada sem consegui usa banho já 2 dias no meu primeiro dia da transfere coloquei muita força pra tenta fazer algum mais me sair um pouco de sangue . Estou na dúvida se foi sangue da transfere ou pq coloquei força será que me prejudiquei ? Para o positivo

  14. Keilla disse:

    Boa tarde, fiz implantação de 3 óvulos doados 8B, dia 11/07 , estou sentido dores de cabeça O tempo todo e sono . Oq isso significa quais são as chances de dar positivo com esses embriões ? Estou um pouco ansiosa

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Keilla,

      Espero que você tenha tido seu positivo! Estes sintomas são inespecíficos.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  15. Luna disse:

    Bom dia!! Dr , é normal sentir cólicas no 3 dia após a transferência?

  16. Aline disse:

    Olá doutor tudo bem?! No D2 após transferência tive crise de espirros, isso pode prejudicar a implantação? Desde já obrigado

  17. Aline disse:

    Olá doutor tudo bem?! No D2 após transferência tive crise de espirros, isso pode prejudicar a implantação? Desde já obrigad

  18. Simone Queiroz disse:

    Dr. Fábio me tira uma dúvida??
    Estou no dia 3 após a tec. No primeiro dia, logo após q cheguei da transferência tive q mexer com o almoço e ouvi um barulho como se fosse algo estourando no meu útero. Pode ter sido o embrião q foi expulso?

  19. Oi doutor! Tenho 41 anos e próximo dia 06 agora de outubro estarei colocando dois embriões,tenho quatro embriões congelados,você pode me indicar qual quantidade seria melhor pra ser transferidos,uma quantidade que possa da mais certo meu positivo,pode ser gêmeos ou só um msm,pra mim o que importa é o meu positivo! anciosa:-)

  20. Cristiane Duarte Rodrigues disse:

    Amei o conteúdo! O encontrei no momento em que mais precisava: fiz minha transferência ontem e ao final dela o médico disse “você vai ficar em repouso aqui por 5 minutinhos e depois será liberada, fique quietinha e não se mexa”. Nesse meio tempo a enfermeira que o auxiliava retornou ao quarto e pediu para eu subir um pingo mais na cama para que fosse possível retirar minhas pernas daquele suporte que nos deixa em posição ginecológica. Automaticamente eu tirei as pernas e me posicionei mais acima na cama. E desde então estou com uma sensação de “culpa” por ter agido no automático fazendo o que a enfermeira pediu e não seguindo o que o médico orientou a cerca de não me mexer.
    Então posso remover essa “culpa” da minha mente?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Cristiane,

      Pode ficar absolutamente tranquila! Esse fato não vai interferir em nada na implantação.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  21. Rosangela Maria Guerra disse:

    Boa tarde Dr., tenho 45 anos, no dia 06/10 fiz transferência de 2 embriões doados que estavam congelados e irei fazer o beta dia 19/10. Só sinto um desconforto abdominal e minhas mamas inchadas e doloridas. Será que tenho alguma chance? Já estou na 4ª FIV.

  22. Rosangela Maria Guerra disse:

    Boa tarde, fiz uma transferência de embriões doados e congelados, tenho 45 anos, esta é a 4ª fiv, será que tenho chance?

  23. Rosangela Maria Guerra disse:

    Boa tarde, fiz uma transferência de embriões doados e congelados, tenho 45 anos, esta é a 4ª fiv, será que tenho chance? estou sentindo só um desconforto abdominal.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Rosângela,

      As chances com doação é excelente, desde que os embriões estejam de boa qualidade!

      Boa sorte!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  24. ELISANGELA OLIVEIRA disse:

    Dr. Me ajuda com uma dúvida por favor:
    No dia 09/10 foi feita a transferência de 2 embriões em D4, fiquei 01 hora para se levantar após a transferência e tudo.
    Porém quando fui ao banheiro senti e ouvi como se fosse gases saindo pela vagina, e ao limpar, saiu um corrimento transparente e mucoso. Fiquei apavorada e com muito medo na hora dos meus embriões terem sido expulsos no mesmo dia da transferência. No D11 meu beta deu negativo. Será que isso aconteceu, os embriões foram expulsos do meu útero?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Elisângela,

      Com certeza não foi isso. Os embriões são conjuntos de células microscópicos. O que escorreu foi somente secreção vaginal.

      Att,

      Dr. Fábio Eugênio

  25. Verônica disse:

    Boa noite!
    No D8 após a TEC, perdi um pouco de sangue. Depois disso, dia sim, dia não,
    o utrogestan escorre rosado, mas não é contínuo ( às vezes, um pinguinho uma vez por dia). Meu beta deu positivo. Foi feito no D11 ( Resultado: 510) Estou no d13 após a TEC. Devo me preocupar com essa perda mínima de sangue?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Verônica,

      Parabéns por sua gravidez !!

      Em geral estas pequenas perdas de sangue não interferem na evolução da gravidez.

      Mas comunique a seu médico.

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  26. Ani disse:

    Boa noite Dr! Fiz transferência embrionária no D3 E fiquei por 2 horas em repouso no hospital, depois voltei pra casa ( com esposo dirigindo) 100 km de distância pois moramos em outra cidade. Chegando em casa deitei no sofá para repousar e minha cachorra veio dar as boas vindas dando um super pulo em minha barriga! Chorei de assustada que fiquei! Isso pode prejudicar a tão sonhada gestação?

  27. parabens pelo artigo, me ajudou muito

  28. Maria oliveira disse:

    Olá é possivel perceber os embriões saindo fora do
    útero??

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Maria,

      Após a implantação não é possível, pois os embriões são microscópicos.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  29. Rosana disse:

    A minha meduca recomendou repouso total, deitada, até o beta, pois tenho 50 anos e 2 miomas no útero. Sou ovoreceptora. Estou no 4o. Dia e sinto cólicas e incômodo nos quadris, além de dor de cabeça, cousa que nunca senti.

  30. Ray disse:

    Olá tenho 24 anos e tenho SOP
    Sou casada a 6 anos e nunca usei anticoncepcional , qual seria o tratamento indicado para obter a gravidez ?

  31. Rayla disse:

    Olá tenho 24 anos tenho SOP
    6 anos de casada e nunca engravidei
    Não tomo anticoncepcional nem outros métodos contraceptivos .
    Qual tratamento indicado para obter a gravidez ?

  32. Marina disse:

    Dr. Fábio, mês passado fizemos tentativa para TEC, porém meu endométrio ficou com apenas 6.9 mm e preferimos não transferir. Neste mês atingiu 7.5 mm e iremos transferir. Em exame passado tive crescimento no ciclo natural de 8.4 mm,
    Estou preocupada que talvez esteja muito fino . Meu embrião é euploide, será que valeria tentar no ciclo natural para o endométrio crescer mais ?
    Muito obrigada

  33. William disse:

    Doutor eu e minha esposa tivemos relações um dia após a implantação do embrião a recomendação geral é que se volte a ter relações somente depois do 12° dia ja com o positivo e com o concentimento do médico, contudo gostaria de te perguntar se essa atitude pode representar um risco grande de termos um negativo na nossa FIV?

  34. Maria Carolina da Silva lima disse:

    Boa noite , fiz a transferência na segunda dia 26/04 eu tenho emdrometriose fiz a cirurgia a poucos meses , eu estou sentindo uma dor na vagina e não sei explica . Isso pode me prejudica no positivo ?
    Estou tendo o maior repouso que posso , mais é uma dor estranha e as pernas estão pesadas .

  35. Michelly disse:

    Tenho 44 anos,e 76 kg, vou iniciar fiv tomo antialérgicos consstante. Tem problemas?

  36. Flavia disse:

    Olá bom dia.
    Eu fiz 5 transferência embrionária e todas negativa, farei a 6° tentativa amanhã, e o último embrião que temos.
    Porque não consigo engravidar?
    Tem alguma coisa haver com qualidade do embrião ou comigo mesma??
    😥😥😥

    • Oi Flávia,

      São vários fatores que tem que ser investigados, inclusive e principalmente a qualidade dos embriões e a receptividade do seu útero.

      Te desejo muito boa sorte amanhã !! Que Deus abençoe 🙏

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  37. Angela Mourato disse:

    Olá, bom dia
    Fiz a minha transferência de um embrião de 5 dias, há uma semana. Daqui a 2 dias faço analises para saber se a transferência teve sucesso. Desde o dia da transferência que tenho uma dor no baixo ventre do lado esquerdo, tenho a zona abdominal muito inchada e os seios também. Estes sintomas são normais? São sinonimo de gravidez?
    Obrigada pela ajuda 🙂

  38. Vânia Muniz disse:

    Bom dia doutor! Tenho 49 anos, fiz a transferência de um embriao blastocisto 4CC dia 20/12 , faz dois dias!! Sempre tive muita prisão de ventre, meu intestino só funciona com Almeida prado 46, lactopurga ou tamarine geleia. Faz três dias que não tomo nada pois estou com medo, mas meu intestino está travado!! Faço alimentação com muitas fibras e nada adianta, hoje tomei muvinlax e usei minilax supositório, mas não funcionou! Posso tomar tamarine geleia? O que o doutor recomenda? Estou sofrendo muito com prisão de ventre!

Deixe uma resposta

Mensagem