×
Blog

Probabilidade de Gravidez com a Fertilização in Vitro

16 de junho de 2010

Poucas coisas devem ser mais angustiantes do que a espera de um casal que luta para ter um filho. Geralmente, quando os pacientes procuram um especialista em reprodução humana, eles já passaram um longo período de tentativas e frustrações. Desta forma, é normal e bastante compreensível que surjam muitas dúvidas em suas mentes. E um dos questionamentos mais comuns são as chances de realizar o sonho da maternidade através da Fertilização in vitro (FIV).

Fertilização in vitro

A FIV é um tratamento para a infertilidade e consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório (daí o termo in vitro). É por isso que as crianças concebidas através desta técnica costumam ser chamados de “bebês de proveta”. É diferente, por exemplo, da inseminação artificial, um procedimento mais simples, no qual apenas os espermatozoides são manipulados e inseridos no útero já estimulado, no dia da ovulação. O método a ser utilizado dependerá de cada caso.

Chances de gravidez 

As chances de gravidez com a FIV dependem de vários fatores. Os principais são a idade da mulher (que é o fator isolado mais importante), a qualidade dos embriões produzidos, e a causa da infertilidade. Quando se fala em chances de gravidez é sempre bom ter em mente que a chance natural de concepção na espécie humana é baixa. Estudos científicos apontam que a probabilidade de concepção natural em nossa espécie é de no máximo 18 a 20% por ciclo ovulatório da mulher. Esta chance espontânea vai diminuindo progressivamente com o avançar da idade feminina.

Um casal em que a mulher tenha até 30 anos, que se submete a uma FIV e produz embriões de excelente qualidade pode ter chances de gravidez que chegam até 60 a 70% por tentativa. Veja que é mais do que o triplo da chance de uma concepção espontânea. Aos 35 anos da mulher, este mesmo casal teria 50 a 60% de chances de gravidez com a FIV. As taxas vão diminuindo com o avançar da idade feminina. Aos 40 anos as chances ficam entre 30 e 40%, chegando a índices de somente 5 a 10% de taxas de gravidez em mulheres de 43-44 anos. A partir dos 45 anos, devido às chances muito reduzidas, mesmo com a FIV, o tratamento alternativo proposto é a doação ovular. Desta maneira, cada vez mais, a fertilização in vitro coopera para a realização de milhares de casais que têm o natural desejo de constituir uma família. No geral, as chances de engravidar são muito boas.

2 Comentários para “Probabilidade de Gravidez com a Fertilização in Vitro”

  1. Morgana Teresinha Alves Santos disse:

    Tenho dúvidas ainda c posso ou não engravidar por FIV

Deixe uma resposta

Mensagem