×
Blog

Cuidados com a alimentação antes e durante a gravidez

16 de julho de 2010
cuidados-com-a-alimentacao-antes-e-durante-a-gravidez-blog-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

Após a alegria da descoberta da gravidez, uma das primeiras preocupações das mulheres é com relação à alimentação durante a gestação. E esta é uma questão importantíssima, tanto para a saúde do bebê, quanto da futura mãe. Aliás, o ideal é estar atento a isso antes mesmo de engravidar. De maneira bem objetiva, é preciso tomar cuidados, principalmente, com duas atitudes distintas: achar que agora se deve comer “por dois” ou, num outro extremo, preocupar-se tanto com a estética a ponto de prejudicar o desenvolvimento do feto.

Na grande maioria dos casos, a gestante precisa apenas de 300 calorias a mais do que costuma ingerir normalmente. O importante mesmo é o que vale para qualquer pessoa: manter uma alimentação saudável e equilibrada. Comer várias vezes ao dia, em quantidades moderadas e em intervalos regulares continua sendo a melhor receita. Deve-se tomar cuidado redobrado com alimentos mal cozidos e mal lavados, que podem transmitir doenças como a toxoplasmose.

Dependendo das características físicas da mãe, como o peso antes de engravidar, o ganho máximo de massa corpórea deverá ficar entre 10 e 13 quilos, a maior parte adquiridos, em geral, no terceiro trimestre. Durante a gestação deve-se buscar, em especial, uma dieta rica em:

 

Proteínas

Imprescindíveis para o desenvolvimento de tecidos, em especial a placenta, e do sangue (da mãe e do bebê). A substância pode ser encontrada nas carnes, no feijão e nos ovos.

 

Cálcio

Mineral necessário para o desenvolvimento dos ossos do bebê e para proteger a mãe de enfraquecimento ósseo. O leite (e seus derivados) é uma ótima fonte de cálcio e proteína.

 

Ferro

Mesmo com uma alimentação ideal, é recomendada uma dose suplementar (30mg) nos dois últimos trimestres.

 

Ácido Fólico

A ingestão deve ser iniciada pelo menos um mês antes da gravidez e continuar nos primeiros meses para evitar mal-formações no feto.

 

Líquidos

Deve-se tomar pelo menos um litro e meio por dia. Ingerir menos do que isso pode fazer mal aos rins. O ideal mesmo é beber mais de dois litros ao dia.

Não custa reforçar que estas são indicações generalizadas. O casal que quer ter filhos deve ter como primeiro passo a busca da orientação de um médico especializado e, no caso da definição da alimentação ideal, de um nutricionista.

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Administrador

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem