Saiba como como ocorre a Ovulação - Medicina Reprodutiva - Imagem: abril.com.br

Os ciclos menstruais obedecem às interações de hormônios (FSH e LH) produzidos em uma glândula situada no cérebro, a Hipófise, com hormônios produzidos nos Ovários (estrógeno e progesterona). Sob ação do hormônio FSH, um folículo ovariano, como são denominados o conjunto de células contendo um óvulo imaturo em seu interior, inicia seu desenvolvimento. O ovócito I (óvulo em uma fase inicial da divisão celular) desenvolve-se através de um tipo de divisão celular chamado meiose.

Durante o desenvolvimento folicular, as células secretam estrógeno, o hormônio responsável pela determinação e manutenção das características sexuais secundárias femininas como o alargamento dos quadris, desenvolvimento das mamas e de pêlos nas axilas e púbis. Outra importante função do estrógeno é provocar a proliferação das células do endométrio, que é a camada mais interna do útero e estimular a liberação do hormônio LH pela hipófise.

Em menos de 24 horas aumenta-se acentuadamente a concentração de LH, que provoca a ruptura do folículo maduro, com liberação do óvulo (ovulação). O óvulo, capturado pelas fímbrias da tuba uterina, permanece apto para fecundação  por aproximadamente 30 horas, considerado período fértil da mulher. Após o rompimento do folículo, as células foliculares dão origem a uma estrutura glandular, conhecida como corpo lúteo (sob ação do LH), que passa a produzir doses crescentes do hormônio progesterona, cuja ação acentua o espessamento e vascularização do endométrio. Cerca de quatro a seis dias após a fecundação, o endométrio estará apto para receber o embrião.

A progesterona passa a inibir a produção de FSH e LH pela hipófise. Com a queda do hormônio LH, o corpo lúteo  regride (transforma-se em corpo albicans), que é inativo. Consequentemente, há redução da taxa de progesterona e estrógeno. Sem estes hormônios, o endométrio não se mantém e sua camada mais superficial se descama: é a menstruação (caracterizada por um sangramento que, normalmente, dura de três a sete dias). A primeira menstruação, chamada menarca, costuma acontecer entre 11 e 15 anos de idade. Conheça as fases do ciclo menstrual:

- Fase menstrual: corresponde aos dias em que está ocorrendo sangramento. Normalmente, dura de 3 a 7 dias.

- Fase proliferativa (estrogênica): período de secreção de estrógeno pelo folículo ovariano, que se encontra em desenvolvimento. Duração variável (10 a 20 dias), a depender da velocidade de amadurecimento do folículo e do óvulo.

- Fase secretora (lútea; progesterônica): inicia-se após a ovulação e se caracteriza pela ação da progesterona. Nesta fase, o útero está pronto para receber o embrião (é a nidação). Duração média de 12 a 14 dias.

- Fase pré-menstrual (isquêmica): período que antecede a próxima menstrual, caracterizando-se pela redução das taxas de estrógeno e progesterona, quando o endométrio deixa de receber seu suprimento sangüíneo. Nesta fase, que dura 2 a 3 dias, pode haver pequenas perdas sanguíneas em borra (spots), antes da descamação total do endométrio (menstruação).

Caso a mulher mantenha relação sexual no período fértil, pode haver fecundação – encontro do espermatozóide com o óvulo e formação do embrião. Os sintomas mais comuns da ovulação são: dor abdominal semelhante à cólica devido à liberação do óvulo, a eliminação (pré-ovulatória) de um muco vaginal transparente com aspecto de clara de ovo e, após o período, um leve aumento de temperatura corporal (0,5 graus).

Entre o 5º e o 7º dia após a fecundação, a massa de células que constitui o embrião se implanta no endométrio (nidação), que se encontra bem desenvolvido pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona. Com a nidação, o trofoblasto (células do embrião que formarão a placenta) passa a secretar gonadotrofina coriônica humana (HCG) que mantém o corpo lúteo ativo e, assim, a taxa de estrógeno e de progesterona não diminui.  Por isso, a mulher grávida não menstrua. Cerca de 15 dias após a fertilização, havendo nidação, já é possível detectar a presença do HCG no sangue – teste de gravidez (beta positivo !!!!). Por volta da 14ª semana de gestação a placenta está formada e também secreta progesterona e estrógeno, mantendo assim a gravidez até o termo (9 meses).

26 Comentários para “Saiba como ocorre a Ovulação”

  1. Marluce disse:

    Ola tudo bem?
    eu fiz um ultrassom, e bem na hora desceu minha menstruaçao,mas o medico falou que havia um foliculo rompido e liquido na pelve??
    o que significa??

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Marluce,

    São sinais de que você havia ovulado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. cibele disse:

    Ola doutor tudo bem? Me ajuda por favor a entender,
    é o seguinte meu ciclo sempre dura 33 34 , no 27dc fiz um transvaginal e vi corpo lúteo, só que 2 dias depois saio borra de café pouca quantidade e se for menstruação ela adiantou 5 dias será q foi nidação ou menstruação? Pois vi o corpo lúteo dias antes 2 dias antes aguardo umas resp

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Cibele,

    Pode haver variações no comprimento do ciclo menstrual. E esta borra de café pode ainda não ser menstruação. Aguarde um pouco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. bruna disse:

    Ola doutor minha menstruação veio no dia 10 de agosto esse mea não veio dia 21 tiver relação desprotegida e houve penetracao hoje faz 9 dias que tive relação e os meus seioa estao bastante dolorido envolta do bico w sinto um calor fora do normal na nuca nas maos sera que estou gravida

  6. Adriana disse:

    Olá meu nome e Adriana fiz uma fertlilizacao em vitro estou com 10 dias que implantei o embriao está começando a sair um sangue escuro o que será

  7. Aline disse:

    Olá, fiz uma ultra dia 24/09 e haviam dois foliculos de 1.1 cm, mas eu achei que eu já tinha ovulado uns 2 dias antes. Seria possível que já tivesse ovulado e que esses eram folículos remanescentes? Daria pra ver o corpo lúteo pela transvaginal?

  8. camila disse:

    Boa tarde!! Pelas minhas contas estou no meu período fertil, mas ontem tive relação e saiu um pouco de sangue e hj saiu um muco meio marrom, isso é normal? Pode acontecer isso mesmo durante a ovulação?

  9. Lara Carvalho disse:

    OLá

    Por curiosidade gostaria de fazer 3 perguntas:
    1)Em uma mulher normal na faixa etária dos 36 anos, com um filho de 14 anos e sem problemas de saúde, qual seria a faixa de espessura do eco endometrial na fase da ovulação?
    2)E na fecundação o endométrio costuma estar com quanto de espessura?
    3) Eco endometrial com 3 mm de espessura (nessa mesma mulher) corresponde a que fase do ciclo menstrual?
    Não sei se fui objetiva mas que o que pude esclarecer agradeço.

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Após 14 dias da relação desprotegida você já pode fazer o exame de gravidez (beta-hcg).

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pequeno sangramento neste período pode ser da implantação. Avise seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Para confirmar ovulação é melhor dosar a progesterona no sangue.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Pode haver sim pequena perda sanguínea neste período. Se persistir consulte seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    O endométrio pode estar 3 mm no início do ciclo, e chega a 8-10 mm, ou mais, no período fértil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Carla disse:

    Boa noite, minha ultima menstruação não veio sangue, veio somente umas borras de cor de café durante 5 dias, será que isso foi menstruação? e acho já estou ovulando, porque está saindo um liquido viscoso parecido com clara de ovo, isso é normal? Obrigada Dr.

  16. Aline disse:

    Bom dia Dr.

    Então, meus dias férteis foram de 2 a 6 de outubro, e tive relação nesses dias. Ontem a noite depois de fazer xixi, saiu umas duas gotas de sangue bem vivo e uma gosma transparente. Será que houve a fecundação? Se houve quantos dias depois, posso fazer o bthcg?

    Muito Obrigado

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    É preciso fazer exames (ultrassom e hormônios) para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Pode fazer 14 dias após a fecundação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. MARIA MONIQUE disse:

    OI dotor? minha mestruação venho no dia 08/09 tiver relação desprotegida no dia 27/09 e ate agora minha mestruação nao venho.

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Monique,

    Na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Jaqueline disse:

    Bom dia Dr. minha última menstruação veio dia 28-09, desde então estou tendo relação com meu esposo sem proteção não usava remédio só preservativo, bem estamos planejando outro bebê, estou tendo colicas a 3 dias e um peso no pé da barriga e uma sensação de que to pesada como se estivesse acabado de comer um feijoada enfim e sentindo gastura mesmo depois de comer, será que é sintoma de fecundação ou ainda sintoma de ovulação?

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    É muito precoce para sentir qualquer sintoma relativo a fecundação. Se continuar sentindo procure um clínico, ou seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. marly disse:

    Ola doutor desejo muito engravidar ja estou tentando a um tempao maiss tenho uma trompa sera que tem problema?minha menstruacao termina amanha qual o melhoor dia pra eu engravidar? Pode me ajudar

  24. Gabriela disse:

    Olá Dr.Fábio.

    Tenho 24 anos e minha menstruação sempre foi irregular, parei de tomar AC faz uns 4 anos, fiz exames de sangue para dosagem de hormônios e ultrassom de tireoide e dos ovários, que o tinha dado tudo normal, exceto no aumento da testosterona e e outro hormônio q não me lembro agora e no ultrassom que deu ovários multifoliculares. O ginecologista disse que estava tudo normal e o endócrino disse que era SOP, me recomendou emagrecer e fazer tratamento com um medicamento combinado. Não fiz o tratamento, e engordei, e agora meus ciclos estão regulados há pouco mais de 3 meses, algo em torno de 34 dias. Tenho consigo identificar inclusive os sinais da ovulação e fase lútea, que nunca senti antes (o que tem me ajudado a prever com exatidão a data da minha menstruação).

    É possível que todo esse caso seja de ordem emocional ?
    Existe casos em que a mulher com SOP mesmo sem tratamento volte a ter ciclos regulares ?

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Marly,

    O período fértil, em ciclos regulares, é em torno do 14o dia do ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Pode haver ciclos regulares mesmo com a SOP, mas o importante é saber se você está ovulando (monitorização).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem