Probabilidade de Gravidez com a Fertilização in Vitro - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

Poucas coisas devem ser mais angustiantes do que a espera de um casal que luta para ter um filho. Geralmente, quando os pacientes procuram um especialista em reprodução humana, eles já passaram um longo período de tentativas e frustrações. Desta forma, é normal e bastante compreensível que surjam muitas dúvidas em suas mentes. E um dos questionamentos mais comuns são as chances de realizar o sonho da maternidade através da Fertilização in vitro (FIV).

A FIV é um tratamento para a infertilidade e consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório (daí o termo in vitro). É por isso que as crianças concebidas através desta técnica costumam ser chamados de “bebês de proveta”. É diferente, por exemplo, da inseminação artificial, um procedimento mais simples, no qual apenas os espermatozoides são manipulados e inseridos no útero já estimulado, no dia da ovulação. O método a ser utilizado dependerá de cada caso.

As chances de gravidez com a FIV dependem de vários fatores. Os principais são a idade da mulher (que é o fator isolado mais importante), a qualidade dos embriões produzidos, e a causa da infertilidade. Quando se fala em chances de gravidez é sempre bom ter em mente que a chance natural de concepção na espécie humana é baixa. Estudos científicos apontam que a probabilidade de concepção natural em nossa espécie é de no máximo 18 a 20% por ciclo ovulatório da mulher. Esta chance espontânea vai diminuindo progressivamente com o avançar da idade feminina.

Um casal em que a mulher tenha até 30 anos, que se submete a uma FIV e produz embriões de excelente qualidade pode ter chances de gravidez que chegam até 60 a 70% por tentativa. Veja que é mais do que o triplo da chance de uma concepção espontânea. Aos 35 anos da mulher, este mesmo casal teria 50 a 60% de chances de gravidez com a FIV. As taxas vão diminuindo com o avançar da idade feminina. Aos 40 anos as chances ficam entre 30 e 40%, chegando a índices de somente 5 a 10% de taxas de gravidez em mulheres de 43-44 anos. A partir dos 45 anos, devido às chances muito reduzidas, mesmo com a FIV, o tratamento alternativo proposto é a doação ovular. Desta maneira, cada vez mais, a fertilização in vitro coopera para a realização de milhares de casais que têm o natural desejo de constituir uma família. No geral, as chances de engravidar são muito boas.

893 Comentários para “Probabilidade de Gravidez com a Fertilização in Vitro”

  1.  
    BOA TARDE , TENHO 45 ANOS E SOU LAQUIADA E GOSTARIA DE SABER SE POSSO FICAR GRAVIDA POR ESSE METODO , MEU MARIDO TEM 41 ANOS EU MESTRUO NORMALMENTE . E SE CASO EOU PRECISAR DE OVULOS JA TENHO UMA DOAÇÃO , E SABEMOS TBM O RISCO QUE O BEBE PODERA NASCE COM SINDROME DE DOWN  OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO  ROSANA F

  2. Adriana disse:

    Olá
    Dr sofro de infertilidade sem causa aparente, ha 20 dias fiz uma inseminaçao e infelizmente deu negativo.Gostaria de saber sua opinão  se devo continuar com inseminação ou partir para a fiv?Desde de já muito obrigada

  3. Ola, eu tive duas gravidez tubárias, uma delas tirei uma parte, na segunda retirei toda.
    O médico que fez a segunda me falou que estou com um pouco de aderência na barriga devido a primeira cirurgia.
    Quero fazer o tratamento para FIV, tenho 32 anos e gostaria de saber das minhas chances.
    Meu médico fala que meus ovários estão bons e meu útero tb.
    Obrigada!!!

  4. fabioeugenio disse:

    Olá Adriana,

    As chances de gravidez com inseminação intrauterina realmente são limitadas. A depender de sua idade e tempo de subfertilidade, é que definimos se é melhor tentar nova inseminação ou partir diretamente para a fertilização in-vitro (FIV).

    Atenciosamente,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. fabioeugenio disse:

    Olá Naidê,

    Realmente o tratamento mais indicado para você é a fertilização in-vitro (FIV). As chances de gravidez na sua idade são excelentes, chegando a 60-70 % por tentativa, a depender da qualidade dos embriões produzidos.

    Atenciosamente,

    Dr. Fábio Eugênio

  6. Bom dia!!! Me chamo Michelly tenho 30 anos Fiz uma FIV no dia 18/06/11 os embrios que forão do tipo morula e outro tipo A, gostaria de saber das chances???
    Obrigada!!!!

  7. Boa noite Dr tenho 24 anos a três tento engravidar fiz de tudo e finalizai com medicação "serofene" quero muito ser mãe e já estou em busca e pesquisando outros métodos meus exames informa que tenho uma trompa obstruida e provavelmente a outra não está obstruida pode não está funcionando direito o que acha…aguardo retorno.

  8. fabioeugenio disse:

    Olá Michelly,

    Seus embriões estão excelentes !! (mórula + tipo A). Sua idade também ajuda. Se o seu endométrio estiver bem preparado e com espessura adequada, e a transferência tiver sido tranquila, suas chances são muito boas, podendo chegar a 60-65% de gravidez.

    Boa sorte!!

    Dr. Fábio Eugênio

  9. fabioeugenio disse:

    Olá Lucilene,

    Primeiro, você tem idade excelente para engravidar. Neste ponto fique tranquila.

    O serofene é um indutor de ovulação básico, que pode ajudar nos casos mais simples de subfertilidade.

    Porém, se você tem disfunção tubária importante (uma obstruída, e a outra alterada) pode ser que o tratamento mais adequado seja a fertilização in-vitro (FIV). Converse com seu ginecologista, e com um especialista em medicina reprodutiva.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. monica disse:

    oi!!! tenho 26 anos meu marido 28 ele é azoopermico e vai faze uma biopsia por meio de punçao agora dia 08/07/2011 sera que as chances de achar sao grandes?? pela minha idade posso ter chance de engravidar na primeira tentativa com mais facilidade!!!! to pensando em por 2 embrioes sera que consigo segura os 2!!!!
    agrardo resposta!!!!!

  11. fabioeugenio disse:

    Olá Mônica,

    A chance de encontrar espermatozóides vai depender da cuasa da azoospermia (se conhecida), e a presença ou não de fatores genéticos associados.

    Quanto à sua idade, a chance de gravidez com FIV é excelente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. Nayara disse:

    Olá!! Tenho 25 anos e quero muito engravidar, recentimente meu esposo fez um espermograma no qual foi encontrato apenas um espernatozóide, então foi feito uma ultra que diagnosticou varicocele no testículo esquerdo e o direito com apenas 5,8 cm3. O urologista nos disse que a varicocele é um fator mas pelo testiculo ser pequeno não há chances de reverter  , mais não seria necessárias mais exames como por exemplo as taxas de hormonios?

  13. monica disse:

    ola!!! meu marido tem azoospermia vo faze fertilizaçao, eu nao tenho nada a medica pediu varios exames,e como eu tenho um ultrassom de mais ou menos um ano que deu um polipo,que na epoca o medico disse que nao era nada ia sai sozinho, a medica me pediu um exame chamado histeroscopia diagnostica, mas sei que doi bastante, e sei que ele ve mais a parte das trompas que numa fertilizaçao acredito que nem se utiliza nao tenho certesa mas pelo transvaginal ela naum consegue ver o polipo se ainda esta la??? nao to querendo faze aquele nao !!!!!!!!!!
    to na duvida se é mesmo necessario!!!
    aguardo resposta obrigada !!!!!!

  14. fabioeugenio disse:

    Olá Nayara,

    Pelo que entendi o testículo direito está diminuído. Em caso de atrofia testicular, geralmente a cirurgia de correção da varicocele não ajuda. Entretanto, pode ser que corrigindo a varicocele melhore a produção no testículo esquerdo. Devem também ser realizados exames hormonais.
    Qualquer melhora que haja na produção pode ajudar nos tratamentos de reprodução assistida que sejam necessários.
    Como você tem uma idade muito boa (25 anos), pode-se cogitar a possibilidade de corrigir a varicocele e aguardar alguns meses para avaliar a melhora no espermograma.
    Se ainda assim o espermograma continuar muito alterado, a indicação seria a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI,

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. fabioeugenio disse:

    Olá Mônica,

    Se existe suspeita de pólipo endometrial existe indicação formal de realizar a histeroscopia, pois a presença de um pólipo pode diminuir a sua possibilidade de gravidez. Acho que você está confundindo este exame com a histerossalpingografia, que avalia as trompas e pode ser dispensado em algumas indicações de fertilização.
    E o ultrassom transvaginal às vezes não encontra o pólipo.
    A histeroscopia diagnóstica é fundamental nestes casos. Se você tem receio de causar dor, peça para fazer com sedação, mas não deixe de fazer.

    Abraços e muito boa sorte na FIV,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. Boa noite DR. Fabio  Tenho 32 anos gostaria de saber como fazer parte desse programa FIV, ja  tento engravidar a sete anos e ate agora nao consegui, ja fizemos varios exames nao acusaram nenhum problema nem da minha parte nem do meu marido preciso muito de uma luz,nosso sonho e ficarmos gravidos ,desde ja obrigado.

  17. fabioeugenio disse:

    Olá Flávia,

    Para programação de uma fertilização in-vitro basta que você procure uma clínica especializada. Serão dadas todas as informações necessárias e realizados os exames pertinentes.

    Para maiores detalhes me contacta no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. Alessandra disse:

    Olá Dr. Fábio
    Tenho 31 anos, meu esposo é vasectomizado há uns 14 anos, fiz  uma Fiv e meu resultado deu indeterminado, depois fiz outro exame deu negativo. Agora vou tentar minha segunda com 2 embrioes q congelamos. Queria saber quais minhas chances? E se é preciso repouso depois da fiv para ter bom resultado.

  19. BOM DIA,
    TENHO 48 ANOS UM FILHO DE 29 ANOS E UMA MENINA DE 28. ENGRAVIDEI NATURALMENTE E TIVE OS DOIS DE PARTO NORMAL.
    NO ANO 2009 ENGRAVIDEI DO MEU SEGUNDO MARIDO NATURALMENTE MAIS PERDI O BEBE NO SEGUNDO MES.
    ESTE ANO 2011 DIA 23 DE JULHO FIZ TRASNFERENCIA COM OLULHO DOADO IIN VITRO MAIS NÃO DEU CERTO, ESTOU MUITO TRISTE PORQUE QUEREMOS MUITO ESSE FILHO FIZ TODOS OS EXAMES E NÃO TENHO PROBLEMA NENHUM DE SAÚDE PRA NÃO TER DADO CERTO O QUE PODE TER ACONTECIDO???? SE EU TENTAR NOVAMENTE ALMENTA A CHANCE???

  20. Dr. Fábio eu tenho 35 anos e meu marido e vasectomizado a 30 anos,ja fiz 2 inciminaçao e nao obitive resultado eu fiz na faculdade de medicina de santo andre  eu acho que seja pelo fato de ser medicos nao esperientes  todos os embrions foram de boas qualidade e pq nao deu certo Dr.quais ais minhas chances

  21. tenho 35 anos e ja fiz 2 fertilização in vitro e nao deu certo meu marido e oprerado a 30 anos mas esta dt ok com os espermatozoids  eu acho que no lugar que eu fiz nao e muito bom eu fiz na faculdade de medicina de Santo andre e sao medicos que ainda entao em formacao Dr quais as minhas chances

  22. fabioeugenio disse:

    Olá Alessandra,

    A chance de gravidez com embriões congelados é um pouco menor do que com embriões “a fresco”. Entretanto, com a melhora das técnicas de congelamento – a vitrificação – estes resultados são cada vez mais parecidos.

    Suas chances dependem também da qualidade dos embriões que estão congelados.

    O repouso é recomendado por 24 a 48 horas após a transferência embrionária.

    Boa sorte na nova tentativa !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Olá Marize,

    Você realizou um tratamento que tem excelentes chances de gravidez. Os embriões estavam de boa qualidade? O seu endométrio estava com boa espessura?

    Alguns fatores podem ter relação direta com a chance de sucesso, principalmente estes que inquiri.

    Se você fizer de novo não aumenta a chance, mas novamente você terá excelente chance de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. fabioeugenio disse:

    Olá Rosilene,

    Pela sua idade, 35 anos, as chances são excelentes, principalmente se os embriões são de boa qualidade. Pode não ter acontecido por probabilidade e limitação do próprio método.

    Mas você tem grande chance de conseguir a gravidez. Não desista !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. noemia disse:

    BOA TARDE! TENHO 38 ANOS E SOU LAQUIADA E GOSTARIA DE SABER SE POSSO FICAR GRAVIDA POR ESSE METODO E QUAIS AS CHANCES. ABRAÇO…

  26. luana freitas disse:

     
    eu quria em grvida maIS MEU MARIDO FEZ VAZECTOMIA

  27. fabioeugenio disse:

    Olá Noemia,

    Claro que você pode engravidar com a fertilização (FIV). Inclusive, este é o método de escolha quando a mulher tem as trompas ligadas.
    As chances de gravidez em sua faixa de idade podem chegar a 60% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões transferidos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  28. fabioeugenio disse:

    Olá Luana,

    Neste caso a medicina reprodutiva oferece excelentes chances de gravidez com a fertilização in-vitro (FIV), sendo os espermatozóides aspirados diretamente dos testículos (PESA).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Ola dr. gostaria muito de saber pois minha esposa ja fez esse tratamento fiv e nao obteve exito algum sera que é devido a idade dela de 45anos.por favor me ajuda muito obrigado.

  30. Rosane Vivone disse:

    Boa noite! tento engravidar des  dos 32 anos tenho um filho de 12 hoje tenho 40, fiz uma cirurgia de endometriose em 10/02/10. fez um ano e nada que engravido meu esposo fez espermograma e nada dá, o meu filho não e dele, nunca engravidei dele, será necessario fazer qual procedimento, pois já fiz tratamento em clínicas especializadas em fertilidade, mais não me dão o caminho certo, só faço exames onde não dá nada , o ultmo fiz resonancia pelvica para ver o resultado da cirurgia após um ano. me ajude por favor. um grande abraço…

  31. fabioeugenio disse:

    Olá Rosane,

    Sem dúvida a melhor opção para você é a reprodução assistida, levando em conta sua idade e a presença de endometriose. Não há necessidade de aprofundar mais exames.
    Procure um especialista em medicina reprodutiva.

    Abraços

    Dr. Fábio Eugênio

  32.  
    Olá Márcio,
     
    A fertilização in-vitro (FIV) é um excelente tratamento de reprodução assistida, mas depende muito de qualidade embrionária. E a qualidade embrionária está diretamente ligada à qualidade dos óvulos.


    Aos 45 anos, a qualidade dos óvulos já está comprometida, e as chances de gravidez, mesmo com a fertilização in-vitro são baixas. Talvez por isso não houve sucesso.
     
    Abraços,


    Dr. Fábio Eugênio

  33. Rosi Lima disse:

    Boa noite, meu nome é rosi lima, tenho 32 anos e tive duas gestações que foram até o final, um menino e  uma menina, mas ja faz 6 e 11 anos, agora dia 27/07/2011 fiz uma FIV, gostaria de saber se por ja ter tido duas gravidez tenho chances maiores? é o mesmo parceiro das outras gravides so que a ultima tive problemas e fiquei so com um ovario e uma trompa fechada. por isso fiz a FIV, Foi colocado 2 ovulos fecundados na transferencia. Se alguem poder me dar uma resposta agradeço.

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Certamente o fato de você já ter filhos é um fator prognóstico positivo em uma FIV. Ou seja, sua chance é melhor do que uma mulher que nunca tenha engravidado.
    Porém a chance de gravidez depende muito da qualidade dos embriões produzidos e transferidos ao útero.
    Vou ficar torcendo por você.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. rosi disse:

    Olá Dr. sou a rosi, sei que a medica mandou fazer o beta hcg no dia 08/08/2011, mas fui teimosa e fiz um teste de farmacia hoje e deu negativo. devo confiar neste resultado? obrigado

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Certamente você fez o exame cedo demais. Ainda não houve tempo hábil para positivar !!

    Melhor aguardar e fazer o exame sanguíneo (beta hcg) no dia 08.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. crissia rosa disse:

    Olá Dr. Tenho 35 anos tenho endométriose tomei em abril o zoladex 10.8, e neste início do mês de agosto fiz a fertilidade in vitro o médico tirou 4folículos mas sobreviveu só 1,ele disse que esse que sobrou e um embrião muito bom 8A , não entendo muito, será que um só consigo engravidar???Gostaria de saber com qt.tempo posso fazer o exame BHCG…Obrigada!!!

  38. fabioeugenio disse:

    Olá Crissia,

    Lógico que existe possibilidade de gravidez com um embrião, apesar de ser uma chance um pouco mais baixa.

    Você pode fazer o beta HCG 12 dias após o dia da transferência embrionária.

    Abraços e boa sorte !!

    Dr. Fábio Eugênio

  39. crissia rosa disse:

    Bom Dia Dr. hoje de manhã eu achei estranho pois saiu um liquido incolor achei estranho,pois no dia (03/08),fiz a in vitro realmente o médico disse que se saisse uma águinha era normal mais não saiu, veio sair hoje, fiz o teste de grávides de fármacia deu negativo, o que será que aconteceu…Um ótimo dia!!!obrigada…

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Crissia,

    Este líquido incolor não tem qualquer significado. O exame de farmácia não tem grande acurácia. Faça o exame sanguíneo de beta-hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. rosi cleia disse:

    Olá Dr. Fabio fiz a transferencia dia 27/07/2011 , e desde então sinto a vagina sempre umida, e ontem saiu um pouquinho de um liquido meio rosinha e hoje saiu umas gotinhas desangue no papel bem pouquinho mas ja fiquei com medo esta semana é pra mim fazer o beta, sera que não deu certo ? obrigado

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Estes sinais e sintomas não são importantes. O fundamental é o exame de beta hcg.

    Estou torcendo por um resultado positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. rosi cleia disse:

    Boa tarde Dr. Fabio, gostaria de saber quando a FIV não da certo , o utero espera até a proxima mestruação pra expulsar , ou ele não reconhecendo expulça do corpo antes mesmo da mestruação. obrigado

  44. monica disse:

    Boa noite!!Dr.Fabio tenho 26 anos completados agora, meu maridotem azoospermia e fez uma punçao e tinha espermatozoides numa quantidade boa disse o medico, estou fazendo exames ,q ue a minha medica pediu, os espermatozoides do meu marido foram congelados minha duvida é se eu usar o espermatozoide congela é muito ruim ou não interfere no resultado, to muito na duvida sobre o que fazer ,se uso os congelados??
    Aguardo resposta!!!!!!!! 

  45. fabioeugenio disse:

    Rosi,

    Os embriões são absorvidos na cavidade uterina, sem nenhum sinal externo. E a seguir a menstruação desce quando as medicações são suspensas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Vai depender da qualidade do sêmen congelado. Se havia espermatozóides com boa vitalidade e motilidade em número adequado, então pode usar a amostra congelada com tranquilidade. Caso contrário, melhor fazer nova aspiração de epidídimo quando da sua coleta de óvulos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. jaqueline disse:

    ola DR.tenho 35 anos ,a um ano fiz uma cirurgia de reversão de laqueadura, só deu para ligar o lado direito,três meses apos a cirurgia fiz a histerossalpingografia o exame deu trompa direita opacificada ate as fimbrias mas a quantidade de liquido nao foi satisfatória,fiz exames de ovulação e estou ovulando normal,mas eu gostaria de saber se eu espero mais um tempo,ou tento uma fiv,quero saber se tem outro tratamento sem ser a fiv no meu caso,e qual a probabilidade de eu engravidar na primeira fiv.os exames do meu marido deu tudo normal,e eu nao tinha dificuldades para para engravidar antes da laqueadura,desde ja muito obrigada 

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Pelo exame a cirurgia não teve sucesso completo. Portanto, a chance de gravidez espontânea por esta trompa é muito baixa, além do risco de gravidez ectópica.

    Infelizmente não há outro tratamento nestas situações. A melhor opção, sem dúvida, é a FIV.

    A boa notícia é que na sua idade, e sem outro problema de fertilidade, a chance de gravidez com a FIV é excelente, chegando a 60-70% por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. monica disse:

    Ola !!Dr Fabio to com uma duvida vo fazer a histeroscopia diagnostica em setembro, e quero saber quanto tempo depois vo pode fazer a fiv??se o polipo ainda estiver la e eu tirar depois que se tira um polipo demora pra eu pode fazer a fiv???
    aguardo resposta obrigada!!!!

  50. admin disse:

    Oi Mônica,

    Após a retirada de um pólipo, basta aguardarmos o endométrio cicatrizar (cerca de 30 dias), e então já pode fazer a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. Aparecida disse:

    Boa noite.
    Fiz uma fiv,dia 03/08/2011,hoje 15/08/2011 fiz meu exame de sangue e deu negativo, fiquei mto decepcionada pois tinha tudo pra dar certo ,gostaria de saber se a  segunda chance pode ser bem sucedida.?Aguardo resposta,desde já obrigada.Ah tenho 35 anos e tive uma filha pelo metodo normal aos 19 anos.

  52. Olá Dr,
    Meu nome é Priscila, tenho 26 e meu marido 38, e a 7 meses reverteu uma vasectomia feita a 10 anos. Os espermogramas tem mostrado baixa quantidade, motilidade… Devo continuar aguardando a melhora do resultado, ou devemos nos submeter a outro tratamento. a fertilização por exemplo??
    Muito Obrigada!

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Pena que ainda não foi desta vez. Lógico que uma segunda tentativa pode ser bem sucedida, até porque você já teve uma filha.

    Te desejo muito boa sorte. Não desista do sonho.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. fabioeugenio disse:

    Olá Priscila,

    Se as alterações de quantidade e motilidade são importantes, é provável que decorram da própria condição atual de produção dos testículos, e é muito difícil melhorar esta produção.

    Neste caso, a melhor opção é, efetivamente, a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. crissia rosa disse:

    Boa Noite…infelizmente a minha fertilizaçao in-vitro(FIV), não deu certo, tenho uma dúvida,.o meu utero e retrovertido será que tinha que ser um processo com anestesia,e na hora que os médicos estavam colocando o embrião, fazendo o utrassom ela detectou que eu tenho um mioma será que foi a causa de não ter dado certo, o que devo fazer Doutor!!!

  56. crissia rosa disse:

    AHHH, esqueci tomei zoladex 10.8 em abril, será que estava bloqueada demais, agora não sei o que devo fazer pois tenho endometriose, pois a cada menstruação vou perdendo mais ainda meus ovulos, estou com 35anos…

  57. Paula disse:

    Olá Dr,
    Tenho 38 anos e no dia 20-07-2001 fiz uma inseminação. Fiz o beta no dia 03-08-2001 e deu Negativo.
    Gostaria de saber se na segunda tentativa as chances aumentam?
     Ou então faria direto a fertilização.
    Obrigada

  58. Paula disse:

    Olá Dr.
    Tenho 38 anos e no dia 20-07-2011 fir uma inseminação. Fiz o Beta no dia 03-08-2011 e deu Negativo.
    Gostaria de saber se na segunda tentativa as chances aumentam. Ou então faria direto a fertilização.
    Obrigada

  59. lene disse:

    bom dia doutor, estou muito triste pois descobri que meu marido e azoopermico, agora o medico passou o exame de punçao prognostica de epididimo,se nao encontrar espermatozoide o que fazer,o medico disse que ele tem testiculos atrofiado isso compromente  na produçao de espematozoide,estou asionsa pois teremos q fazer a fiv, mas nao temos muita condiçoes pois e um procedimento caro,e esperar eu nao quero pois tenho 27 anos nunca tive filhos, e comigo fiz uma ultrassonografia deu ovarios micropolicistico depois de uns 3 meses fiz de novo e deu normal ate estava com um foliculo pra ovular, o que acoteceu sera. tenho chance, caso encontrem espermatozoide no meu marido, de ter sucesso em uma fiv por favor me ajude

  60. fabioeugenio disse:

    Olá Crissia,

    Que pena que ainda não foi desta vez. Certamente o útero retrovertido não atrapalha em nada, e não há necessidade de fazer a transferência embrionária com anestesia.

    O mioma somente atrapalha se for grande (maior que 4 cm), ou se estiver atingindo a cavidade uterina.

    Quanto ao Zoladex, o bloqueio pode até ser benéfico para o estímulo ovariano.

    O importante é não desistir!!

    Boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    As chances na segunda tentativa são semelhantes à primeira. Na sua idade, a inseminação oferece chances de gravidez em torno de 15 a 20%. A fertilização oferece chances de 50 a 60%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. fabioeugenio disse:

    Olá Lene,

    Pela sua idade você tem excelentes chances de sucesso na FIV. O importante será encontrar espermatozóides no epidídimo ou no testículo para a realização do procedimento.

    Se não forem encontrados, a única opção será realizar a FIV com sêmen de doador.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Boa noite dr. Tive 2 gravidez tubaria e agora estou no 5 dia de transferencia com a fiv. tenho 32 anos e foram transferidos 2 embrioes sendo 1 de boa qualidade e outro mais lento. quais as chances de engravidar? obgda

  64. Boa Noite Dr.Fábio Eugênio, fiz uma Fiv Mês passado e deu negativo tenho 34 anos, vamos tentar novamente no dia 10 de setembro, não quis esperar muito, somos bem forte para a superação, mas estamos tristes, gostaria de saber qual a porcentagem de dar certo na segunda tentativa e se há possibilidades de engravidar dessa vez.
    Que tipo de repouso devo fazer pois sou muito ativa e agitada, a alimentação tb interfere, pois não mê alimento muito bem!
    desde já  agradeço;

  65. fabioeugenio disse:

    Olá Naraísa,

    Sua idade é excelente para gravidez de FIV. Como apenas um embrião de boa qualidade foi transferido, sua chance é em torno de 30 a 40%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. fabioeugenio disse:

    Olá Adriana,

    Na sua idade (34 anos) as chances são excelentes. Lógico que depende muito da qualidade dos embriões que serão formados.
    Após a transferência recomendamos repouso por 24 a 48 horas. E até o dia do beta-hcg evitar atividades físicas.
    A alimentação é fundamental em qualquer aspecto de nossa vida. Sempre procurar ter uma dieta saudável deixa seu corpo melhor preparado para a gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. tenho40 anos gostaria de saber se posso faser a fiv com doação de ovulos pois fiz uma laqueadura aos34 anos mais so´tive 2 fihos e o meu filho faleceu a 4 anos desde então ja tentei de tudo mais não tive resultado parece que ja não estou mais ovulando sonho com esta esperança de amenisar um poucoa minha dor e a do meu marido minha filha quer muito ter um irmã ou irmão gostaria de saber custos ja´que não tenho muitas condições

  68. Boa Tarde Dr Eugênio!!!
     
    Agradeço o esclarecimento da questão acima, gostaria de falar que tenho mais 5 embriões congelados, meu medo é: como devo saber se eles estão com a qualidade boa?
     
     
    (Embreve, ou seja mês que vêm voltarei nessa página com o positivo, pois é muito bom saber que existentem  profissionais esclarecedores desse assunto muito delicado e difícil até de compreender);
     
    Desde já agradeço!

  69. rosi cleia disse:

    Boa tarde, Dr. fabio ja tenho um filho de 11 anos e perdi uma gestação quando estava no 7° meses há 6 anos atraz depois disso tive complicações e acabei ficando apenas com um ovario e a trompa que ficou esta fechada, então dia 27/07/2011 fiz FIV, mas não deu certo desceu a mestruação no dia 10/08/2011, gostaria de saber se eu esperar mais um ano para tentar novamente as chances seriam as mesmas se eu tenta -se daqui um mes ou dois? obrigado

  70. rosi cleia disse:

    Aproposito esqueci de informar a minha idade na pergunta a cima 32 anos.obrigado

  71. fabioeugenio disse:

    Olá Cláudia,

    Meus sinceros pêsames pela tragédia que você passou que é a perda de um filho.

    Como você tem 40 anos, a FIV pode ser tentada com seus próprios óvulos. A não ser que sua reserva ovariana esteja muito baixa (existem exames para avaliar).

    O que puder vou fazer para ajudá-los neste sonho. Me contacte diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Quando os embriões são congelados é feita uma avaliação de qualidade. E após o descongelamento para transferência observamos mais uma vez a qualidade e se volta a haver divisão celular (clivagem).

    Assim analisamos se o embrião tem boa capacidade de implantação.

    Estou aguardando e torcendo por seu betahcg positivo !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi Cléa,

    Vai depender da tua reserva ovariana. Se você tem uma reserva ovariana muito boa, não existe grande diferença entre fazer agora ou daqui a um ano, visto que sua idade atual é excelente (32 anos).

    Entretanto, se sua reserva ovariana estiver diminuída, quanto antes você fizer o tratamento maior a chance de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. Poliana disse:

    Olá, gostaria de esclarecer algumas duvidas…tenho 1 filho de 7 anos e esse ano engravidei novamente e aos 3 meses descobri que era uma gestação anembrionaria, fiz curetagem e não mestruiei mais…fiz histeroscopia diagnostica que detectou sinequias laterais…sera que essas sinequias obstruiram minhas trompas??? Existe cirurgia para desobstrução de trompas por sinequias??? Seá que terei que partir para uma FIV??? Desde já agradeço..

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Sinéquias uterinas laterais são removidas através da videohisteroscopia cirúrgica.

    Para saber se a curetagem obstruiu suas trompas (o que é muito improvável) é preciso realizar uma histerossalpingografia.

    No momento acho que você tem que ser bem avaliada, e não partir diretamente para a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. Poliana disse:

    Ai Dr…muito obrigada…
    Estarei realizando a histeroscopia cirurgica em breve…esperando a autorização do convenio…porém segundo meu medico, pela localização das sinéquias laterais e não foi possivel visualizar as trompas na histeroscopia diagnostica significa que as sinequias obstruiram minhas trompas…ele disse que tentará remove-las…mas que dificilmente é possível…e que deixara caminho para a FIV…estou triste viu…obrigada pela resposta…de coração…mas estou preocupada pois não menstruo desde a curetagem…acho possível realmente essa obstrução…
    Abraços Dr…

  77. erika disse:

    Olá Dr. Fabio,
    Tenho 36 anos recém completados e um histórico de hidrossalpinge bilateral, aparentemente resolvida com um video, em outubro de 2010. O médico retirou o líquido das trompas e, segundo ele, fez uma plástica nas minhas trompas, não necessitando de retirá-las. Pediu que eu tentasse por 3 meses engravidar naturalmente, mas não ocorreu.
    Então, em junho deste ano, comecei o tratamento de FIV.
    Fiz a transferencia de 2 embriões TOPS (palavra do meu médico) no dia 11 de agosto. Acontece que, no dia da punção (7 de agosto), meu médico disse que teve que retirar um pouco de líquido da minha trompa direita. Isso me deixou bastante preocupada, pois sempre escutei que o liquido que se acumula nas trompas é tóxica, o que prejudica o embrião. Bom, mas ele disse que aspirou o líquido no momento da punção dos óvulos.
    A minha dúvida é, até o dia da transferência (4 dias após a punção), será que pode ter acumulado o líquido novamente na trompa?
    Meu beta está marcado para o dia 25, mas estou com muito medo de um negativo…
    Obrigada!

  78. elaine disse:

    ola, dr fabio, tenho 28 anos, 2 tentativas fiv sem sucesso, tenho hidrossalpinge bilateral, sera que tenho que fazer uma cirurgia nas trompas para melorar as chances?

  79. selma silva disse:

    Ola Doutor tenho  3 filhos todos cesareas,aos 21 anos fiz laqueaçao das trompas, gostaria de saber se existe algum exame que eu possa fazer para descobrir se foi cortada ou amarrada,tenho uma consulta marcada para o fiv ,mas a duvida é muito grande…tenho 31 anos

  80. ana disse:

    DR. TENHO 41 ANOS E FIZ INSIMINAÇÃO E NAO DEU CERTO, APOS 3 MESES FIZ A FIV ONDE TIVE 8 FOLICULOS E 5 FECUNDARAM E SÓ 2 FORAM OTIMOS PARA TRANFERENCIA, POREM DEU NEGATIVO, MEUS EXAMES E DO MEU MARIDO TUDO OK, TENHO ALGUMA CHANCHE DE ENGRAVIDAR NATURALMENTE OU O SONHO ACABOU JUNTO COM A GRANA QUE GASTEI? MUITO OBRIHGADO QUE DEUS TE ABENÇOE FERTIMENTE. ANA

  81. SILVIA disse:

    Bom Dia
    Dr. Fábio Eugenio
    Eu tenho 30 anos e meu marido 55 anos ele veio de outro casamento mas o mesmo fez vasectomia a 3 anos quero fazer INVITRO ou REVERSÃO DE VASECTOMIA QUAL É MELHOR QUAL É CHANCE DE ENGRAVIDAR EM INVITRO PELA 1º VEZ. OBRIGADO

  82. Rosi cleia disse:

    Boa tarde Dr. Fabio,  tenho 32 anos e ja tive 2 gestações de um menino de 11 anos e uma gravidez que foi so ate o 8 mes isso ja faz 6  anos. agora dia 27/07/2011 fiz uma FIV e não deu certo, conversei com a medica ela me falou da minha reserva ovariana ela disse que pelo meu grafico da minha reserva ovariana pela minha idade  esta um pouco baixa , mas ela disse que a qualidade esta razoavel, perguntei pra ela se eu fize-se uma outra FIV agora no proximo mes as chances serim melhores por ja ser a segunda vez ,do que se eu deixa-se pra fazer daqui um ou dois anos. ela disse que sim que as chances seriam melhores tanto pq seria a segunda vez e pq agora ela ja conheçe um pouco mais o meu organismo, ela faria algumas motificações como por ex: almentar a dosse da medicação etc. Qual é a sua opinião?

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    Alguns tipos de hidrossalpinge devem ser extirpados para não interferir com as chances de gravidez na FIV, principalmente aquelas hidrossalpinges que são visualizadas ao ultrassom.

    Não dá para saber se haverá novo acúmulo de líquido, a não ser refazendo o ultrassom.

    Estou torcendo por seu beta positivo!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Sem dúvida !!

    Se você tem hidrossalpinge, e principalmente se é vista no ultrassom transvaginal, existe indicação formal de retirar suas trompas (salpingectomia) para aumentar suas chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. monica disse:

    ola!!! DR. Fabio vo fazer minha fiv agora em setembro ,e gostaria de saber se a medicaçao da alguma reaçao,eu vo colocar 2 embrioes,quais as chances de ficar os 2, tenho 26 anos .
      aguardo resposta!!!!

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Selma,

    O fato de suas trompas terem sido cortadas ou amarradas não tem a menor importância.

    O importante é avaliar se existe boas possibilidades de gravidez com a reversão da laqueadura, já que você tem uma idade ótima (31 anos), ou se é melhor partir diretamente para a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Olá Ana,

    Se você tem trompas boas, e o semên do seu marido é normal ou pouco alterado, então existe possibilidade de gravidez espontânea.

    Entretanto, como a chance mensal é baixa, pode demorar para que aconteça naturalmente. E estas chances vão se reduzindo pela queda de qualidade dos óvulos.

    Se puder, se organiza, e tenta novamente a FIV. O importante é não desistir.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. fabioeugenio disse:

    Olá Sílvia,

    Como a vasectomia dele é recente (3 anos) vale a pena conversar com o Urologista para saber a possibilidade de reversão. Neste caso é preciso paciência para aguardar o resultado da cirurgia, e a gravidez espontânea (6 meses a um ano).

    A fertilização in-vitro oferece um resultado mais rápido, pois as chances de gravidez na sua faixa de idade são excelentes, até de 60% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões produzidos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Olá Rosi,

    Sua médica tem razão. Em uma segunda tentativa já sabemos como o ovário funciona e podem ser feitas correções na estimulação ovariana, para conseguir mais e melhores óvulos.

    Em relação ao período, como sua reserva ovariana é baixa, quanto antes você fizer maiores as chances.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Joana disse:

    Boa , tarde gostaria de saber se que não tem ovario pode ter filhos por esse metodo, ouvir falar que aplica varios hormonios na pessoa ai estimula a ovulacão.Isso é verdade ou mito ? Obrigada

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    As medicações utilizadas para FIV são muito seguras, e em geral, não causam reações, a não ser aquela ação esperada que é a estimulação dos ovários.

    Se você transferir dois embriões de excelente qualidade, havendo gravidez (a chance é muito boa) a probabilidade de gêmeos é em torno de 20%.

    Estou torcendo por vocês.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    As medicações (hormônios) são aplicados para estimular o crescimento e amadurecimento dos folículos (óvulos) nos ovários. Se a mulher não tem ovários, não existe como fazer estimulação.

    Neste caso a fertilização in-vitro pode ser feita, mas com óvulos doados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. Mary disse:

    Boa noite! eu gostaria de saber uma coisa eu tenho 21 anos e tenho "SOP" e meu marido tem tem 44 anos e tem varicocele estou fazendo uma fiv, tenho chances de engravidar na primeira tentativa?

  94. Antonio disse:

    Boa tarde,
    Dr. Realizei três espermogramas a 10 anos atrás e apresetou uma taxa baixa, 2 Milhões/Ml, concentração total 6,2 Milhoes/Ml, fiz exame com urologista que não detectou nenhum problema com testiculos,como morava longe dos grandes centros e as possibilidades oferecidas não eram boas, desisti da ideia da gravidez. Estou em um novo relacionamento e planejamos agora um filho, fiz novamente exames que apresentaram azoospermia, e redução dos testículos (atrofia) estou sendo acompanhando por um colega seu que não me traz muita confiança. A tentativa de coleta no epidimio ou no próprio testiculo o Sr. tem conhecimento de percentual em conseguir espermatozoides viáveis? Tenho 40 anos e minha esposa 21.

  95. Vania disse:

    ola DR. fabio gostaria de pedir indicaçao de medicos especialista em infertilidade, medicos que sejam de campinas!!!
    aguardo resposta!!!
    obrigada.

  96. fabioeugenio disse:

    Olá Mary,

    Claro que você tem chances, e muito boas pois você tem apenas 21 anos, e um dos principais fatores que determinam a chance de gravidez é a idade da mulher.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. fabioeugenio disse:

    Olá Antônio,

    O ideal era ter deixado sêmen congelado naquela época. Agora, precisamos saber como estão seus exames hormonais, e avaliar se você tem varicocele ou outra doença testicular.

    A possibilidade é variável, de 40 a 80%, a depender da causa da sua azoospermia. Uma boa opção é fazer uma biópsia/extração testicular em um centro de reprodução assistida. Havendo material seminal viável (espermatozóides móveis) procede-se ao congelamento do mesmo para utilização em tratamentos de reprodução (FIV com ICSI).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    Em Campinas te indico com tranquilidade o Dr. Sandro Esteves, da Androfert, tel (19) 3295.8877

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  99. SILVANA disse:

    Aonde eu posso acha tratamento de graça em salvadoar-ba e quanto custa uma ifv

  100. silmara disse:

    Dr. Fabio, tenho 29 anos e estou com muita vontade de ser mãe, mais meu marido vez vazectomia há 19 anos. Estamos realizando tratamento de FIV, meu procedimento deu tudo certo ( 8 ovuos de otima qualidade ) na punção do meu esposo foi retirado varios espermatozoides mais todos imoveis. No laboratorio conseguiram fazer movimentar 3 espermatozoides, desses espermatooide apenas 2 conseguiram ser fecundado nos ovulos e formando os embiões. Daqui a dois dias será realizado a transferenca destes 2 embrios. para dentro do meu utero. Gostria de saber quais minhas chance de engravidar?

  101. Mara disse:

    Olá,
    Estou com 43 anos tenho obstrução nas trompas. Em 2010 comecei o tratamento de FIV e descobrimos que o meu ovário já não estava produzindo ovulos bons por causa de menopausa precoce.  Optamos por fazer a FIV com doação de ovulos.  Já fiz duas tentativas, uma delas com embriões congelados, e deu negativo. Fiz todos os exames, inclusive aquele onde se ve o endométrio e o utero por video,  o resultado foi bom, ou seja aparentemente está tudo certo para que eu possa engravidar. Para preparar o utero tomei Cicloprimogina e Ultragestan.
    Existe algum outro tratamento mais indicado para o meu caso?
    Será que devo tentar mais uma vez?
    Obrigada,
    Mara.

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Não sei se em Salvador tem centros que realizam FIV pelo SUS. De qualquer maneira se informa no hospital universitário da faculdade de medicina.
    O custo médio de uma FIV, incluindo medicação, está em torno de 11 a 12 mil reais.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Silmara,

    Sua chance de gravidez vai depender fundamentalmente da qualidade dos embriões formados. Se forem dois embriões excelentes (classe A) a chance de gravidez é muito boa, pois você é nova (29 anos), podendo chegar a 60%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    No seu caso realmente a melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulos doados. Os embriões transferidos estavam de boa qualidade? Seu endométrio atingiu boa espessura?

    São perguntas importantes para avaliar a chance que você teve. Como nem sempre a FIV dá certo, mesmo quando tudo corre bem, existe sempre a possibilidade de uma nova tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Monica disse:

    ola Dr.Fabio,tenho 26 anos exames normal ,marido azoopermia to no 6 dia do gonal,e fiz  o us e to com 6 foliculos, nao sei mas acho que deveriam ser mais, achei pouco to tomando metade da caneta, no ovario direito os folicos sao 5 de tamanho 10, 11, 13 e no esquerdo 2 ,11 e 10 acho nao tenho certeza to preocupada pois queria congelar alguns pois tenho medo de nao dar certo de primeira e precisar fazer de novo ,ainda faltam 3 gonal sera que ainda podem aparecer mais foliculos ??
    aguardo resposta!!!!

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Qual dose de gonal você está tomando – 225 ui ?
    Na sua idade, a produção de folículos costuma ser maior, porém a resposta depende da reserva de cada ovário.
    Difícil aparecerem mais folículos após o 6o dia. Normalmente ocorre apenas o crescimento dos já existentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. Monica disse:

    ola Dr. Fabio referente a outra pergunta, estou tomamdo 187,5 do gonal, mas achei poucos os foliculos ,vou por 2 vamos ver no que vai dar tomara que de primeira.

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Pode ser que esta seja a resposta máxima do seu ovário. De qualquer maneira, o mais importante é a qualidade dos óvulos, e não a quantidade.
    Estou torcendo por você.
    Boa sorte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. Marcia disse:

    Doutor . em Março /2011 através de exame de espermograma eu e meu marido descobrimos através da ajuda de um Urologista que meu esposo encontrasse estéril, visitamos uma clinica de reprodução e o especialistra me indicou a Fertilização in vitro. Pensei em derrepente procurar outro urologista na esperança de meu marido realizar uma cirúrgia reversível..isso se houver e se na punção haver espermatozoides de qualidade ,congelar ,para que todo meu tratamento tenha um bom resultado,pois pelos meus exames eu estou bem! No espermograma que foi realizado emMarço e outro em Abril/2011 não apareceu nenhum espermatozoide. Estamos muito tristes… o que eu faço? tento primeiro um Urologista,ou vou partir para Fiv? já que também pode correr o risco de na hora da punção não acharem espermatozoides? Me ajuda doutor. Tenho 34 anos e desejo muito ser mãe!
     
     

  110. Ana cristina disse:

    Bom dia!,
    Dr Fabio ,tenho 45 anos, as trompas não tenho mais pois fiz ligadura ha 15 anos.gostaria de saber se tenho chances de fazer a FIV com bons resultados tenho boa saude fisica e mental,tive duas gravidez no passado td correu mt bem.o senhor acha que tenho chances,me casei de novo ha oito anos e gostaria de ter outro filho.
    Sem mais,
     
    Cristina

  111. Alex disse:

    Bom tarde doutor.
    Meu espermograma deu Oligozoospermia moderada e Astenozoospermia. O exame hormonal deu dentro da faixa esperada mas o urologista disse que, por experiência, o valor está abaixo do desejado devido aos testiculos serem reduzidos. Além disso, consta varicocele subclínica. Na opinião dele, devo partir direto para FIV. Haveria outra alternativa por favor? Grato

  112. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O primeiro passo é definir, junto ao urologista, a causa da azoospermia, e determinar a possibilidade de encontrar espermatozóides nos testículos.
    O ideal é fazer uma aspiração/extração testicular prévia e já deixar material seminal congelado antes da FIV.
    Outra opção, se o casal aceita esta possibilidade, é deixar uma amostra de sêmen de doador de reserva, para a situação de não serem encontrados espermatozóides, e então partir diretamente para a FIV com punção testicular simultânea.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cristina,

    Lógico que você pode ser mãe novamente. Entretanto, as chances de gravidez em uma FIV com teus próprios óvulos é muito baixa (abaixo de 10%).
    Nestes casos, a melhor opção na medicina reprodutiva é a FIV com doação ovular.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Alex,

    A varicocele subclínica em geral não tem indicação cirúrgica, até porque não vai melhorar a produção de espermatozóides.

    Se houver pelo menos 5 milhões de espermatozóides com boa motilidade por ml de sêmen, e morfologia razoável, pode ser tentada a inseminação intrauterina ( a depender ainda da idade de sua mulher).

    Se não, a melhor opção é realmente a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Adriana disse:

    Dr. Fabio, tenho 31 anos e meu esposo 40, a 2 anos venho tentando engravidar pelo método natural, como o resultado não vinha, começamos a investigar e constatamos que o meu esposo tem varicocele, a três meses ele fez a cirurgia e após três meses ele repetiu o espermograma mas o resultado não foi o esperado.Meu médico fala que os meus ovários e o meu utero estão bons.Dr. gostaria de saber qual seria o melhor metodo .Dr. gostaria de saber se há possibilidade de eu engravidar . Abraços, Adriana
     
     
    º

  116. oi dr, eu tenho 31 anos e a 1 ano e tres meses tive um bebe que nasceu de 7 meses com ma formacao e morreu 5 horas depois ,agora fiz oeo exames e nao constatou nada comigo ,mas no espermograma do meu marido deu astenozoospermia de 10% com motilidadedo tipo a e teratozoospermia acima de 70% de formas anormais e meu medico falou que a melhor chance de ter um bebe saudavel seria a fiv e que o dr acha por favor me reponda

  117. Silmara disse:

    Dr. Fabio, fiz a fecundação de dois embriões de boa qualidade no dia 09/09 ( Tenho 29 anos e meus esposo havia feito vazectomia a 18 anos), minha medica pediu para eu fazer o exame de sangue no dia 23/9 ( 14 dias apos a fecundação). Hoje (17/09) fiz o exame de farmacia e deu negativo. Será que não estou gravida? Estou muito nervosa não aguento mais essa esperar.
    Dr. hoje esta completando 08 dias era pra dar negativo o tete de farmacia?

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    O método de tratamento mais indicado vai depender do grau de alteração do espermograma que o seu marido tem. Se esta alteração é leve a moderada, pode-se tentar algum método mais simples como a inseminação intrauterina.

    Se a alteração é grave, a indicação seria a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    A FIV não diminui o risco de mal-formações fetais que surjam de maneira eventual (por probabilidade). Qualquer mulher grávida, seja de gravidez natural ou por FIV, carreia um risco basal de malformações graves no bebê, em tornode 2 a 3%.

    Estas alterações de espermograma podem dificultar para conseguir a gravidez, mas não há correlação direta entre estas alterações e mal-formações no feto.

    Portanto, a não ser nos casos de FIV com PGD para evitar alterações cromossômicas (principalmente as trissomias), o tratamento não vai te beneficiar neste sentido.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Silmara,

    Você fez muito precoce o exame. Nesta época o exame (principalmente o de farmácia) ainda não dá positivo mesmo em caso de gravidez.
    Melhor esperar o dia correto. Somente um pouquinho mais de paciência.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. gislaine disse:

    oi dr sou eu de novo, a minha cidade e franca sp ,o sr acha que eu nao devo fazer a fiv, consegui ate o desconto do acesso

  122. gislaine disse:

    oi dr a minha cidade e franca sp e gostaria de saber se o dr acha que devo fazer a fiv

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Acho que você pode fazer a FIV para conseguir engravidar mais rapidamente, devido à alteração do espermograma do seu marido. Porém não há indicação de FIV pelo fato do seu primeiro filho ter mal-formação. Neste caso o risco de haver outra mal-formação é muito semelhante a uma gravidez espontânea, ou seja, muito baixo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. luisa disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, por gentileza, tenho 43 anos e já fiz duas FIV (ICSI) aos 42 anos, as duas foram negativas. O meu médico disse que os óvulos estavam de boa qualidade (qualidade de óvulos de mulher de 37 anos), os embriões eram 1A e 1B, meu esposo tem Kruger 3%, neste caso posso estar fazendo uma Inseminação Artificial ao invés de FIV? devido ao custo financeiro. Obrigada,

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Luísa,

    A inseminação não é uma boa opção por dois motivos: sua idade atual, e a morfologia espermática alterada.
    Pode ser tentada, mas cientes de que a chance de gravidez é muito baixa, em torno de 5 a 10% por ciclo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. ROSANGELA disse:

    Boa noite
    tenho 38 anos, fiz uma tentativa com a Inseminação in vitro, porém o embrião não colou no utero como explicou a medica, caso tente novamente aumenta a possibilidade de sucesso?
     
    Grata

  127. ana claudia disse:

     
    boa tard tenho 23 anos sou   casada ha 5 anos,meu  sonho era engravidar para  minha surpressa  no começo desse ano tive uma gravidez ectopca ,tive que retirar uma trompa gostaria de saber se posso engravidar com uma unica trompa.
    ou se devo recorrer a enseminaçao obrigado.

  128. ana claudia disse:

    oi tenho 23 anos estou casada ha 5 anos, nunca consegui engravidar fiz todos os exames que a ginecologista me pedio,e nada fiz uma esterossalpingografia e acusou que eu tinha 1trompa obstruida,e que eu tinha que faser uma videolaparoscopia,so que eu não tinha condiçoes de faser ai pra minha surpressa quando foi no começo desse ano passei mal e fui para o hospital, acusougravidez só deus sabe o quanto eu fiquei feliz,o qunto eu queria  aquele filho,foi quando a medica me falou que era ectopca,gostaria de saber se com uma unica trompa eu posso engravidar normalmente.ou precisso faser uma ensseminaçao.obrigado

  129. Anali disse:

    Boa noite!
    Não temos problema para engravidarmos, temos um filho de 11 anos concebido naturalmente. Temos 38 anos e preocupados com a idade fizemos o carioipo e para nossa surpresa, já que nosso filho é normal decidimos, descobrimos uma alteração no cromossomo do meu esposo e por isso queremos realizar a FIV com CGH. No nosso caso pode dá negativo na primeira tentativa, já que não apresentamos nenhum problema de infertilidade e todos os exames estão ótimos? Obrigada!

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cláudia,

    Você pode engravidar apenas com uma trompa. Porém, esta sua trompa restante também pode estar alterada em sua função, da mesma maneira que aquela trompa onde implantou a gravidez ectópica.
    Como você tem idade excelente, te aconselho a avaliar a trompa restante (nova histrerossalpingografia). Se estiver normal, pode tentar espontaneamente gravidez por 6 meses a 1 ano. Se não ocorrer gestação, haveria indicação de tratamento de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Olá Anali,

    Na sua faixa de idade, a chance de sucesso em uma tentativa de fertilização é de 50 a 60%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. Livia disse:

      Olá Doutor, tenho 36 anos e meu marido 50anos é vasectomizado ha 20  anos…atraves da puncao foram congelado 12 espermas, fiz estimulacao ovariana e tive 9 ovulos, 5 maduros e somente 2 embrioes sobreviveram esses estavam ótimos…….foi feita a trasnferencia dia 11/9, dia 19/9 meu beta de 28,4……dia 21/9 beta foi para 44 e dia 26/9 infelizmente caiu para 0,5………estou pessima, triste, nao pensava em tentar novamente poís so quem passa sabe o desgaste que é, angustia e ansiedade.Vou esperar meu coracao parar de doer um pouco e resolver o que faco, minha duvida é a seguinte: minhas chances aumentam na segunda tentativa?..por que?…….desde ja agradeco e boa sorte para todas

  133. Silmara disse:

    Dr. Fabio, meu exame de beta HCG deu positivo no dia 23/09 ( Fiz tratamento de FIV – Fecundação de dois embriões em 09/09). Minha medica marco uma consulta e ecografia para dia 07/10. Eu não consegui falar com ela ontem, pois estou com muitas colicas e esta sainda uma sujeirinha como se fosse uma bora de café. Como eu estava preocupada fui até o pronto socorro e o medico me deu atestado de 5 dias e buscopan para colicas e pediu para eu ficar em repouso absoluto. Dr. minha medica de gertilização me indico pra tomar ultragentan 200mg 3 x ao dia via vaginal e 2 comprimido de Estrofen todos os dias a noite, dois dias antes de fecundr o embriões. Estou com medo sera que posso sofrer um aborto. Sabe me dizer oque esta acontecendo comigo? Isso é normal em caso de FIV?
    Dr. tenho 29 anos, é minha primeira gravidez. 

  134. Luisa disse:

    Boa tarde Dr Fábio, o sulfato de zinco pode resolver o problema de Kruger 3%? Se meu marido tomar este medicamento por três meses, consigo engravidar naturalmente? tenho 43 anos e está tudo ok comigo, meus óvulos são de boa qualidade. obrigada,

  135. Lucileide disse:

    tenho 32 anos e tive 2 filhos do primeiro casamento e fiz lacquiadura, so que me separei e o meu marido atual nao tem filho e estamos planejando ter dois  filhos (gemeos)  nos proximos 3 anos que estarei com 35 anos, as minha 2 gravidezes foram super tranquilas nunca tive nenhum problema, qual a possibilidade da fertilizaçao ser eralizada com sucesso, e podemos escolher o sexo dos bebes.
    Obrigada.

  136. Silmara disse:

    Boa trde, Dr. Fabio
    Tenho 29 anos e fiz a fertilizalão in vitro, pq meu espeso é vazectomizado há 18 anos. No dia 09/9 foi feito há fecundação de dois embriões e no dia 23/9, realizei o exame de beta HCG e o exame deu positivo.
    Dr. estou com colicas e também esta saindo uma sujeiinha, como uma borá de café. O medico do pronto socorr, indicou buscopan pluss p/ as colicas, e minha medica pediu para eu aumentar a dose de Ultragestan 200mg de 3 p/ 4 ao dia ( dois de manhã e dois a noite, via vaginal e repouso.
    Dr. é normal essas colicas? E essa sujeirinha que estasaindo, tem algum motivo especifico nos casos de FIV?

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    Que pena que não foi ainda desta vez. Entendo seu sentimento de frustração e tristeza. Um resultado negativo, ou uma perda precoce é muito desgastante. Mas ao mesmo tempo sinta-se uma vencedora porque lutou para realizar seu sonho.
    Não desista. Em uma segunda tentativa a chance é semelhante à primeira, sendo que muitas vezes a resposta ovulatória é melhor pois seu médico já sabe como funciona seu ovário.
    Abraços e boa sorte para você.
    Dr. Fábio Eugênio

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Silmara,

    Parabéns pela gravidez !!
    Pequenos sangramentos nesta fase de implantação são normais, e não preocupam. mantenha as medicações prescritas e evite qualquer esforço.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Luísa,

    O zinco não tem qualquer efeito em corrigir morfologia espermática alterada.
    Na sua faixa de idade não há indicação de esperar três meses, já que não vai ajudar em nada, e pode diminuir ainda mais suas chances pela qualidade ovular.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Lucileide,

    A possibilidade de gravidez com a fertilização in-vitro (FIV) ter sucesso em uma mulher de 35 anos é excelente, podendo chegar a 60-65% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões formados.
    A escolha de sexo embrionário somente pode ser realizada quando existem doenças genéticas familiares, cuja transmissão possa ser evitada.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  141. Silmara disse:

    Dr. Fabio, o senhor é uma pessoa muito abençoada.
    Gostaria de agraceder pelo carinho e atenção que sempre teve comigo, respondendo minhas perguntas e tirando minhas duvidas.
    Posso dizer com certeza absoluta, que o senhor ajudou muito ao sucesso de minha gravidez.
    Muito obrigada, Dr. fabio!!!!

  142. monica disse:

    Bom dia !!! DR. Fabio li que esmalte faz mal na gravidez é verdade? fiz minha fiv vo faze o beta e to usando esmalte li que na marca de esmalte risque ta escrito que gestante nao deve usar o que faço é justamente esse que uso??
    aguardo resposta!!!!

  143. rosi lima disse:

      Boa tarde, Dr. gostaria de saber depois de uma FIV quantos dias apos daria para fazer um teste de farmacia para dar um resultado certo. Quanto tempo esta no nosso sangue e na nossa urina , vamos dizer assim a substancia que daria o resultado correto. SE eu fizesse um teste de farmacia com 9 dias apos a FIV e desse negativo poderia considerar correto? obrigado

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Silmara,

    Saiba que estou extremamente feliz com a realização do seu sonho.
    Sei a luta e as provações que vocês, atuais e futuras mamães, passam para conseguir seu objetivo. E sei também a felicidade infinita que é a vida de uma criança no seio de uma família.
    Por isso, torço demais por cada uma de vocês.
    Abraços e muitas felicidades.
    Dr. Fábio Eugênio

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Não existe nenhuma evidência científica é que o esmalte possa reduzir suas chances de engravidar na FIV, ou causar problemas nos bebês. O que pode haver talvez é alguma reação alérgica a alguns produtos do esmalte.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    O teste de farmácia geralmente tem uma sensibilidade menor, e só vai mostrar um resultado positivo com segurança cerca de 15 dias após a transferência embrionária. Nove dias é muito pouco tempo para mostrar positividade.
    O exame sanguíneo, em um laboratório conceituado, acusa positividade já com 11 a 12 dias pós transferência.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  147. Ylana disse:

    Oi Dr. Fábio. Tenho 33 anos, fiz uma FIV em Maio, foram implantados 2 embriões, dos quais um se fixou, porém após  6 semana fui fazer o acompanhamento por ultrasom e o tamanho não estava adequado, o indicado foi que continuasse tomando a medicação e refizesse o ultrassom pouco mais de 1 semana,  e não tinha mais nada…  Gostaria de saber quais as minhas chances em uma segunda tentativa de FIV. Quanto tempo depois posso fazer novamente? e também  ao se é normal constatar gravidez e depois de 8 semanas descobrir que se "perdeu"? Agradeço desde já sua resposta.

  148. ola bom dia dr, tenho 33 anos e estou fazendo minha primeira e espero que unica fiv. meus exames deram tudo normal meu problema sao as trompas que sao obstruidas, meu esposso tem 29 e o espermograma dele deu excelente. gostaria de saber quais as minhas chances de engravidar na primeira tentativa? obrigada

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Ylana,

    Na sua faixa de idade (33 anos) as chances de gravidez são excelentes na FIV, inclusive em uma segunda tentativa.
    Após um ciclo de intervalo você já pode tentar novamente, tendo confirmado que seu ovário e ciclo hormonal voltaram ao normal.
    A perda de gestação ocorre em torno de 10% dos casos, de gravidez espontânea ou FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Anna disse:

    Dr. tenho 19 anos e meu esposo 44, estou entrando em depressão por ele ser vasectomizado deste os 28 anos e ter medo de reverter a  cirurgia por ainda sertir algumas dores no local. Meu desejo de engravidar é muito grande nao sei se devo esperar mais 4 anos (da faculdade de enfermagem) ou se devo continuar tentando convence-lo de que nós ainda podemos ter uma familia!!
     
    o que faço dr????

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Como você tem idade ótima (abaixo de 35 anos) e apenas fator tubário (obstrução), suas chances são excelentes podendo chegar a 60-70% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões produzidos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. Mayra Soares disse:

    Boa noite Dr Fábio. Meu esposo é portador de um problema de saúde chamado Espondilite Anquilosante e para tanto, faz um tratamento com sulfassalazina, que induz à infertilidade. Tenho 31 anos e gostaria de informações sobre as possibilidades que temos de engravidar, como podemos traçar um diagnóstico real da fertilidade, os potenciais tratamentos e onde posso conseguir ajuda em Fortaleza. Obrigada e parabéns pelo brilhante trabalho.

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    A reversão de uma vasectomia após 16 anos não é uma boa idéia, já que a possibilidade de produção seminal normal é pequena.

    O ideal para vocês é a fertilização in-vitro com ICSI, sendo os espermatozóides captados diretamente do testículo (punção de epidídimo).

    Como você é muito nova, não há diferença (em termos de chances) de você engravidar agora ou daqui a 4 anos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Mayra,

    O primeiro passo é avaliar o quanto esta medicação prejudicou a produção seminal dele. Ele deve fazer um espermograma.

    Depois o casal deve consultar um especialista para maiores informações. Qualquer dúvida me contacta diretamente no drfabioeugenio@gmail.com.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. Adriana disse:

    Olá doutor, tenho 39 anos e não consigo engravidar, pois só possuo um ovário, qual seria a técnica melhor inseminação artificial ou fertilização in vitro ou ovulação induzida  feita através de coito programado?
    Abraços, aguardo resposta

  156. Rodrigo disse:

    Dr. Fabio boa tarde!
    Eu e minha esposa acabamos de fazer nossa primeira fertilização in-vitro com ICSI, minha esposa apresenta um quadro clinico de endometriose leve e estamos nesse caminho de tentativas e estímulos a 3 anos, minha duvida é,  ela tem 31 e eu 35 anos, devido o problema dela nossas chances diminuem de alguma forma na ICSI, obrigado pela atenção!

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Vai depender do espermograma de seu marido, e do tempo de subfertilidade.

    Por sua idade, existe tendência de utilizar métodos de maior eficiência, para conseguir a gravidez mais rapidamente, principalmente a fertilizacão in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. CILEIA disse:

    Tenho 37 anos e meu esposo 42 anos. Estamos fazendo para FIV. Meu esposo tem problema de varicoceles e teve cachumba recolhida. Meus exames estão todos certos, não tenho nenhum problema aparente. Gostaria de saber qual a probabilidade de gravidez na 1ª tentativa de FIV e qual o período de repouso após a transferência dos embriões. Sei que estarei usando Cola Biológica, por ter 37 anos.
     Aguardo resposta

  159. CILEIA disse:

    Esqueci de colocar na mensagem anterior,  os espermogramas realizados por meu esposo, constataram espermatozóides lentos e defeituosos.

  160. Daiana disse:

    Olá Drº Fábio!
    Qual a taxa de sucesso numa fertilização quando uma paciente teve DIP? E com hidrossalpinge?
    Fiz três fiv. Na primeira sem embriões bons, na segunda com seis embriões excelentes sendo transferidos dois pois tinha 29 anos. Na terceira cinco embriões estavam bons e dois foram transferidos em estágio de blastocisto. No oitavo dia tive cólicas e sangramentos. Fiz o beta no décimo dia após transferência deu 48. repeti no décimo terceiro dia e deu 21. Parei com as medicações e tenho medo de tentar novamente. gostaria apenas que vc me ajudasse com as perguntas que eu fiz. Obrigada. Daiana.

  161. lene disse:

    bom dia Dr. fabio, descobrimos que meu marido é azoopermico,como devo agir, seria melhor primeiro consultar um urologista para passar alguns exames para descobrir a causa da azoopermia se ela e obstrutiva ou nao,ou é melhor ja fazer a fiv, sem ao menos descobrirmos o que esta causando a azoopermia.

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Rodrigo,

    Em geral a endometriose leve não reduz as chances de gravidez na FIv com ICSI. Até porque sua esposa tem idade excelente.

    Estou torcendo por um resultado positivo para vocês.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. edna disse:

     
    oi dr. rodrigo
    recentemente fiz inseminaçao in vitro foi colocado 2 embrioes e nao deu certo , agora irei fazer de novo com os embrioes congelados so que estou com duvidas se coloco 3 embrioes ou somente 2 oque o dr. acha?

  164. Adelia disse:

    Oi Dr.
    Tenho 41 anos, sofri um aborto aos 27 e tive um filho aos 40 (engravidei de forma natural) q nasceu com problemas. Eu e meu marido gostariamos de ter outro filho e gostaríamos de fazer a FIV com biópsia. Gostaria de saber qual a possibilidade de engravidar na minha idade fazendo a FIV com biopsia dos embriões.
    Obrigada.

  165. julia disse:

    Bom dia Dr.
    Fiz FIV e, apos 13 dias da transferencia dos embriões fiz exame de beta hcg e o resultado foi 288… fiquei feliz mas tenho ultrassom daqui a 2 semanas e estou preocupada. Queria saber qual a porcentagem de  gravidezes bem sucedidas, com embrião , coraçãozinho batendo, etc… Obrigada

  166. marcia disse:

    tenho 28 anos fiz uma ins. intra uterina em fevereiro e não deu certo, não tenho problema nenhum, mas meu marido tem baixa quant. de esperma bom, agora vou tentar uma fiv, quais as minhas chances?

  167. fabioeugenio disse:

    Oi Cileia,

    O espermograma alterado não traz problemas pois vai ser realizada uma seleção dos melhores espermatozóides. Portanto, sua chance é excelente, de 60 a 70% a depender da qualidade dos embriões formados.
    A “cola biológica” que você fala deve ser o embryo-glue, um meio de transferência de embriões com hialuronidase (uma proteína que aumenta a aderência dos embriões ao útero). É utilizada de rotina atualmente em todos os casos de FIV, em clínicas de excelente padrão, independentemente da idade da paciente.
    Abraços e boa sorte.
    Dr. Fábio Eugênio

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Daiana,

    A DIP é a principal causa de hidrossalpinge (dilatação e obstrução das trompas). Havendo hidrossalpinge existe indicação formal de retirá-la antes da FIV, exatamente para aumentar as chances de gravidez.
    Difícil dizer se esta foi a causa do insucesso, e da perda precoce que teve (beta hcg positivo que negativou).
    Conversa detalhadamente com teu médico para tomar melhor a decisão para o próximo passo.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  169. Enilce disse:

    Dr. Boa tarde. tenho 41 anos tive há 8 anos atrás uma gravidez tubária e perdir minha trompa esquerda e por conta disso a minha outra trompa ficou obstruída. No ano de 2010 fiz fertilização invitro mas não engravidei. Estou pensando em janeiro fazer nova tentativa. E estou pensando em fazer com ovulos doados, custa muito caro? ou sai em média o mesmo valor? Aguardo resposta sua.

  170. Olá Dr Fábio Eugênio
     
    O meu resultado é negativo outra vez, segunda Tec, estávamos confiantes, não sei mais o que fazer tenho mais 3 embriões congelados!
    Estou sem chão, mas não chorei dessa vez, sou bastante forte, o que eu devo fazer, esperar um pouco ou tentar de novo, estou inchadaaaaaaaaaa;
    Como devo proceder nesse caso?
    Obrigada!!!

  171. kelly disse:

    Olá Dr. Fábio!
    Eu tenho 27 anos e meu esposo tem 30 anos faz 2 anos e meio que estamos tentando ter um filho e não conseguimos, já realizamos diversos exames e está tudo normal então decidimos realizar inseminação intrauterina. Qual é chance de uma gestação.

  172. Priscila disse:

    Dr. Fábio,
    Tenho 30 anos e tento engravidar faz 10 meses. Os pós-coito deram 100% de espermatozoides imóveis e todo o resto dos meu exames deram normais. Meu esposo tem 38 anos e os espermatozoides estão 70% mortos. Vc. acha muito cedo para uma FIV?
    Obrigada,
     
    Priscila

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Edna,

    Depende fundamentalmente de sua idade, e da qualidade dos embriões formados. Lembre-se que a chance com embriões congelados, se o programa de vitrificação for de qualidade, é apenas um pouco menor do que a chance com embriões “a fresco” .
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Adélia,

    A chance de gravidez é de 30 a 40% por tentativa, a depender ainda da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Parabéns pelo sucesso.
    Seu beta-hcg está excelente, pois um valor acima de 100 já é bom sinal para gravidez evolutiva.
    O risco de perda, em qualquer gravidez, é em torno de 10%.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Suas chances são excelentes, podendo chegar a 60-70% a depender da qualidade dos embriões formados e transferidos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Lene,

    O mais correto é investigar o tipo e a causa da azoospermia. Inclusive porque isto pode modificar um pouco a técnica utilizada para a fertilização in-vitro.
    Ele deve sim ir a um urologista com especialização em andrologia.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  178. CILEIA disse:

    Bom dia Dr,
    Muito obrigado pelas informações quanto as possibilidades. Fiz coleta de óvulos dia 14/10, quando foram coletados 06 óvulos maduros. Desses somente 04 fertilizaram. Foram  transferidos 02 embriões dia 17/10 e os outros 2 foram congelados para futura gravidez.. Segundo a Clínica meus embriões são de ótima qualidade, o que me deixou muito feliz.. Agora estou de repouso e aguardando os 15 dias para fazer teste de gravidez.. Quais as chances de eu engravidar de gêmeos?
     Gostaria muito que fossem 02 bebês.

    Aguardo resposta,
    Obrigada
    Cileia

  179. mari disse:

    OI DOUTOR BOA TARDE GOSTARIA MUITO Q VC ME RESPONÇE TENHO 38 ANOS E GOSTARIA DE SABE QUAL A POSSIBILIDADE DE EU ENGRAVIDAR MEUS HORMONIOS ESTÃO TODOS NORMAIS JA FAZ 14 ANOS Q TO LUTANDO POR FAVOR ME RESPONDA OS DO MEU ESPOSO TBM ESTÃO NORMAIS JA TOMEI CLOMIDI OS ÓVULOS NÃO ATIGEN O TAMANHO PARA A FECUNDAÇÃO E TBM SÓ MESTRUO COM REGULADOR

  180. enilce disse:

    Dr. Fabio boa noite, tenho 41 anos tive uma gravidez tubária há 8 anos e perdir uma das trompas, no ano passado fiz uma FIV porém não emgravidei. Estou pensando em fazer novamente porém fico meio confusa por conta da minha idade e devido as chaces serem bem menor.. Como faço para ter mais informações da doação de ovulos? qual o procedimento? tenho perfil para receber ovulos doados devido minha idade? custa a mesma coisa? vocês na sua clinica tem esse banco de óvulos?
    Aguardo resposta sua.
    Atenciosamente
    Enilce

  181. Lidiane disse:

    ola Dr:
    Tenho 25 anos e estou na segunda FIV..meu marido fez reversão da vasctomia e teve fechamento dos canais…na primeira FIV foram transferidos 2 embrioes que não resultaram em gravidez..nessa vez so tive um embriao..pois fui doadora de ovulos..e ele foi transferido..agora estamos esperando o beta pro dia 25/11 quais as chances temos com apenas este?
    um grande abraço

  182. KAREN disse:

    Boa tarde dr. Fabio, realizei a transferência dia 20/10,FIV, transferi 2 embriões um 7A e outro 4A, tenho 35 anos,quinta-feira, mas estou tossindo muito desde o dia da transferência isso é prejudicial?  

  183. rosangela disse:

    ola dr fabio,tenho 38 anos e sou mae de de 2 filhos no segundo fiz laquiadura,e agora me casei de novo e meu marido quer muito um filho pois ele nao tem,atualmemte moro em paris,ja fiz todos os exames para afzer (fiv) qual a brobabilidade de eu engravidar,obrigado.

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Enilce,

    Na verdade o custo com óvulos doados acaba sendo menor, pois você não precisa usar as medicações de estimulação ovariana.
    Entretanto, a depender de sua reserva ovariana atual, você ainda poderia tentar com seus próprios óvulos e tendo chances muito boas de sucesso.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Lamento por ainda não ter sido desta vez. Tenha consciência de que a chance com TEC é um pouco menor do que no ciclo a fresco.
    Portanto, nada de desânimo. Aguarda teu organismo e cabeça estarem mais tranquilos (1 a 2 meses), e tenta novamente com confiança.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Na sua idade a chance de gravidez por tentativa de inseminação é de 15 a 25%, a depender do recrutamento de óvulos e da qualidade seminal no preparo.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Como existe esta alteração importante do sêmen, e da interação muco-sêmen, a FIV seria uma excelente indicação.
    Outra opção seria tentar melhorar um pouco o sêmen (avaliação por um urologista-anderologista) e tentar inicialmente uma inseminação intrauterina.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  188. KARINA disse:

    Tenho 38 anos ja tenho 2 filhos vou fazer minha primeira fiv, so que meu marido vai ter que viajar uma semana antes da punçao ele pode fazer a coleta do semen antes e congelar ?nao vai atrapalhar na fertilizaçao, tenho chance de conseguir de primeira. Obrigada

  189. fabioeugenio disse:

    Oi Ciléia,

    Que bom que os embriões são de boa qualidade. As chances de implantação de gêmeos é em torno de 20 a 25%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Mari,

    O indicado é partir para a reprodução assistida: inseminação intrauterina, ou fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Enilce,

    A doação de óvulos é sempre uma opção, mas se você tiver uma reserva ovariana boa pode tentar novamente com seus próprios óvulos e tendo boas chances de gravidez.
    O custo da FIV com óvulo-doação acaba sendo menor pois não há o gasto com medicações.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    A chance na sua faixa de idade com transferência de apenas um embrião, estando de boa qualidade, é de 30 a 40%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  193.  
    meu nome e luciene
     
    ola dr tenho 35 anos nao concigo engravidar porque tenho endometriose que devo faser

  194. Adriana disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Tenho 35 anos e meu esposo também, meus exames deram todos normais e o dele apresentou baixa quantidade de espermatozoides e pouca mobilidade. Em abril fizemos uma FIV, mais quando eu estava com mais ou menos 10 semanas foi verificado que o coraçao do bebê não estava batendo e tive que fazer uma curetagem. Gostaria de saber quais as probabilidades de que isso ocorra novamente com os embriões congelados ou quais as probalidades de dar certo ?   ( tenho 6 embriões de qualidade" A" congelados )  
    Caso eu faça uma nova tentativa e resolva colocar 3 embriões quais as chances dos 3 serem positivos ?
    Desde já agradeço.
    Abraços,
    Adriana

  195. karina disse:

    Boa tarde dr. Fábio, tenho 35 anos realizei FIV 20/10/11, quinta passada, foram colocados 2 embriões um 7A e outro 4A, mas estava e ainda estou tossindo muito, isso é prejudicial, o que posso tomar para curar essa tosse com catarro?

  196. gislaine disse:

    oi dr eu fiz a transferencia dia 12/10 fiz o beta dia 24/10 e deu 118 portanto estou gravida,

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Karen,

    Não é que vá alterar sua chance de gravidez, mas você deve utilizar algum medicamento para aliviar sua tosse.

    Abraços, e boa sorte no teste.

    Dr. Fábio Eugênio

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    Sua chance de gravidez é de 50 a 60% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões formados e transferidos ao útero.

    Abraços,

    Dr, Fábio Eugênio

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Para FIV precisamos de uma quantidade pequena de espermatozóides de boa qualidade. Quase sempre o congelamento prévio não atrapalha em nada a chance de gravidez.
    Portanto, você tem chances muito boas de conseguir de primeira. Boa sorte!
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  200. maria sancho disse:

    oi me chamo maria e morro em portugal fis uma fiv e a primeira vez tenho 26 anos e meu marido 28 colocamos dois embriao de qualidadi b e c sera que eu tenho alguma chance de ficar gravida.espero pela a sua resp. meu problema e endometriose.obrigado

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Existem as opções de tratar cirurgicamente sua endometriose (videolaparoscopia), e partir para algum tratamento de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina, ou a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. fabioeugenio disse:

    Olá Adriana,

    A chance de gravidez com embriões tipo A congelados, na sua idade, é de 40 a 50%. Colocando 3 embriões pode haver risco de até 10% de trigêmeos.

    O risco de abortamento, ou interrupção de gravidez, é de 10 a 15% na sua faixa de idade.

    Abraços,

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    A tosse não vai atrapalhar suas chances de gravidez. Se estiver incomodando muito utiliza algum remédio caseiro, ou alguma pastilha para garganta. Ou consulta um clínico para avaliar a necessidade de alguma medicação mais específica.

    Abraços, e boa sorte no exame.

    Dr. Fábio Eugênio

  204. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Parabéns !!!

    Você teve sucesso no tratamento, está grávida, e o valor inicial do beta foi excelente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  205. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Seus embriões não estão com qualidade muito boa. Porém, como você tem idade excelente, existem chances de gravidez.

    Vou ficar torcendo pelo sucesso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Daniele disse:

    Boa Tarde,eu estou casada a dois anos,meu marido tem três filhos e fez vasectomia a 4 anos eu estou com medo de me arrepender,esse meto é feito como,eu tenho 27 anos teria possibilidade de engravida,quanto custa

  207. gislaine disse:

    oi dr sou eu que tive um bebe a 1 ano e 5 meses e nasceu com ma formaçao e morreu cinco horas depois, mas  fiz a fiv  e na 1 tentativa o meu beta foi dia 24/10 e deu 118 o sr acha um valor bom sem mais no momento desde ja agradeço

  208. DEA disse:

    Olá , me chamo Dea tenho 33 anos, meu marido 32 estamos  há um ano tentando engravidar e nada, resolvir ir ao medico, fiz varios exames incluisive a video laparoscopia, onde descobrir trompas obstruidas, ate então somente isso, os outros exames deram normais, o utero tb é retrovertido, os exames do meu marido tudo ok, meu medico mandou que procurasse um especialista em fiv, mais preciso saber as reais chances que tenho  com esse tratamento, gostaria de saber tb se não existe outra tratamento para as trompas, caso seja tenha sido osbstruida  por processo inflamatorio, não existe uma medicação , le sobre a clamidia que essa bacteria causa essa obstrução, e que pode ser curdada com tratamento baratissimo. sem precisar de fiv é verdade
     
     
     

  209. Boa Noite Dr Fabio,
    Realizei um FIV há cinco dias, colocando dois embriões, um tipo A e outro B. Qual é a chance (percentual) que tenho para engravidar? 

  210. ola dr. tenho 41 anos e estou fazendo tratamento para engravidar na fundação de santo andre, ultimo exame que fiz foi histeroscopia diagnostica e constatou que tenho duas carnes esponjosas no utero,fazendo a retirada dessas carnes tenho ainda a chance de engravidar.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Na sua faixa de idade a chance de gravidez com a FIV é excelente. O espermatozóide seria captado diretamente dos testículos dele.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Parabéns você está grávida !!
    E seu beta inicial foi excelente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  213. gislaine disse:

    oi DR; Fabio, eu fiz a transferencia dia 12/10 e fiz o beta dia 24/10 e deu 118 como ja te falei e agora como eu conto o tempo de gravidez pelo dia da transferencia ou pela ultimo dia da menstruaçao que foi dia 27/09/2011

  214. Cileia disse:

    Olá, Dr Fábio

    Estou novamente a questioná-lo. Fiz a transferência embrionária dia 17/10 e dia 31/10, foi o Beta HCG que deu negativo. Estou arrasada, pois estava tão confiante em uma  gravidez pelo fato dos embriões transferidos serem de ótima qualidade (A8 e A10) e eu não apresentar nenhum problema. Fiz o repouso pedido. Enfim, não estou grávida. Tenho congelados 02 embriões na qualidade A8, qual o tempo para uma nova tentativa? E estes embriões congelados tem a mesma qualidade?

  215. bom dia doutor tenho 26 anos moro em salvador e o resultado do exame deu  micropolicistico

  216. fabioeugenio disse:

    Olá Dea,

    Infelizmente a Clamídia geralmente causa lesão irreversível às trompas. A bactéria é exterminada através de antibiótico; porém a lesão causada fica como sequela.
    Se houve obstrução, não existe tratamento clínico, e é muito difícil conseguir reversão cirúrgica.
    Portanto a melhor opção é efetivamente a fertilização in-vitro (FIV).
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Depende de sua idade. Até 35 anos, a chance pode chegar a 60% por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Janete,

    Estas carnes devem ser pólipos. É preciso retirar para que não atrapalhem para gravidez, porém não há garantia de que esta seja a única causa da sua dificuldade para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    A conta obstétrica da gravidez se inicia a partir da última menstruação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Ciléia,

    Que pena que não foi desta vez. Mesmo com embriões de excelente qualidade pode não haver gravidez.
    Os resultados com embriões congelados têm melhorado muito com a nova técnica de vitrificação.
    Após 1 ciclo de intervalo você já pode implantar os congelados.
    Abraços, e boa sorte.
    Dr. Fábio Eugênio

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Ovário micropolicístico tem tratamento relativamente simples, através de indução de ovulação.
    Procura um especialista para orientação e tratamento.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  222. Carla Rocha disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 40 anos e endometriose profunda com adenomiose, endometrioma bilateral e foco em fundo de saco de douglas .Há 12 anos tento engravidar, tratei com lupron pois após fazer indução de ovulação os focos voltaram e em maior número sendo indicado FIV . Gostaria de saber se tenho alguma chance devido a idade e ao quadro de endometriose? O senhor poderia indicar um profissional aqui no Rio de Janeiro? Obrigada!

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Existe chance de gravidez sim. É importante definir bem o tamanho destes endometriomas, e como está sua reserva ovariana atual.
    E ainda fazer a FIV após bloqueio hormonal pélvico de 2 a 3 meses.
    Me contacta diretamente em meu e-mail para orientação.
    Abraços,
    Dr.Fábio Eugênio

  224. gilcelia disse:

    BOM DIA DR : EUGENIO..GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENGRAVIDAR…NAO TENHO AS TROMPAS..TENHO 33 ANOS..MEU ESPOSO É ITALIANO,E QUEREMOS UM FILHO.COMO FUCIONA?…POSSO MESMO FICAR GRAVIDA?…
    ESPERO SUA RESPOSTA…NOS AJUDE..NOS TEMOS INTERRESSE DE PROCURA LO..
    ATENCIOSAMENTE GILCELIA

  225. Najla Forte disse:

    Boa tarde, Dr. Fabio.
    Por gentileza, gostaria muito de saber as chances de engravidar e gostaria que o doutor citasse alguns fatores no meu caso, por exemplo, tenho 28 anos e o médico me indicou FIV, só que em todos os exames que fiz não deu nada, uma bateria de exames e nada consta e nem no meu marido. está tudo normal, tento a dois anos, porque a dificuldade de grávidez se os dois estão normais?

  226. Flávia disse:

    Olá, doutor. Tenho 36 anos, não tenho filhos e não possuo problemas para engravidar, o problema está no meu marido que é vasectomisado. Fiz a FIV há 3 anos, mas o médico disse que os espermatozóides colhidos eram muito prematuros e por isso não foi possível a fertilização. Gostaria de saber se tentarmos novamente o resultado poderá ser o mesmo.
    Obrigada.

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Gilcélia,

    No seu caso o tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV), e na sua idade as chances de gravidez são muito boas.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Najla,

    Existem casos de subfertilidade mesmo com todos os exames normais. Nesta situação indicamos os tratamentos de reprodução assistida.
    Como você tem idade excelente, se desejar, pode iniciar com algum tratamento mais simples antes da FIV.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eug~enio

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Pode acontecer sim novamente. Nestes casos, recomendamos fortemente ao casal conversar sobre a possibilidade de fertilizar os óvulos com sêmen de doador, já deixando a amostra na clínica, caso na nova biópsia testicular não se encontrem espermatozóides maduros.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  230. Marlene disse:

    Olá dr!
    Gostaria que o senhor me ajudasse com uma duvida:
    Pretendo fazer FIV em janeiro pois tenho apenas uma trompa e o espermograma do meu marido deu baixa produção,então a nossa indicação foi partir pra FIV,porem queria  tomar anticoncepcional pra dar um descanso aos meu ovarios  e porque li que estando descansados posso produzir mais ovulos e melhores,porem ja vi relatos de mulheres que disseram q tiveram uma resposta ruim ao tratamento por causa do ac,q produziram poucos foliculos depois q tomaram o anticoncepciona,lentão agora estou com muito medo.Dr,é ruim msm tomar o ac antes de fazer uma FIV?Diminue o numero de foliculos produzidos?Ou realmente aumentam as chances pelos ovarios estarem descansados?
    Estou sem tomar ac ja a alguns anos mas nunca engravidei,fiz  28 anos semana passada e meu  marido tem 25.Sem o ac estava com 16 foliculos ciclo passado no 9º dia e caso va tomar o ac tenho q começar amanhã,no 5º dc.To com medo de tomar e produzir poucos foliculos.Espero anciosa sua resposta e desde ja,muuuuuito obrigada.
    Abraços
     

  231. Marlene disse:

    Ah dr,outra duvida que nunca consegui entender,é que se nossa trompa se move em direção ao ovulo,porque o fato de minha trompa ser virada pra cima ao contrario do ovario impede que eu engravide?Na histerosalpincografia que fiz deu resultado aparentemente normal,com livre passagem calibre e contornos normais,mas na imagem do raio-x a medica disse q ta pra cima,e por isso no meu caso só a FIV.Desculpe tantos questionamentos dr,mas sei que o senhor podemos contar pra nos ajudar diante de tantas duvidas.
    Mais uma vez,muuito obrigada.
    Abraços.

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    O anticoncepcional somente é utilizado em casos selecionados de FIV, pois pode haver uma menor resposta ovariana e requerer aumento da dose de gonadotrofinas.
    Não há necessidade deste “descanso” ovariano que você referiu.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    O problema da sua trompa ser virada para cima é haver alguma aderência segurando esta trompa, e impedindo a captura dos óvulos.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  234. Manu disse:

    Bom dia Dr. Eugeno,
    Ha alguns anos meu noivo descobriu que tem problemas de fertilidade. Os espermatozoides tem problemas de ma formação e baixa produção. Ha pouco descobri que estou gravida. GOstaria de saber se a probabilidade do bebe nascer com ma formação é maior por conta desse problema.
    Obrigada pela atenção!

  235. fabioeugenio disse:

    Olá Manu,

    Normalmente não, pois o espermatozóide que conseguiu fecundar seu óvulo foi selecionado naturalmente como o melhor e mais saudável.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  236. Cileia disse:

    Boa noite, Dr Fábio,
    Fiz FIV não deu certo na 1ª tentativa. Pelo fato dos embriões transferidos terem sido de ótima qualidade e não ter dado certo, o médico me pediu o exame de sangue de nome Antifosfatidilserina IGG/ IGM / IGA. Ele não deixou bem claro o que é este exame, mas pelo que entendi, seriam meus anticorpos que expulsaram os embriões implantados. No caso de exame, qual seria o tratamento indicado? Seria possível nova transfer~encia visto que tenho ainda 2 embriões congelados? Aguardo sua reposta. Um ótimo final de semana para o senhor.
     

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Cileia,

    Pena que ainda não foi desta vez. Mas não desista.
    Este exame de auto anticorpos está mais relacionado a aborto de repetição. Em caso de positivo se utiliza um anticoagulante (normalmente a heparina).
    Se você tem 2 embriões congelados, tem chance de gravidez com nova transferência.
    Abraços, e boa sorte.
    Dr. Fábio Eugênio

  238. claudice disse:

    ola boa noite dr Fabio Eugenio,tenho 40 anos e fiz laquiadura ha 17 anos,e gostaria de saber como fazer para ter outro filho,meu marido tem 28 anos,quais sao as chances?

  239. fabioeugenio disse:

    Olá Claudice,

    O tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV). As chances de gravidez são muito boas, mas, pela sua idade, não demore a fazer o tratamento.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  240. adriana disse:

    Bom Dia Dr! 
    Vou fazer 32 anos na proxima semana, estou tentando engravidar ha 03 anos, ja fiz 04 inseminacoes e 01 FIV em abril deste ano, infelizmente todos os resultados deram negativos. Tenho SOP e recentemente (no dia 14 de setembro) submeti a uma videolaparoscopia, para retirada de um cisto (endometrioma) nos dois ovarios e endometriose localizada entre o utero, reto e bexiga, minha ultima menstruacao foi no dia 06 de set., e nao desceu mais depois da cirurgia, ha alguns dias atras usei utrogestam e apos 04 dias desceu so um pouquinho, procurei meu medico e ele me passou duphaston, disse q minha menstruacao vai descer la pelo dia 27 de nov, e quero fazer outra FIV ainda este ano, sera que e viavel ou seria melhor esperar mais. Meu marido ja operou de varicole e tem baixa producao de espermatozoides moveis e de boa qualidade. quais as minhas chances…….. desde ja OBRIGADA!!!

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Como sua endometriose é importante, aconselho a fazer um bloqueio hormonal pélvico por no mínimo 3 meses antes da nova FIV. Este bloqueio pode ser com análogo de GNRH (tipo o Zoladex) ou anticoncepcional oral.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  242. gislene disse:

    tenho as tronpas obstruidas mas quero ser mae tenho 29 anos qual a minha chance

  243. Joyce disse:

    Boa tarde, Drº Eugenio.
    Tenho 40 anos e fiz o exame FSH e acusou uma baixa reserva ováriana. Os índices desse hormonio está em 10,88 mIU/ mL. Vamos fazer uma inseminação artificial em fevereiro/2012. Gostaria de saber as chaces de dar certo? E também se esse índice acusado no exame de FSH é muito aldo, dificultando uma gravidez.? Também li que as chances de resposta positiva para o estimulo ovariano esta por volta de 80%, é correto? Muito obrigada! Abraços. 

  244. MARA disse:

    boa tarde!! dr fabio,
    meu caso e fiv mesmo tenho trompas obstruidas,o que acontece e o seguinte fiz todos o exame para fazer a fiv ,
    quando fiz a histeroscopia diagnostica acusou que tenho espassamento poilipoide por toda parte posterior do utero, o medico  pediu pra eu fazer uma trans no QUARTO  dia da mesntruação eu fiz e ele disse que estou com espassamento e muitos  polipos e que terei que fazer cirurgia ,so que quando perguntei se depois poderia fazer a fiv ele disse vai depender da cirurgia,e me indicou pra outro medico ,NOSSA ESTOU COM MT MEDO DE NAO CONSEGUIR ENGRAVIDAR TENHO 29 ANOS E NAO TENHO FILHOS,DR SERA QUE DEVO PROCURAR OUTRAS OPINIOES ESTOU DESESPERADA,OBRIGADA

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Gislene,

    Na sua faixa de idade, a fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes taxas de sucesso.

    Abraços,

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Joyce,

    Seu FSH é limítrofe. Como você tem 40 anos, espera-se uma reserva ovariana menor, e resposta mais baixa à indução de ovulação.
    Não dá para saber previamente quantos óvulos é possível amadurecer.
    A inseminação intra-uterina em sua faixa de idade oferece chances de 10 a 20%.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    O importante é que você faça a polipectomia histeroscópica (retirada dos pólipos) com um ginecologista experiente, para preservar ao máximo seu útero e endométrio. Assim você vai poder fazer tranquilamente a FIV depois.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  248. AUDREY disse:

    Eu me chamo Audrey tenho 35 anos e tenho Endometriose, em 2007 fiz uma cirurgia e retirei um ovario e uam trompa esquerda, tomei 8 meses de zoladex, fiz todos os exames resonancia, histerosalpinpigrafia e outros, tudo isso foi em fev/2007, depois de tudo em dez/2007 descobri que tinha engravidado, foi uma felicidade só……agora estou tentando ja um tempo fiz novamente a histerosalpingografia tomei serophene 3 ciclos, mas nao consigo engravidar, gostaria de saber se agora so com fiv??????? muito obrigada, o Dr me indica o que???

  249. olá dr fabio estou aqui na clinica de fertilização anciosa porque as sete da manha será a minha transferencia, tenho 33 anos e estou na minha primeira fiv, o problema é quenão reagi muito bem a indução da ovulação e só produzi tres ovulos, destes 2 embriões que serão transferidos daqui á instantes, qual a minha chance de dá positivo???? obrigada, estou muito anciosa. o meu unico problema de infertilidade é ostrução tubaria bilateral e meu esposo não tem problemas e tem 29 anos.

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Gislene,

    Com a fertilização in-vitro (FIV), suas chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Audrey,

    Suas chances agora estão menores inclusive por causa de sua idade. Como você não pode esperar muito, existe indicação de tratamentos de reprodução assistida.
    Se sua trompa está boa, poderia ser tentada a inseminação intra-uterina, mas as maiores chances são efetivamente com a FIV.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Você tem idade boa, e se os embriões estiverem de qualidade, suas chances são excelentes.
    Vou ficar torcendo por você.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  253. dr fabio o meu medico deu nota 8 á um embrião disse que era um bom embrião mas não excelente e o outro deu nota 6. o que isto quer dizer??? obrigada. foram dois embriões transferidos no dia 24. grata.

  254. fabioeugenio disse:

    Daniela,

    Quer dizer que os embriões eram de qualidade intermediária. Mesmo assim suas chances são boas.
    Fica tranquila e aguarda o dia do beta-hcg.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  255. janet disse:

    Olá Dr. Fabio Eugenio. Boa tarde.Tenho boa saude ,me cuido  o bastante.Amo meu esposo.Juntos temos um excelente sonho de ter um filho.Temho 54 proximo de 55 anos. Qual a chance que tenho de gerar um filho pela tecnica de: fertilização in-vitro?Me responda por favor. Obrigado. Abraços.

  256. Renata disse:

    Oi Dr. Fábio! Tenho 28 anos (sem problemas), meu esposo 33 anos (baixa quantidade de espermatozóidos). Fizemos primeiro uma ICSI (02 embriões ótimos), depois uma transferência de congelados ( 02 embriões ótimos) e por último outra ICSI (03 embriões ótimos), no entanto todos os resultados deram negativos (<1.2). Em todos usei o Estradot ( 02 adesivos de 50mg a cada 48h) e utrogestan  (200mg de 8/8h). O que será q está acontecendo q o meu Bhcg + não vem? Será q devo mudar de profissional? Gostaria de sua opnião! Aguardo ansiosamente!

  257. Tenho 39 anos e sou laqueada hà 12 anos,menstruei com14 anos e ainda tenho um ciclo menstrual normal, mais me casei novamente e meu maridonão temfilhos gostariade saber seh´algumachance degravidez comfertilização invitro,e se houver se há algumrisco de deficiencia para o bebe,sepudermeresponderpor e-mail agradeço,fico aguardando

  258. Tenho 39 anos e sou laqueada hà 12 anos,menstruei com14 anos e ainda tenho um ciclo menstrual normal, mais me casei novamente e meu marido não tem filhos gostaria de saber se há alguma chance degravidez com fertilização in vitro,e se houver se há algum risco de deficiência para o bebe,se puder meresponder por e-mail agradeço,fico aguardando

  259. alessandra disse:

    boa noite dr. meu nome é alessandra tenho 22 anos
     eu resentimente tive uma gestaçao na trompa direita tive que tirar o nenem e a trompa tbm,o medico que me operou falou que a esquerda estava perfeita e ne um tempo de seis messes eu poderia engravidar de novo mais eu tenho medo de engravidar na unica trompa que restou e estava pensando em fazer ma inseminaçao pra nao correr esse risco…oque o senhor me aconselha e realmente eu preciso esperar os seis messes desde ja lhe agradeço

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Na sua faixa de idade é realmente inesperado ter 3 resultados negativos. Fica difícil avaliar sem detalhes do tratamento, tais como, resposta ovariana, classificação dos embriões, qualidade do endométrio.
    Mas o fato é que pode ter sido apenas a própria limitação do procedimento. Porém, você tem idade excelente, e certamente vai conseguir.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Existem chances muito boas de gravidez para você com a Fertilização in-vitro (FIV). Na sua idade (39 anos) os riscos de alterações genéticas nos bebês são muito pequenos.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  262. fabioeugenio disse:

    Oi Janet,

    Você tem chance de gravidez sim, através da fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Você pode tentar engravidar novamente após 2 meses. Sinceramente acho precipitado partir desde já para algum tratamento. Você deveria tentar engravidar naturalmente.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  264. alessandra disse:

    boa noite dr. mais uma pergunta so pra me tirar uma duvida,se por acaso eu engravidar agora tem risco de ser  outra gestaçao na trompa esquerda, muito obrigada pela sua atençao,um abraço alessandra
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

  265. alessandra disse:

    dr .tem risco de eu ter outra gestaçao na trompa, como ja tive uma, um abraço alessandra

  266. DR FABIO SOU EU DANIELA, EU FIZ A FIV DIA 24 DE NOVEMBRO E DIA 01 DE DEZEMBRO FIZ UM TESTE DE FARMACIA MAS DEU NEGATIVO, MEU MEDICO DISSE QUE NAO DEU TEMPO AINDA DE ACUSAR NO TESTE SO DIA 08. ELE TEM RAZAO?  AINDA POSSO TER ESPERENCA? ME AJUDE EM NOME DO SR JESUS. SE EU TIVESSE JA GRAVIDA ACUSARIA COM 7 DIAS DA TRANSFERENCIA? BJ

  267. silvania disse:

    Ola, Eu tenho 38 anos e estou tentando engravida a 1 ano, descobrimos que meu esposo tem uma quantidade peuquena de esperva vivo.
    Estou fazendo um tratamento para engravida, estou tomando gonal-f e synarel sprey.
    Eu moro fora do Brasil, tenho consuta no dia 8 de dezembro 2011. Qual o proximo procedimento que ele vai fazer. ja fiz todos os exames e meu esposo tambem.
    Outra pergunta: posso fazer atividades fisica tomando essas injecoes de gonal-f?
    obrigada.

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Existe este risco sim; porém, a maioria das gravidezes pós-ectópica são normais e intra-uterinas.

    Abraços,
    Dr.Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Segura um pouco sua ansiedade. Seu médico está absolutamente correto. Você fez o exame muito precoce.
    O resultado somente vai dar positivo a partir do dia 8.
    Abraços e boa sorte.
    Dr. Fábio Eugênio

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Silvânia,

    Acredito que você está fazendo algum tratamento de reprodução assistida, provavelmente uma fertilização in-vitro.

    Não há problema em fazer atividade física neste momento.

    Abraços,
    Dr.Fábio Eugênio

  271. marli disse:

    OI Dr tenho 43 anos fiz a retirada de ovulos no dia 28 de novembro só que minha medica nao marcou 3 dias depois para colocar os embrios de volta ela os congelou,sera que os ovulos naw estavam bons? ou meu utero naw estava preparado p recebe-los nesse mes? qual a data certa para coloca-los de volta? vou menstrua dia 11 de dezembro

  272. Leticia disse:

     Oi Dr.Fábio,
    Procurei um especialista em infertilidade após 5 anos de tentivas. (Já tinha feito em 2009 três inseminações , fiquei grávida de gêmeos, mas perdi na oitava semana).
    Desta vez me pediu o exame do Hormônio anti-mulleriano que deu um resultado bem abaixo do esperado; 0,38 e FSH 18,2. Tenho 35 anos!
    Ele me aconselhou FIV para ontem, devido ao número de óvulos estar  muito baixo e com o FSH mais alto do que o esperado.
    A dúvida é… vale a pena tentar o tratamento, visto que posso ter ciclos com apenas um óvulo maduro?
    Estou numa dúvida cruel, afinal além dos gastos financeiros tem a questão emocional. E nao sei se O DR. simplismente não quis me dizer que para mim não havia mais chances de engravidar.
    Agradeço sua atenção.

  273. Patricia disse:

    Dr. Fábio, tenho 35 anos e ja fiz uma fiv em 2008, e hj tenho um fiho de 3 anos, pretendo fazer uma nova fiv em 2012, pelo fato de ter dado certo na primeira, isso aumentam minhas chances na segunda?
    Obrigada

  274. Rosy disse:

    Olá Doutor… Tenho 29 anos e meu marido 42 anos, ele foi diagnosticado oligoespermia severa e ontem fizemos a nossa primeira FIV, tive resposta de somente três folículos com Gonal 112Ui e Bravelle 150Ui. Dos três folículos, 2 virarão embriões sendo que um deles não desenvolveu e o outro foi da classe A, ou seja, somente um (classe A) foi transferido. Qual a probabilidade de dá certo a FIV? Meu marido e eu estamos com bastante esperança. Estou fazendo repouso total, só levantando para ir ao banheiro e as vezes fico sentada pq as costas doem de ficar somente deitada. Desde já agradeço :)  

  275. KARINA disse:

    Dr Fabio, tenho 38 anos ja tive dois filhos, mas quero engravidar de novo, mas agora nao tenho condiçoes. Meus ovulos ainda podem ser congelados para uma futura gravidez  ou ja estao muito velhos. obrigada

  276. Andréa Silva disse:

    Dr Fáio, tenho 41 anos, nao tenho filhos, já fiz 3 inseminações que nao deram certo. Quais as minhas chances com a FIV? Nossos exames estão todos normais.

  277. Michelle disse:

    Dr. Fábio, primeiramente o parabenizo por este excelente canal de comunicação para nós que estamos na luta para engravidar através de tratamento em questão. tenho 34 anos – nenhum problema detectado -  e meu esposo, 37 anos,  apresentou um alto índice de fragmnetação do DNA espermático reduzido com dieta.Estou na minha segunda FIV e estou na espera do beta. Da primeira vez apenas 2 embriões do tipo B foram implantados, e o resultdado foi negativo. Dessa vez  consegui implantar 4 embriões (2A e 2B).  Vejo que junto aos tipos se fala em números, mas não sei dizer quais foram os meus. Gostaria de saber das minhas chances em obter um positivo dessa vez. obg Michelle

  278. karolina disse:

    Olá dr.
    tenho 28 anos,uma unica trompa q segundo imagens do raio x é alta,erguida,porem pervia e de calibre normal e meu utero é posicionado do lado esquerdo,e meu marido tem 25 anos e na capacitação espermatica q fez deu oligoespermia (12 milhões por ml ejaculado),dos quais 60% imoveis,apenas 10% tipoA .
    Dr.será q como esses diagnostigos é possivel uma gravidez natural ou so com fiv mesmo?Qual seria nossa chance de engravidar naturalmente?
    Obrigada.

  279. ana lucia disse:

    boa tarde dr.fabio, minha filha teve uma gravides dupla de sete semanas ectopica e anembrionaria detectada e interrompidas no ultimo dia 12, mas apos a cesariana a qual foi submetida ela não menstruou, isso é normal? sera que tiraram o utero dela?oque devo fazer para ajuda-la ela estádesesperada com medo de não poder ser mãe, sei que ela teve um grande sangramento interno

  280. Alessandra disse:

    Olá Dr. tenho 37 anos, a 7 tento engravidar, segundo meus exames meu estradiol e o fsh é muito baixo, e por 8 meses fiz tratamento com Indux e estrofen, consegui engravidar mas tive um aborto espontaneo com 8 semanas, após esse aborto a 1 ano e meio não consegui mais. Fui indicada pelo meu médico a procurar um especialista em Reprodução Humana, já passei por entrevitas, fiz todos os exames necessários, a médica disse que os exames estão ótimos, e me indicou a FIV, minha dúvida: quais as chances de engravidar? corro risco de um novo aborto? não seria melhor antes do FIV tentar a Inseminação? obrigada

  281. BOM DIA DR, TENHO 38 ANOS E MEUS EXAMES DERAM NORMAIS E DO MEU ESPOSO TAMBÉM, PORÉM O EXAME DE COITO TESTE DE HUHNER DEU QUE OS ESPERMATOZÓIDES CHEGAM E MORREM DENTRO DO COLON(NAO SEI SE CITEI OS NOMES CERTOS) ESTOU NERVOSA, PENSO EM REPETIR O EXAME DE COITO NOVAMENTE POIS AS VEZES AQUELE MES EU NAO ESTAVA OVULANDO E O MEDICO NAO ME DEU INDUÇÃO DE OVULAÇÃO E NEM ULTRASON E JÁ ME ENCAMINHOU PARA UMA CLINICA PARA INSEMINAÇÃO E OU FERTILIZAÇÃO, TENHO MEDO DE FAZER E POR ESSA INCOMPATIBILIDADE MINHA COM ELE NAO DÊ CERTO. GOSTARIA DE UMA OPINIÃO. AGRADEÇO E NO AGAURDO. 

  282. Camila disse:

    Olá Dr. Fábio! Moro na Bahia e hj tenho 36 anos.Em 2006 tive uma gravidez ectopica, o mécico que fez a minha cirurgia falou que poderia engravidar depois de um ano normalmente. Fique muito tempo tentando naturalmente e sem sucesso. No início desse ano procurei uma especialista em reprodução, no CEPARH em Salvador. Eu e meu marido fizemos todos os exames, somente a histero que detectou a trompa direita obstruida. A médica falou que tenho chances. Estou tomando o clomid desde março e fazendo as ultrassons seriada, mas quase todos os meses estou ovulando do lado que a trompa é obstruida. Somente no mês de agosto estava do lado direito. Ela receitou o ovitrel e o ultragestan. Mas o resultado foi negativo. Em novembro tb estava do lado certo, tomei clomid, 6 injeções de menopur, 1 de ovitrel e ultragestan. Achei que esse mês daria certo, minha menstruação até atrasou, não quis fazer o beta com medo do negativo, mas essa semana a menstruação veio. O senhor acha que devo partir logo para a FIV? Pensei em fazer a fertilização em janeiro de 2012. Eu e meu marido estamos sofrendo muito com essa demora, pois queremos muito um filho. Já temos 6 anos de casados.
    Desde já agradeço.

  283. Tatiane disse:

    Boa tarde! Tenho 33 anos e meu marido 34, somos primos de primeiro grau (meu pai é irmão da mãe dele), além do que ele é vasectomizado a  8 anos, optamos pela FIV. As chances são boas para a gravidez devido ao tempo de vasectomia? Existe riscos de má formação ou doenças por sermos primos?

  284. Lígia disse:

    Oi Dr.Fábio,
    Tenho 31 anos e após 1 ano de tentativa descobri que tenho aderências nas trompas…além de ovários policisticos…tenho duas alternativas a videolaparoscopia para lise das aderências ou FIV…gostaria de saber se depois da vídeo minhas chances de engravidar naturalmente é boa???e quando a FIV quais e seriam minha chances???o espermograma do meu marido tá normal.

  285. vanessa disse:

    boa tarde. tenho 31 anos a 2 anos e meio tento engravidar, já tomei indux e outros da mesma família, tomei gonal f e tive coito programado, fiz todos os exames de fertilidade, uma video p/ descartar endometriose, uma inseminação e nada. meu marido fez espermograma e deu tudo certo com ele na inseminação. agora a dúvida que o médico lançou é se eu devo repetir uma nova inseminação ou partir para a fiv. realmente não sei o que fazer o médico falou que as chances da inseminação são de 30% e a da fiv 40%. devo partir para uma fiv? estou perdida em razão de qual procedimento adotar, este será minha última tentativa. obrigada

  286. obviously like your web-site however you have to test the spelling on quite a few of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I to find it very bothersome to inform the truth then again I?ll surely come back again.

  287. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    Não entendi por que seus óvulos não foram fertilizados naquele dia, e os embriões transferidos ao útero.
    É necessário conversar com calma com sua médica para que ela lhe explique. Será que seu endométrio estava inadequado?
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  288. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Realmente seus exames mostram uma reserva de óvulos muito reduzida, o que é inesperado na sua idade.
    É importante também o aspecto dos ovários (ultrassom) para decidir se vale a pena tentar uma FIV com seus próprios óvulos, ou se a opção seria a FIV com óvulos doados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  289. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O fato de já ter tido um filho é positivo para a chance de uma nova gravidez.
    Porém, temos que considerar um pequena redução da chance pelo fato de você ter 4 anos a mais do que na primeira tentativa.
    Ainda assim as possibilidades de sucesso são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  290. Aline disse:

    Dr. Fábio,
    Tenho 35 anos e no dia 13/12 transferi 2 embriões do tipo A (com 5 dias), minha mesntruação no ciclo normal teria vindo ontem 19/12, como não veio, fiquei anciosa demais e hoje fiz o teste de farmacia que deu negativo. Será que ainda existe chance de eu estar grávida? Qual o minimo de dias para o BHCG

  291. Emily disse:

    Boa Tarde,
    Dr.Fábio Eugênio,
    Gostaria de tirar uma dúvida, pois eu queria engravidar, eu:33anos, portadora de pequenos miomas intramurais, dizem alguns que as vezes eu tenho ovários policisticos.Meu marido 56anos, mais de 5anos tomando vários antidepressivos, ejacula gotas, resultado do seu espermograma 92%morto e 8%vivos, com base nestes dados, é possivel dizer se tenho alguma change de engravidar e qual seria a tecnica usada pra o nosso caso.
    Atenciosamente,
    EMILY

  292. fabioeugenio disse:

    Oi Rosy,

    Você tem idade excelente, mas sua produção de óvulos foi pequena. Com apenas 1 embrião transferido, a chance de gravidez fica em torno de 30%.
    Acho que você deve estar hoje (23) recebendo o resultado do beta hcg.
    Fico torcendo por você!!

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Você pode sim congelar seus óvulos, caso não pretenda engravidar nos próximos 2 a 3 anos. Aos 38 anos ainda existe boa qualidade ovular.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  294. fabioeugenio disse:

    Olá Karolina,

    Estas alterações que você me passou não impedem completamente a gravidez espontânea. mas pode haver mais dificuldade de conseguir. Como você tem idade boa, tenta por 6 meses a um ano, e se não conseguir, melhor recorrer à reprodução assistida.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  295. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    Havendo formação de bons embriões suas chances são de até 50% por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  296. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    A esta altura você já deve ter feito o teste de gravidez – espero que positivo.

    Você transferiu quatro embriões de boa qualidade, e, portanto, as chances são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  297. karolina disse:

    Obrigada por responder dr Fabio!o senhor é uma luz para todas nós q estamos nessa batalha angustiante,com toda sua paciencia e bondade.Parabens pela iniciativa.
    Abraços

  298. deisimar disse:

    ola tenho 39 anos gostaria de saber se ainda posso fazer enciminaçao  pois  sou ligada

  299. Priscila disse:

    Dr. Fábio, boa tarde!
    Tento engravidar a 4 anos e meio, descobri que tenho endometriose no ano passado, fiz então a video, tomei zoladex por 6 meses e semana passada fiz a FIV. Tive 5 embriões mas só 2 se desenvolveram, um 10 B e um 4 D.Fiquei um pouco assustada pois esperava ter um desenvolvimento melhor, já que respondi bem aos medicamentos, tento 7 óvulos. É normal poucos embriões se desenvolverem? Tenho chances nessa primeira tentativa? Agora aguardo semana que vem para fazer o beta. Abraços.

  300. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    Muito improvável que tenham feito retirada do útero, principalmente sem comunicar à família.
    A menstruação normalmente retorna de 30 a 45 dias após a perda.
    O melhor a fazer é conversar com o médico que a operou.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  301. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    A FIV oferece melhores chances, sem dúvidas. Porém, se você tem trompas boas, e o espermograma de seu marido é adequado, pode-se tentar a inseminação intrauterina antes da FIV.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O teste pós-coito é muito inespecífico, e pouco utilizado hoje em dia.
    Não costumamos nos basear nele para indicar algum tratamento ao casal.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  303. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,
    Levando em conta sua idade atual (36 anos), o tempo de subfertilidade (muitos anos), e o fator tubário presente, a melhor opção é realmente a fertilização in-vitro (FIV).
    E suas chances de gravidez são excelentes.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  304. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiane,
    As chances de gravidez pela FIV na sua idade são excelentes, mesmo com 8 anos de vasectomia. E os riscos aumentam apenas um pouco pelo fato de serem primos.
    A grande maioria das gravidezes é perfeitamente normal.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  305. Rita disse:

    Boa tarde Dr!
    Tenho 35e meu marido 39 anos, estamos tentando engravidar há 2 anos, sem sucesso. Procuramos ajuda de um especialisata em reprodução assistida e o mesmo nos pediu alguns exames básicos, espermograma, hormônios, etc… Os exames do meu marido apresentou alteração no espermograma, e varicocele. No meu, endometriose no ovário esquerdo e alguns focos no ovário direito, porém, quando vi a alteração no meu exame de CA 125 fiquei com medo e procurei um ginecologista que me pediu pra fazer uma videolaparoscopia, fiz e foi retirado uma boa parte do meu ovário esquerdo ( hoje ele mede apenas 2,0×1,0×1,9, já o ovário esquerdo foi feito apenas cauterização dos focos. Após 3 meses da cirugia voltei ao especialista em FIV e este disse que não deveria ter feito a videolaparoscopia sem antes falar com ele, agora me pediu o exame de FSH no 2º dia da minha menstruação e deu 11,6mUI/ml, e o exame de Hormônio Anti-Mulleriano deu 0,89ng/ml. Estou tomando há 1 mês um remédio que o ginecologista receitou para ver se impede a atividade da endometriose chamado Cerazette, o especialista em FIV está de férias e por isso estou tomando o remédio para não menstruar. Depois de tudo isso, o que o Sr acha, eu conseguiria engravidar por FIV? Minha reserva ovariana é baixa?? Abraços
    Rita

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Lígia,

    Como você tem idade excelente (31 anos), as duas opções são boas. Optando pela vídeo, é preciso um pouco de paciência para tentar a gravidez natural após a cirurgia.
    A FIV tem a vantagem de resposta (gravidez) mais rápida, pois na sua idade as chances de sucesso são muito boas.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Como vocês já estão tentando há muito tempo, e desgastados pela situação, aconselho a fazer a FIV, que na sua faixa de idade, e com formação de bons embriões, oferece chances de gravidez maiores que 60% !!
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Você fez o exame muito cedo !! Com transferência 13/12, você deve fazer o beta-hcg do dia 25 em diante.
    Vou ficar torcendo por um resultado positivo.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  309. fabioeugenio disse:

    Oi Emily,

    O espermograma dele está muito alterado. A melhor opção no caso é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI.
    Estes seus pequenos miomas, ou os ovários policísticos, não vão atrapalhar no tratamento.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Karolina,

    Obrigado pelas palavras carinhosas e de incentivo !!
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  311. fabioeugenio disse:

    Oi Deisimar,

    Pode sim, mas o tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV), pois você tem trompas ligadas.
    Suas chances de gravidez são muito boas.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    A endometriose pode prejudicar a qualidade dos óvulos e dos embriões, mesmo você tendo sido tratada da doença.
    Como você transferiu um embrião muito bom ( 10 B ), tem chance de gravidez sim.
    Vou ficar na torcida por um beta-hcg positivo.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  313. Fernanda disse:

    Dr.Fabio, 
    Tenho 31 anos e meu marido 34, devido a um problema no espermograma: baixa quantidade e qualidade de espermatozóides, estamos fazendo tratamento da FIV,  fiz a coleta do óvulos, meus U.S , deram bons resultados, e no dia 17/12 fizemos a transferência de 2 embriões, porém no dia 20/12 tive um pequeno sangramento, que foi aumentando chegando a sair coágulos, e meu médico aumentou  a dosagem dos medicamentos (estrofem e evocanil), esse sangramento persistiu até o dia 25/12…no dia 26/12(ja tinha parado o sangramento)  fui ao consultório e fiz um Ultrason trans-vaginal, e fomos informados que o sangue estava grosso, e que poderíamos ter esperança que estava tudo bem. Realizei o exame de beta hcg, mas deu negativo. Gostaria de uma opinião do que pode ter acontecido, já que meu utero estava preparado para receber o embrião… ? Pq houve sangramento logo apos 3 dias da transferência? E possivel dar certo  na 2° tentativa? Por favor me ajude a tirar minhas dúvidas… Obrigada.

  314. sony disse:

    boa tarde
    DR.FÁBIO EUGÊNIO
    tenho 36 anos , o meu marido 33 , fizemos tres inseminações e a treceira deu resultado . a 6 de março de 2011  teste positivio… mas não correu bem… com 28 semanas teve que nascer o meu menino … veio a falecer dois meses depois… agora passados 5 meses será que já posso voltar a fazer tratamento ,inclusive fiv ?
    muito obrigado pela atenção

  315. fabioeugenio disse:

    Oi Rita,

    Sua reserva ovariana parece baixa pelos exames, mas você tem idade boa.

    É possível sim você engravidar pela FIV. Mas não deve perder tempo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  316. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Se seu endométrio estava bem preparado, é muito estranho este sangramento logo após a implantação, como também este sangramento pode comprometer a implantação embrionária.
    Lógico que você pode engravidar em uma 2a tentativa, mas antes é bom avaliar com cuidado sua cavidade uterina e endométrio.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  317. fabioeugenio disse:

    Olá Sony,

    Lamento muito esta sua perda pela prematuridade do seu bebê.

    Se seu útero e estado hormonal já voltaram ao normal, você já pode fazer novo tratamento.

    Boa sorte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  318. anita disse:

    ola Dr. eugenio
    tenho 37 anos e gostaria de saber sua opinião pelo seguinte: fiz um histeroscopia, fui laquiada trompra dta, e fiz uma FIV e infelizmente o beta foi negativo

  319. fabioeugenio disse:

    Oi Anita,

    Você tem idade excelente para engravidar pela FIV. Não desista !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  320. BOA TARDE ! OLÁ DR FÁBIO EUGENIO,GOSTARIA DE SABER AONDE POSSO ENCONTRAR UMA CLINICA PARA FAZER A PUNÇÃO, MEU NAMORADO FEZ A VASECTOMIA A  QUASE 9 ANOS . GASTARIA  DA SUA AJUDA MORO NO RIO DE JANEIRO DESDE JÁ JÁ AGRADEÇO ! OBRIGADA E TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA 

  321. BOA TARDE DR ! GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PUNÇÃO E NO MESMO DIA DA PUNÇÃO FAZ A INSEMINAÇÃO ? GOSTARIA DE ESCLARECIMENTO DESDE JÁ AGRADEÇO!

  322. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    A punção dos testículos (PESA) é realizada no mesmo dia da coleta dos óvulos, durante o proceso de fertilização in-vitro.

    Para maiores informações pode me contactar diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  323. nilce disse:

    OI DR. MES Q VEM, FEVEREIRO COMPLETO 42 ANOS E EMA MARÇO VOU FAZER UMA FIV, O MEDICO ME FALOU Q MEU HISTORICO É MUITO BOM, AINDA VOU FAZER TODOS OS EXAMES, SERÁ Q TENHO BOAS CHANCES PARA DAR CERTO, QUAL O PERCENTUAL DE CHANCES EU TENHO, MINHA MÃE TEVE UMA GESTAÇÃO NORMAL AOS 45 ANOS, ISSO A 22 ANOS ATRAZ. UM ABRAÇO

  324. fabioeugenio disse:

    Oi Nilce,

    Suas chances de gravidez na FIV são em torno 30 a 40%, a depender da qualidade dos embriões formados. Fundamental ainda avaliar sua reserva ovariana antes do tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  325. nilce disse:

    BOA TARDE DR, FIQUEI ATE FELIZ COM O PERCENTUAL DAS MINHAS CHANCES, SÓ FIQUEI EM DÚVIDA SOBRE  O Q O SR ME FALOU  SOBRE:::FUNDAMENTAL AINDA AVALIAR SUA RESERVA OVARIANA ANTES DO TRATAMENTO.SERIA SABER SE EU AINDA OVULO SEM MEDICAÇÃO PARA A FERTILIZAÇÃO?   UM ABRAÇO DR.

  326. Eliane Alves disse:

    olá drº. tenho 31 anos e já fiz todos os exame e nada de errado conosco. resolvemos optar pela fiv, mas estou muito ansiosa com medo de não dar certo. devida a minha idade avançada será que tenho chances?
    meu marido tem 29 e eu 31.

  327. Célia disse:

    Boa tarde, Dr.Fabio, faz 8 anos que estamos tentando engravidar, tenho 42 e meu esposo 46, já fizemos todos os exames mas não acusou nada, diante do sonho de construir uma família  decidimos fazer uma FIV,  meu ultimo exame de fsh acusou 10,11,  ocorre que estou com algumas duvidas, iniciarei a fiv entre o dia 24 e 25 de fevereiro, pois é o dia que deverei menstruar, a partir dai farei exames de us para acompanhar os folículos, juntamente tomarei os seguintes medicamentos gonas 450 e cetrotide 0,25, ambos 5 ampolas, meu médico disse que vai depender se os folículos alcançarem o tamanho ideal , ou seja gostaria de saber qual o tempo e tamanho ideal para continuar o tratamento, e quando começarei a tomar os remédios, pois meu medico só pediu para ligar para ele quando eu menstruar mas não entrou em detalhes, alem disso esse tratamento causa alguma dor, outra curiosidade é que o meu medico disse se eu pagar um valor a mais  é possível saber se os embriões não correm o risco de ter ma formação ou alguma doença, gostaria de saber se isto é possível. Enfim desculpe não que eu esteja desconfiada do médico, mas estou um pouco ansiosa e pedindo a Deus para que tudo de certo, o Dr. acha que tenho chances.Desde já agradeço a sua compreensão e atenção, Um grande abraço.

  328. fabioeugenio disse:

    Oi Nilce,

    Provavelmente você ovula sim. Mas mesmo assim na FIV é preciso estimular o ovário para que vários óvulos amadureçam ao mesmo tempo.

    A avaliação de reserva é para estimar a resposta que o ovário terá.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  329. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Quem te disse que você tem idade avançada?? Você tem idade excelente para engravidar.

    Sua chance na FIV é muito boa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  330. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Você tem chance de engravidar sim. A estimulação do ovário em geral é iniciada no 2o ou 3o dia do ciclo, e dura cerca de 10 a 11 dias.
    O tratamento não causa dor.
    Em relação ao exame dos embriões, ele deve estar se referindo à técnica de PGD (diagnóstico genético pre-implantação), que analisa os embriões antes de transferi-los ao útero.
    Boa sorte no seu tratamento.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  331. nilce disse:

    PARA CÉLIA………CÉLIA VI SEU COMENTARIO TENHO A MESMA IDADE Q A SUA E EM MARÇO VOU FAZER FIV, POR FAVOR ME PASSA SEU E-MAIL SE POSS´VEL GOSTARIA MUITO DE ENTRAR EM CONTATO COM VC, MEU CASO É MUITO PARECIDO COM SEU. O DR FABIO FOI MUITO LEGAL E ME TIROU MINHAS DÚVIDAS, ADMIRO MUITO PESSOAS COMO ELE DE ENTRAR AQUI E TIRAR NOSSAS DÚVIDAS, FICO NO AGUARDO UM GRANDE ABRAÇO ,MEU E-MAIL.   nilcege@hotmail.com

  332. Célia disse:

    Ola  Dr. Fabio sou eu outra vez, obrigada pelos esclarecimentos, mas se a estimulação do ovário dura de 10 a 11 dias , quantos e qual tamanho necessário que deverá  crescer os folículos para dar segmento ao tratamento. Com relação a   este exame PGD o que é possível descobrir através dele. Obrigado desde já e bom fim de semana. 

  333. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Os folículos maduros chegam a 17 – 18 mm, ou mais. O PGD permite descobrir várias doenças genéticas e cromossômicas.
    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  334. Célia disse:

    Ola Nilce, achei legal sua vontade em trocar ideias, ja enviei um email para você, em se tratando do Dr. Fabio, fiquei muito feliz em descobrir o site do Dr., pois tenho muitas dúvidas e até o momento tudo que eu perguntei a ele ficou esclarecido.Nos dias de hoje  infelizmente é difícil achar pessoas que estão dispostas a ajudar, mas sempre há anjos feito o DR. Fabio, e agradeço a Deus todos os dias por isso.Enfim fico no aguardo de seu email, estarei iniciando minha FIV esta semana e espero depois voltar aqui e contar a todos que deu certo.Um abraço para você e para o Dr. Fabio

  335. aline disse:

    olá Dr Fabio,
    Quando a causa de infertilidade é somente fator masculino em quais ocasioes estariam indicados os tratamentos de Inseminaçao intra uterina e FIV em termos de quantidade, qualidade e motilidade de espermatozoides.Obrigada

  336. aline disse:

    aha esqueci tenho 27 anos e nao apresento nenhum problema todos meus exames estao ok, há 6 anos tentamos uma gravidez sem sucesso. Obrigada.

  337. Fernanda disse:

    Oi Dr.Fabio, vou fazer minha segunda tentativa da Fiv, porém estou aguardando o primeiro dia da minha menstruação, para começar com o Lupron, e  queria saber a partir de que momento conto o primeiro dia, se é qdo desce aquela "sujeirinha", ou qdo desce o sangue vermelho mesmo….. e queria saber também como não deu certo na primeira tentativa, se é preciso fazer algum outro tipo de exame e qual seria, pois eu só fiz o ultrassom trans-vaginal… se o Dr. puder me esclarecer, agradeço muito! Obrigada!

  338. Fernanda disse:

    Dr.Fabio, por favor mais uma dúvida, depois da primeira tentativa sem sucesso, qdo posso iniciar a segunda tentativa, pois fiz o teste beta dia 30/12/2011, deu negativo… parei com as medicações como instrução do meu médico e dia 1° janeiro desceu pouco ficando uns 4 dias +- e hj 25/01/2012 desceu novamente, ja posso começar o tratamento ou tenho q esperar mais um ciclo? Obrigada, Abraços!

  339. marcleia disse:

     
    ola doutor tudo bem, meu nome é marcleia , tenho 31 anos tou tentando engravidar a 6 anos tenho uma das tronpas obstruida, sera k consigo engravidar com fiv. obrigada

  340. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Normalmente para que a inseminação intrauterina seja satisfatória, é preciso pelo menos 5 milhões de espermatozóides com motilidade normal por ml de sêmen, e com morfologia boa. Se tiver menos que isso, a preferência é pela fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Sua idade é muito boa. Os tratamentos de reprodução assistida oferecem excelentes chances para você.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. PAULO disse:

    boa tarde a minha esposa fez uma inseminaçao invitro todo correu bem colocamos 2 embrioes ja facundados a 7 dias hj acordou de manha foi urinar quando se limpou tinha sangue …. sera que e do periodo ? nos pensavamos k ao fazermos o tratamento ficaria automaticamente gravida

  343. aline disse:

    Dr Fabio,
     
    È possivel fazer congelamento do semen no teste de capacitaçao para  posteriormente fazer o tratamento de inseminaçao?
    Obrigada

  344. CARLA disse:

    OLÁ DR.FABIO EUGÊNIO, PRIMEIRAMENTE É DE GRANDE VALOR TER ALGUEM AQUI COMO O SR. PARA ESCLARECER NOSSAS DUVIDAS, DR. MEU CASO É SEGUINTE PARTIR PARA UMA FIV DEVIDO Á 4 ANOS ATRAS TER FEITO UMA LAQUEADURA SEGUNDO O MEU MÉDICO TODOS OS MEUS EXAMES E O DO MEU MARIDO ESTAVAM OK, COMECEI A MEDICAÇAO COM GONAL 225 NO QUINTO DIA DO MEU CICLO NO TERCEIRO DIA FIZ A ULTRASSON QUE CONSTATOU O CRESCIMENTO APENAS DE 4 FOLICULOS A MINHA CAPACITAÇAO FOI MARCADA APOS 10 DIAS QUE HAVIA INICIADO ESTE TRATAMENTO, HOJE SEGUNDA FEIRA SERIA MINHA TRANSFERENCIA POREM MEU MEDICO EXPLICOU QUE MEUS OVULOS SAO DE BAIXA QUALIDADE E PROVAVELMENTE TERIA POUCAS CHANCES EM UMA PROXIMA E ME SUJERIU A FERTILIZAÇAO COM DOAÇAO DE  OVULOS O QUAL A MESMA SERIA 50% DE DE DAR TUDO CERTO TENHO 37 ANOS E ESTOU PRECISANDO MUITO QUE SR TIRE MINHAS DUVIDAS EM RELAÇAO DO PQ. AOS 37 ANOS ESSES OVULOS ESTAREM DE TAO MA QUALIDADE, UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA

  345. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Considere o primeiro dia quando desce efetivamente a menstruação (e não apenas uma “borra”).

    A necessidade ou não de novos exames depende do quadro clínico, e dos parâmetros do primeiro ciclo de FIV (resposta ovariana, qualidade dos embriões, etc).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  346. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Você já pode iniciar novamente neste ciclo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  347. Adriana disse:

    Boa noite Dr, tenho 30 anos e exames ok, meu marido 42 anos, fez reversão de vasectomia a 6 anos atrás, resultado: azoospermia, qual metodo indicaria pra eu fazer? A FIV na minha idade seria boa? Obrigada.

  348. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Certamente a fertilização in-vitro (FIV) na sua idade(31 anos) vai oferecer excelentes chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  349. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    Nenhum tratamento garante 100% de certeza de gravidez. Porém, um pequeno sangramento como este pode não ter significado.
    Portanto basta ter paciência, e procurem manter as medicações e fazer o exame de gravidez no dia indicado pela equipe médica.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  350. marcleia disse:

    la doutor tudo bem, olha sou muito ansioza fico pensando todo mes sera k estou gravida este mes, gostaria de saber sera k nao engravidei ate hj é por calsa da ansiedade , e se tem algum  medicamento k possa estar tomando, para k eu possa ficar mas relaxada na hora h. abraço e muito obrigada pelos esclarecimento…

  351. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    É perfeitamente possível congelar amostra do sêmen no mesmo dia do exame de capacitação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  352. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    É difícil tecer comentários clínicos sem ter detalhes do seu caso.

    É fundamental uma reavaliação detalhada de sua reserva ovariana. Como sua idade é muito boa (37 anos), pode valer a pena fazer estratégias diferentes de estimulação ovariana, na tentativa de conseguir óvulos de melhor qualidade, e assim te oferecer chances de gravidez com seus próprios óvulos, antes de optar pela doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  353. Regina disse:

    FIZ A MINHA TRANSFERENCIA ONTEN E AGORA CORRO O RISCO DA GESTAÇAO NAO IR A FRENTI.OBRIGADA

  354. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Na sua idade, a fertilização in-vitro (FIV) oferece ótimas chances de gravidez. Os espermatozóides seriam aspirados diretamente dos testículos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  355. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Na sua idade, a fertilização in-vitro (FIV) oferece ótimas chances de gravidez. Os espermatozóides seriam aspirados diretamente dos testículos.

    Portanto, trata-se de excelente opção.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  356. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Somente ansiedade não impede gravidez. Se você tem uma trompa obstruída, melhor procurar um especialista para conduzir seu caso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  357. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Existe possibilidade de falha no tratamento. Mas este momento deve ser de calma e otimismo, até o teste de gravidez. Boa sorte!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  358. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Fica tranquila. Existe possibilidade de falha no tratamento. Mas este momento deve ser de calma e otimismo, até o teste de gravidez. Boa sorte!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  359. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Fica tranquila. Existe possibilidade de falha no tratamento. Mas este momento deve ser de calma e otimismo, até o teste de gravidez (após 12 dias). Boa sorte!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  360. Célia disse:

     
    Boa tarde Dr. Fabio iniciei meu tratamento para a FIV dia 26/01/2011 , foi quando comecei a tomar 300 de gonal , ocorre que desde o momento que comecei a tomar este remédio sinto dores de cabeça fortíssimas , a 4 dias não consigo dormir, embora eu saiba que tenho enxaqueca , mas as dores aumentaram muito e com mais freqüência, todos os dias acordo tomo remédio para passar a dor a noite a dor volta e tomo remédio novamente e assim vai. Eu avisei meu medico sobre as dores ele pediu para tomar os remédios que estou acostumada a tomar inclusive um mais forte em momentos de crise chamado sumax. Minha duvida é estou no sexto dia do tratamento meus folículos estavam medindo 8 então o meu medico pediu para continuar a tomar o gonal ate chegar o tamanho ideal, ou seja, hoje é o 8 dia e ate quando vou tomar este remédio e continuar sentindo essas dores de cabeça?, E normal sentir essa dores? tenho tomado muitos analgésicos e sumax isso pode atrapalhar meu tratamento?Por favor me de uma luz estou bem preocupada tenho 42 anos e bem insegura, desde já obrigada pela atenção.

  361. Carol disse:

    Boa noite Dr. Fabio, tenho 31 anos e meu marido 40, estamos a 4 anos na tentativa. ja fizemos todos os exames e nao temos problemas aparente, ja fiz três induçoes via oral e tres induçoes com injeçoes GONAL. como os resultados deram negativos, passamos diretamente para a FIV. na aspiraçao foram retirados 18 ovulos, a metade escolhemos para fazer embrioes e o restante esta congelado, desses  embrioes resultaram em 4, e ja implantei duas vezes. e as duas vezes teram negativos. Tem como o Senhor me informar porque que nao deu certo? tem alguma causa aparente?

  362. marcleia disse:

    ola doutor  sou a marcleia gostaria de saber se pode reculpera uma tronpa obstruida?

  363. nilce disse:

    BOA TARDE DR FABIO, PRECISO TIRAR UMA DÚVIDA, ESTE MES VOU FAZER A FIV, OU MEHOR VOU MENSTRUAR DIA 20 E COMEÇAR O TRATAMENTO, MINHA MEDICAÇÃO É: 1 UN PUREGON
    8 UN MENOPUR
    1 UN OVIDREL
    VOU FAZER EM CURITIBA , PARANA, TENHO UMA AMIGA Q ESTA FAZENDO A MEEDICAÇÃO AGORA NESTES DIAS NO ITERIOS DE SP, E A MEDICAÇÃO DELA É A SEGUINT.
    5 UN GONOL
    5UN CETROTIDE
    1 UN OVIDREL,
    A DIFERENÇA DE  PRECOS DOS DOIS TRATAMETNOS É MUITO GRANDE, ENQUANTO MEU TRATAMENTO DARÁ 1,900,00 O DELA  FOI  9,100,00 SÓ DE MEDICAMENTOS,POR  Q MOTIVO EXISTE ESTA DIFERENÇA GRANDE , OS MEDICAMENTOS TEM OS MESMOS EFEITOS? FIQUEI PREOCUPADA COM ISSO, E OUTRA COISA DR, ONDE SÃO APLICADAS AS INJEÇÕES DO TRATAMENTO.  UM GRANDE ABRAÇOQUE DEUS ABENÇÕE VC POR SEMPRE NOS TIRAR ESTAS DÚVIDAS, Q ABENÇOE MINHA AMIGA CELIA Q ESTA EM TRATAMENTO E A MIM Q EM BREVE TB ESTAREI. BOM FINAL DE SEMANA DR FABIO.

  364. nilce disse:

    BOA TARDE DR FABIO, PRECISO TIRAR UMA DÚVIDA, ESTE MES  VOU FAZER A FIV , OU MEHOR VOU MENSTRUAR DIA 20  E COMEÇAR O TRATAMENTO, MINHA MEDICAÇÃO É;
    I UN PUREGON
    8 UN MENOPUR
    I UN OVIDREL
    VOU FAZER EM CURITIBA NO PARANÁ, TENHO UMA AMIGA Q ESTA FAZENDO A MEICAÇÃO AGORA NESTES DIAS NO INTERIOR DE SP E A MEDICAÇÃO DELA É A SEGUINTE.
    5 UN GONOL
    5 UN CETROTIDE
    1 UN OVIDREL
    A DIFERENÇA DE PREÇOS DOS DOIS TRATAMENTO , DO MEU E DO DELA É MUITO GRANDE ENQUANTO O MEU TRATAMENTO DARÁ 1,900,00 O DELA FOI DE 9,100,00, POR Q MOTIVO EXISTE ESTA DIFERENÇA GRANDE DE PREÇOS, OS MEDICAMENTOS TEM OS MESMOS EFEITOS? FIQUEI PREOCUPADA COM ISSO, E OUTRA COISA DR, ONDE SÃO APLICADAS ESTAS INJEÇÕES? UM GRANDE ABRAÇO Q DEUS  ABENÇOE VC POR SEMPRE NOS TIRAR ESTAS DPUVIDAS, E Q DEUS ABENÇOE MINHA AMIGA REGINA Q ESTA EM TRATAMENTO E A MIM Q EM BREVE TB ESTAREI. UM OTIMO FINAL DE SEMANA DR. FABIO, E OBRIGADA.

  365. Roberta disse:

    Olá doutor,eu tenho 33 anos e há 3 tento engravidar usei seropehe por 6 meses e nada,já fiz todos os exames e não apareceu nada o médico disse que é infertilidade sem causa aparente,gostaria de saber se é verdade que com esse tartamante com serophene eu perdi muitos óvulos e se ainda tenho idade para fazer FIV?pois mudei para outra cidade e a médica me disse isso,me ajuda doutor.

  366. clara r c disse:

    dr bom dia! tenho 45 anos meu marido 35 ja fiz 2 f in v a primeira com meus proprios ovulos 2 embrioes nao deu certo.a seg com oocitos doadora 32 anos 2 embrioes tb nao deu certo estou indo p terc tentativa com oocitos doadora 27 anos.quais as porcentagem d dar certo nesse caso???? abraços

  367. Fernanda disse:

    Dr. gostaria de saber o seguinte, tento engravidar a 1 ano,sem suceso, meu marido fez dois espermogramas, sabemos que ele sofre de oligispermia, os dois deram 2 milhoes..gostaria de saber se FIV no nosso caso, é a solução, tendo em vista que eu, não tenho nenhum problema, ja fiz tdos exames solcitados, inclusive a histero…sera que temos grandes chances?Obrigada!!

  368. herika disse:

    Olá dr! sou casada ha 11 anos tenho 28 anos e meu marido tem 50 anos á 1 anos soubemos que ele tinha varicocele,fez um ano esse mes que ele fez a cirurgia,mas estou estudando algumas clinicas de reprodução msm se os espermas dele estiverem ruins posso engravidar? e  quantas chances eu e ele temos de engravidar? quantas tentativas podem ser feitas? e se tem como n chegar a gravidez? mas eu tbm tenho medo de meu bb nascer com problemas? obg dr

  369. herika disse:

    dr esqueci de dizer antes de sabermos que meu marido tinha varicocele ele fez um tratamento com clomid cheguei a engravidar mas com 6 semanas tive aborto espontaneo,n entendo so com medicação engravidei ele fez a cirurgia e ate agora nada

  370. Boa Noite Dr. Fábio. Tenho 40 anos e minha esposa 42. Ela foi diagnostica há 5 anos atrás com menopausa precoce. Tem 11 anos que estamos fazendo tratamentos para que ela engravide. Já fizemos 4 FIV através de ovodoação e todas deram negativo. Na última a doadora tinha 23 anos e foram transferidos 4 embriões (segundo os médicos ótimos). Gostaria de saber se existe algum procedimento que aumenta a chance de gravidez, nesta última tentativa achei que seria feito o hatching, mas os médicos que fizeram o procedimento falaram que os embriões estavam muito bons e que não necessitaria. Por favor me dê uma luz, pois esta situação está acabando conosco, tanto emocionalmente,quanto financeiramente. Minha esposa já colocou na cabeça que não adianta tentar mais, pois acha que não vamos conseguir.
    Muito Obrigado.

  371. Eliane Alves disse:

    Olá Drº. Comecei minha FIV com o Drº Lister em Sorocaba/SP. O problema para engravidar é meu, tenho as trompas defeituosas por causa de uma operação da apendice, mas meu marido está normal. Engraçado que fico lendo matérias na internet e isso parece que está me deixando nervosa e sem esperanças. Parece que comigo não vai dar certo . Minha mãe está na minha orelha falando que meu bebe pode nascer com problemas. Perguntei ao meu medico e ele disse que não nasce com problema. O srº já teve pacientes que tiveram bebes com problemas?
    Eliane 31 anos
    Marido 28 anos

  372. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Não é comum este efeito colateral ser do Gonal. Deve-se avaliar se a dor de cabeça é decorrente de outros fatores, inclusive a própria ansiedade do tratamento. Melhor conversar com um clínico geral ou neurologista.

    Não há problema em tomar analgésicos neste período.

    Em relação à estimulação, em geral são 9 a 11 dias de utilização do gonal, a depender da resposta ovariana.

    Abraços, e boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  373. miriam disse:

    tenho 33 anos fiz uma fiv no dia 19 de janeiro e infelismente deu negatico , estou arrasada até agora , pois tinha tudo p\ dar certo e não deu ,  deixemos 2 embriões congelados , gostaria de saber se na 2 tentativas as chances aumentam  ou  se é igual , e quando posso retornar a clinica p\ fazer a segunda brigado

  374. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Difícil comentar sem ter acesso aos seus dados clínicos completos. Porém, você tem idade muito boa.

    É preciso uma reavaliação clínica cuidadosa antes de uma próxima tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  375. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    É possível através de uma cirurgia (videolaparosocopia), porém os resultados clínicos em geral não são muito satisfatórios. Ou seja, mesmo que se consiga desobstruir, a função da trompa permanece alterada.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  376. NILCE disse:

    BOA TARDE DR FABIO, PRECISO TIRAR UMA DÚVIDA, ESTE MES  VOU FAZER A FIV , OU MEHOR VOU MENSTRUAR DIA 20  E COMEÇAR O TRATAMENTO, MINHA MEDICAÇÃO É;
    I UN PUREGON
    8 UN MENOPUR
    I UN OVIDREL
    VOU FAZER EM CURITIBA NO PARANÁ, TENHO UMA AMIGA Q ESTA FEZ  A MEICAÇÃO A POUCOS DIAS NO INTERIOR DE SP E A MEDICAÇÃO DELA É A SEGUINTE.
    5 UN GONOL
    5 UN CETROTIDE
    1 UN OVIDREL
    A DIFERENÇA DE PREÇOS DOS DOIS TRATAMENTO , DO MEU E DO DELA É MUITO GRANDE ENQUANTO O MEU TRATAMENTO DARÁ 1,900,00 O DELA FOI DE 9,100,00, POR Q MOTIVO EXISTE ESTA DIFERENÇA GRANDE DE PREÇOS, OS MEDICAMENTOS TEM OS MESMOS EFEITOS? FIQUEI PREOCUPADA COM ISSO, E OUTRA COISA DR, ONDE SÃO APLICADAS ESTAS INJEÇÕES? UM GRANDE ABRAÇO Q DEUS  ABENÇOE VC POR SEMPRE NOS TIRAR ESTAS DPUVIDAS, GRANDE ABRAÇO

  377. fabioeugenio disse:

    Oi Nilce,

    Não entendi também esta diferença tão grande de custos das medicações. Em geral, os distribuidores das medicações são os mesmos em todo o Brasil, e portanto as variações de custos são mínimas.

    O que vai variar é a quantidade, dependendo da resposta ovariana de cada paciente. Se você tem resposta fácil usa pouca medicação. Se tem baixa resposta ovariana, precisa usar muito, e os custos são maiores.

    O melhor é sempre conversar francamente com seu médico assistente para orientação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  378. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Fica tranquila. Não há perda nenhuma de óvulos com a indução de ovulação, seja com o serophene ou com drogas mais potentes.Nenhuma !!

    E você tem idade excelente para a FIV, com ótimas chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  379. fabioeugenio disse:

    Oi Clara,

    As chances são excelentes chegando a 60 – 70%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  380. fabioeugenio disse:

    Oi Clara,

    Suas chances são excelentes chegando a 60 – 70%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  381. fabioeugenio disse:

    Oi Clara ,

    Suas chances são excelentes chegando a 60 – 70%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  382. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Realmente existe um alteração muito grande da produção de espermatozóides dele. Neste caso, a fertilização in-vitro (FIV) é a melhor opção, e as chances de gravidez são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  383. fabioeugenio disse:

    Oi Herika,

    Como já se passou um ano da cirurgia, existe indicação de partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Na sua idade (28 anos), as chances de gravidez são excelentes, mesmo que exista ainda alteração no espermograma.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  384. fabioeugenio disse:

    Oi Gildênio,

    Realmente é muito desgastante 4 FIVs negativas. É preciso um reavaliação completa do útero dela, e do seu sêmen, antes de partir para uma nova tentativa.

    Acredito que todas as estratégias para tentarem aumentar as chances de gravidez devem se implementadas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  385. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    O risco de um bebê com problema está relacionado mais à idade materna, e no seu caso (31 anos) é mínimo.

    Pode fazer o tratamento tranquila. Conheço o Dr. Lister, e trata-se de profissional muito preparado e competente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  386. fabioeugenio disse:

    Oi Miriam,

    Que pena não foi desta vez. mas não desista !!

    As chances com embriões congelados (vitrificação) também são muito boas, e já no próximo ciclo você pode programar para transferi-los.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  387. Karine disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio! Preciso de uma luz! Tenho 33 anos e a 3 anos tento engravidar. A cerca de 1 ano e meio descobri que tinha endometriose e endometrioma no ovário esquerdo onde fiz uma vídeo em junho de 2011. o médico disse que minhas trompas estavam inflamadas e receitou uma medicação para mim e meu marido. Meu marido tem varicocele bilateral, tem 42 anos e seu esperma tem alteração na mobilidade e concentração porém tem boa morfologia. Sempre que fazia espermograma dava uma infecção diferente até que meu ginecologista nos receitou uma medição que curou a infecção melhorando a qualidade de seu esperma. Após a video meu ginecologista pediu para esperar por 3 meses até engravidar o que não aconteceu. Também disse que meu marido não precisava fazer a cirurgia de varicocele e lhe passou um medicamento o VASATIV 50mg por 3 meses. Já se passou 3 meses, seu último espermograma não foi bom, e não sei mais o que fazer. Será que realmente não temos chance de engravidar naturalmente? Será que preciso investigar mais para ver se ainda tenho algum problema? ou meu marido tenta operar a varicocele? Ou tento inseminação ou FIV? Me ajude por favor, estou muito triste e confusa.

  388. mara disse:

     bom dia
    dr, retirei polipos do endometrio estou tomando hormonios para nao dar sinequias depois de quanto tempo depois  da cirurgia posso ter relação sexual?

  389. mara disse:

     bom dia
    dr, retirei polipos do endometrio estou tomando hormonios para nao dar sinequias depois de quanto tempo depois  da cirurgia posso ter relação sexual?

  390. marcleia disse:

    ola doutor tudo bem meu nome é marcleia olha eu ja mesntroei este mes, mas nao sei ok esta acontecendo comigo k estou tendo leves sangramento ja  fiz o exame hcg e deu negativo , ok pode esta acontecendo comigo, obrigada 

  391. fabioeugenio disse:

    Karine,

    Como você tem idade muito boa (33 anos), eu aconselharia a operar a varicocele, aguardar no máximo mais 6 meses, e, se não houver gravidez natural, partir para a reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  392. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Após 15 dias você já pode voltar a ter relações sexuais.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Somente realizando exames podemos descobrir o que está acontecendo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. alenia disse:

    dr fabio,
     
    fiz um beta quantitativo ao setimo dia de transferencia e deu 10,2 posso estar gravida ?

  395. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Procura seu ginecologista para exames, para descobrir o que está acontecendo.

    Abraços,

  396. gerlane disse:

    boa noite!
    Dr Fabio, tenho 36 anos , meus esposo é vasectomizado, Em nov/12  fiz uma miomectomia e apos a cirurgia descobrimos através da ultrason  que tenho cistos nos ovarios e o medico receitou glifage. Estou querendo fazer uma FIV, doutor o sr. acha que tenho chance de engravidar com todos esses problemas? muito obg

  397. Adriana disse:

    Boa noite Dr, vou dar inicio a minha FIV, mais me tira uma duvida por favor, irei menstruar dia 22/02 e meu médico pediu pra eu fazer os exames de sangue no 2 dia da menstruação e tomar ant concepcional para parar de menstruar até voltar nele, ae irei tomar hormonios sub cutãneo, os hormonios  pode ser tomados no 3 ou 4 dia da menstruação? Como funciona? Obriga.

  398. Cileia disse:

    Olá Dr Fábio,
    Fiz FIV pela 2ª vez, desta de embriões congelados. Hoje foi meu Beta e resultado Negativo. Estou desanimada e pretendo desistir dessa ideia. Mas antes quero entender memlhor o fato do exame de Antifosfatidilserina apresentar altas taxas de anticorpos. Segundo meu médico estas altas taxas não deixam eu prosseguir uma gravidez, para tanto usei Enoxaparina Sódica 40mg a partir de 02 dias antes da transferência e deveria usar até o final da gravidez, se resultado positivo. Até que ponto estas taxas atrapalham uma gestação? Me ajude por favor, minha decepção é muito grande e preciso entender melhor tudo isso. Aguardo orientações para saber se devo tentar fazer outra FIV mais tarde.
    Grata pela atenção.

  399. tatyane disse:

    olá Dr. me chamo Tatyane e gostaria de saber as possibilidades, que existem de engravidar tendo passado por uma laqueadura ha 3 anos. já tenho 2 filhos , tenho 29 anos e me arrependi de ter operado.

  400. fabioeugenio disse:

    Oi Alenia,

    Se você tomou hcg (Ovidrel) no dia da transferência, pode ser um falso-positivo.

    É gravidez se você repetir e o valor estiver crescente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  401. fabioeugenio disse:

    Oi Gerlane,

    Você tem excelentes chances de engravidar pela FIV, mesmo com as alterações citadas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  402. marcleia disse:

    ola doutor, tudo bem? estou aki pra te pedir um grande esclarecimento, fiz um trans vaginal e constou que estou com 2 cistos, 1 do lado direito ,e outro do esquerdo, e um mioma. Ja chorei demais porque meu sonho é ser mae, e agora estou um pouco mal informada sobre este assunto, sera que vou perder meu utero ou tem tratamento? Me esclarece por favor, eu tinha feito este exame a um ano atras e nao tinha dado nada, e hj fiz navomente porque estava tendo um sangramento e deu isto. obrigada desde já.

  403. Regina disse:

    Bom Dia
    Dr. Fabio,  gostaria de uma segunda opinião, tenho 43 anos,  desde 2009 tento engravidar, e em 04/2011 tive um aborto espontâneo com 8 semanas de gestação.  Recentemente procurei um especialista em reprodução que  me indicou uma Fiv . Fiz US que constou uma reserva ovariana de 8 folículos antrais e
    FSH 6,86 mUI/mL e estradiol 45,69 pg/mL…. Dr. Fábio, Esta é a minha única opção, quais as minhas chances de engravidar na primeira Fiv? minha reserva ovariana está baixa???

  404. Fernanda disse:

    Olá Dr.Fabio, em primeiro lugar quero te agradecer por tirar as minhas dúvidas sempre que precisei…e de  muitas mulheres que assim como eu tem um grande sonho, que com certeza irão se realizar, com fé em Deus.
    Dr. dia 16/02 tomei a Lupron, agora tenho que esperar até descer o sangramento para começar com o estrofem 2mg 3 cps ao dia, certo? Minha dúvida começo com estrofem logo no primeiro dia, mesmo que vier só uma "borrinha", ou quando realmente descer o sangramento? 
    Mais uma vez muito obrigada! Abraços.

  405. De disse:

    Ola , Dr. Fabio , gostaria de saber moro em Colorado , gostaria de saber se o Sr. indica alguma clinica de Inseminacao aqui, ou se terei como fazer no Brasil e qto tempo deveria aguardar para voltar para USA,  meu marido tem varicocele e eu tive endometriose + fiz uma  cirurgia de video a 10 anos atras e desde de entao faco acompanhamento e nunca + tive problemas ( de endometriose ) ,  acho q o tratamento no Brasil seria melhor ..+ nao conheco ninguem q tenha feito esse metodo ,,,me sinto sozinha nessa  hora …,  esqueci de dizer tenho quase 41 anos e meu marido 46 .., o q vc sugeri …???  Um abraco .

  406. sirlene disse:

    drº tenho 42 anos e ovarios micropolicisticos e passei um ano fazendo tratamanto com induçao de ovulaçao , indicado pelo meu ginecologista , durante este um ano consegui ovular todos os meses , porem nao tivemos sucesso na gravidez , no final do ano meu marido fez espermograma que constatou que ele tem oito por cento de mobilidade , nosso medico nos indicou a recorrermos a uma clinica para fazer uma inseminaçao artificial , procuramos uma clinica famosa e eles nos recomendaram a fertilizaçao in vitro , e nos disseram que tinhamos somente vinte por cento de chances de sucesso . porém desde dezembro nao tomo mais nenhum indutor e ovulo normalmente , sera que nao podemos fazer a inseminaçao artificial , uma vez que a fiv é muito cara e nao temos recursos financeiros para arcamos com as despesas , que ficaram em aproximadamente r$ 20.000,00 vinte mil reais . desde ja agrademos e esperamos sua resposta .

  407. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    O esquema de estimulação ovariana varia de acordo com cada paciente. Normalmente, se inicia após um ciclo menstrual espontâneo, ou induzido (anticoncepcional).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  408. fabioeugenio disse:

    Oi Ciléia,

    Estas taxas altas poderiam aumentar o risco de perda gestacional (aborto após a gravidez estabelecida), mas o uso da heparina resolve este problema. Não têm relação com o insucesso da FIV.

    Procura ficar tranquila, e se organiza e programa para uma nova tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  409. fabioeugenio disse:

    Oi Tatyane,

    Suas chances de nova gravidez são excelentes. Através de exames pode-se determinar se é melhor reverter a laqueadura, ou partir diretamente para a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  410. fabioeugenio disse:

    Marcleia,

    Fica tranquila. Tanto o mioma como os cistos podem ser tratados.

    Logo após você poderá engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  411. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Pelos exames sua reserva ovariana é bastante razoável.
    Porém, aos 43 anos, a qualidade dos óvulos em geral é menor. Por isso, as chances de gravidez com a FIV são menores, em torno de 20 a 25%, a depender da qualidade dos embriões que se formem.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  412. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O preparo endometrial deve ser definido pelo seu especialista, dependendo das suas características clínicas. Em geral, é iniciado no 2o ou 3o dia do ciclo, após ultrassom transvaginal que confirme quiescência ovariana e endometrial.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  413. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    No seu estado (Colorado) funciona um dos melhores centros de medicina reprodutiva do mundo, o Colorado Center for Reproductive Medicine (CCRM) com sede inclusive em Denver. Te indico o Dr. Schoolcraft.

    Na sua faixa de idade, melhor não perder tempo, e partir diretamente para a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  414. fabioeugenio disse:

    Oi Sirlene,

    A inseminação artificial pode ser realizada caso suas trompas sejam boas, e existam mais de 5 milhões de espermatozóides móveis por ml de sêmen.
    Porém, as chances de gravidez com a inseminação são bem menores do que com a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  415. ola doutor moro em guarulhos sp tenho 35 anos endometriose grau 3 estou tomando as medicaoes vou fazer a espiracao folicar nesta sexta qual a possibilidade de ficar gravida com esse metodo porem ja fiz uma ensiminacao artificial sem sucesso estou muito tensa pois nao e facil . beijos lu

  416. marcleia disse:

     
     
    ola doutor tudo bem este é o resultado do exame trans vaginal k eu fiz…
    bexiga com paredes regularese conteudo enocogenico
    utero em anteversoflexao,medindo 88,10×40,10x x45,00m,estimando se seu volume em 83,24cm,
    ecotextura homegenea,notando se nodulohipoecogenicoe heterogeneo-corporalanterior,intramural, medindo 15,90mm.
    eco endotrial centrado com 0,3 cmde espessura.
    ovario direito apresenta imagemcistica com paredes espessadas, mede 47,60 mm x 63,20mm x51,60mm com volume estimado em 81,28cc
    ovario esquerdo com textura diminuida com focos hiperecogenico em seu interior, mede 46,50 mm x 36,80 mm x 34,30 mm,volume estimado em 30,73
    nao ha liquido livre significativo na cavidade peritoneal: gostaria de saber se o senhor pode
    me ajudar mas uma ves doutor. des de ja muito obrigada

  417. Fabiola disse:

    Dr. Fábio Eugênio,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Completo 35 anos agora em março e já tenho 01 filho que tive com 31 anos, que não teve nenhum problema. Caso queira engravidar novamente agora, tenho grandes chances do bebê ter algum problema pela minha idade ou não… É verdade que o uso do ácido fólico antes da gravidez previne má-formações no bebê mesmo com idade de 35 anos. Obrigada, Fabiola.

  418. Fabiola disse:

    Dr. Fabio Eugênio,
    Completarei 35 anos no próximo mês. Tenho 1 filho que nasceu quando tinha 31 anos que não teve nenhum problema. Caso queira ter outro bebê agora, tenho grandes chances de ter um bebê com problemas devido já ter completado 35 anos ou não. É verdade que o uso do ácido fólico antes da gravidez previne má-formações do bebê devido à idade da mulher ou não. Aguardo resposta, Obrigada, Fabiola.

  419. marcleia disse:

    ola doutor tenho uma amigo k esta querendo engravidar de um menino k providencias ela pode tomar. obrigada

  420. Tenho 48 anos e engravidei com meus próprios óvulos.
    Fiz fertilização in-vitro e graças a Deus engravidei na segunda tentativa com a Drª Iara. Ela é realmente sensacional e apostou em minhas condições hormonais. Estou mto feliz com esta benção.

  421. aline disse:

    sou laqueada há 6 anos e meio, tenho 32 quase 33 em abril, qual o melhor na minha idade? reversão da laqueadura ou fiv, por favor aguardo resposta que Deus te abençoe

  422. nanci disse:

    Olá Dr. gostaria de saber qual ó melhor lugar para fazer tratamento (FIV) Faculdade de Medicina do ABC ou pelo projeto Beta. Obrigada

  423. Márcia disse:

    Boa tarde Dr Fábio, estou fazendo 38 anos neste mês, e já fazem 1ano e 3 meses que estamos tentando engravidar no método natural, sem sucesso, meu marido acabou de fazer um espermograma, e constatou que a velocidade dos esperma são lentos, chegando até mim já mortos, não tem forças, são fraquinhos, o urologista indicou uma injeção importada que custa em torno de R$ 3.400, gostaria de saber mais sua opinião sobre esta injeção, se adianta ou é melhor partir para uma fertilização já. Agradeço sua disponibilidade.

  424. Liliana disse:

    Boa tarde diretamente de Portugal… Minha prima fez tranferencia de 2 embriões congelados no dia17/02/2012. A primeira FIV NÃO DEU CERTO… Queria saber quanto é que tem que dar a bhcg dia 02/02/2012 para saber se realmente funcionou!! Obrigado

  425. Liliana disse:

    eSQUECI-ME DE DIZER QUE FEZ PROGESTERONA VIA VAGINAL DE 8 EM 8 HORAS E HCH INJECTAVEL NOS TRES PRIMEIROS DIAS APÓS TEC.

  426. cilene disse:

    Oi Dr. Fábio, Gostaria saber a possibilidade de ter filhos novamente, tenho 42 anos meu marido 47 e as minhas trompas foram ligadas a 18 anos. Nosso sonho pode se realizar? O que me aconselha? Pensei em gravidez por fertilização invitro. Por gentiliza quero saber os custos., mande por meu Email.

  427. marcleia disse:

    oi doutor pork nao esta mas resp as nossas pergunta esta tudo bem com vc, ou acontecel alguma coisa. estamos aguardando resp. 

  428. disse:

    Dr. Fabio fiz a FIV dia 17/02 e fiz o exame dia 02/03 e deu negativo tenho chances de esta gravida? eSTOU SUPER mal com tudo isso. O por que de dar errado o que pode ter acontecido? Será que tenho mais problemas além da trompa?
    Aguardo resposta, obrigada

  429. rayffa disse:

    Oi Dr. Fábio, tenho 40 anos e meu marido 21 tenho dois filhos de partos normais do primeiro casamento, mais fiz laqueadura e como meu marido não é pai, gostaria de poder lhe dar um filho, menstruo normalmente. Quais as minhas chances?

  430. Regina disse:

    Olá Drº fiz  uma TEC agora em FEV/12 , coloquei 2 embrioões 1 A e outro B, tomei clexane e já tinha tomado a vacina do marido. O que será que deu errado? Eu engravidei na 1ª FIV mas tive preeclampsia com 31 semanas. Na 2ª FIV não engravidei, e na 3ª tb não. Agora que estou com 39 anos, será que devo receber um óvulo, mas isso custa muito? estou muito frustada com tudo isso.
    grata, 

  431. Cileia disse:

    Olá, Dr Fábio,
    Estou aqui novamente a questioná-lo. Fiz FIV por 2 vezes (01 com embriões frescos e outra com congelados), sem sucesso. De volta a clínica foi sugerida nova tentativa. E me foi colocado que o fato de ter usado tanto medicamentos, as chances de sucesso numa 3ª tentativa aumentam, Isto é verdade ou não tem fundamento? O que o senhor me diz? Aguardo resposta.
    Obrigada,

  432. Bom Dia Dr.!
    Há 03 anos tento engravidar, sem sucesso. Após vários exames descobrimos que tenho as trompas enovelas, um pequeno pólipo no útero (que irei retirar) e mutação no fator V de Laiden ("heterozigoto para este polimorfismo"). Tenho 29 anos e após a retirada do pólipo irei fazer a FIV. Quanto tempo após é o ideal? Esta mutação me traz problemas para o sucesso da FIV?
    Grata pela atenção.

  433. lucineia disse:

    ola DR. tenho 26 anos,meu marido 37, ele foi diagnosticado como azoopermico sem causa aparente, o médico que o atendeu  disse que os poucos esparmatozódes que ele tem são defeituosos, e disse que para ele desistir de ter outros filhos, temos uma filha de 7 anos e desde que ela nasceu tentamos ter outro bebê, é possível fazer a inseminação ou nem sequer através da (fiv) poderemos ter outros filhos. grata

  434. mirian disse:

    querido doutor por favor  mim responda essa pergunta pois estou  com dor de cabeça  de tanto pensar ,  dia 19 de janeiro   fiz a a primeiro fiv e no dia 30 fiz o exame e deu negativo infelismente ,  passei novamente com o medico e ele  mim passou varios exames , um foi a histeroscopia diagnotica , fiz este exame dia 8 de março ,, uma dor insuportavel sangrou bastante e o medico mim anestesiou local e tentou varias vezes e não coseguiu fazer , ele mim afirmou que meu colo não passava nehuma agulha e que estava obttruido ,  a minha duvida e  pergunta que  quero saber é  se não passa nehuma agulha como  que o medico  introduziu o cateter com os embriõus ??? é possivel que esse medico que fez a histeroscopia  esteje com pilantragem ??ou o que podes ter acontecido , pois entrei em contato com equipe medica  da clinica onde faço o tratamento e eles mim  sugeriram  a fazer em outro laboratorio , por favor mim responda obrigado

  435. admin disse:

    Oi Luciene,

    Hoje você já deve ter feito a aspiração de óvulos, e transferência embrionária.

    As chances são muito boas. Vou estar torcendo pelo seu sucesso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  436. admin disse:

    Oi Marcleia,

    Este exame mostra um pequeno mioma, sem gravidade. Porém, este cisto de ovário direito deve ser melhor avaliado por seu ginecologista, e tratado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  437. admin disse:

    Oi Fabíola,

    Seus riscos de bebê com alterações genéticas são muito pequenos aos 35 anos.

    E o ácido fólico deve ser usado de rotina por qualquer mulher sob possibilidade de gravidez, e no início da gestação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  438. admin disse:

    Oi Marcleia,

    Não existe um método que aumente a chance natural de gravidez de um determinado sexo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  439. admin disse:

    Oi Mary,

    Parabéns para você, e toda a equipe médica que lhe assistiu!! E muitas felicidades na sua gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  440. admin disse:

    Oi Aline,

    Você tem idade excelente para ambas as opções

    Através de exames determina-se o mais adequado no seu caso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  441. admin disse:

    Oi Nanci,

    Nos dois centros existem excelentes especialistas e você será muito bem assistida, sem diferenças na qualidade do tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  442. admin disse:

    Oi Márcia,

    Desconheço esta medicação para melhora da qualiade do sêmen, a nào ser em casos de alterações hormonais graves no homem.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eug6enio

  443. admin disse:

    Oi Liliana,

    Saudações a Portugal.

    O importante é o exame dar posistivo, pois os valores variam de um laboratório para outro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  444. admin disse:

    Oi Liliana,

    Estas medicações são importantes para a implantação embrionária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  445. admin disse:

    Oi Cilene,

    A melhor opção no caso é realmente a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  446. admin disse:

    Oi Marcleia,

    Houve um atraso nas respostas, mas já estamos atualizando.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  447. admin disse:

    Olá Cássia,

    Difícil determinar especificamente o que deu errado. Temos que lembrar que os tratamentos de reprodução assistida, inclusive a FIV, têm chances limitadas de sucesso.

    Fica tranquila, e não desista do seu sonho.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  448. admin disse:

    Olá Rayffa,

    Suas chances com a fertilização in-vitro (FIV) são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  449. admin disse:

    Oi Regina,

    Cada caso de insucesso deve ser detalhadamente reavaliado, para ver o que pode ser melhorado para uma próxima tentativa.

    Conversa com seu especialista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  450. admin disse:

    Oi Cileia,

    A chance de gravidez é geralmente a mesma, podendo aumentar se a qualidade dos embriões transferidos for melhor.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eug6enio

  451. admin disse:

    Oi Carina,

    Após 30 dias da retirada do pólipo o endométrio já está cicatrizado, e você já pode tentar.

    A mutação do fator V não impede gravidez, mas pode requere algumas medicações específicas durante a gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  452. admin disse:

    Oi Lucinéia,

    A opção é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozóides captados diretamente dos testículos.

    Aberaços,

    Dr. Fábio Eug6enio

  453. admin disse:

    Oi Mirian,

    Logicamente seu colo do útero é pérvio, pois foi feita a transferência dos embriões.

    O ideal é tentar fazer a histeroscopia com sedação (anestesia) em algum outro serviço.

    Abraços,

    Dr. Fábio eug6enio

  454. Diani disse:

    Olá Dr,
    tenho 28 anos e ovário policistico, meu marido 32 e a dois anos realizou uma cirurgia de varicoceles, realizamos vários métodos para engravidar e até hj nada. Fiz 4 inseminações no ano passado e somente na última tentaviva engravidei mais com 7 semanas perdi. Será que posso realizar uma fiv e conseguir engravidar sem muito desgaste emocional, pois todo esse tempo tentando sem sucesso, nos desgastamos demais.
    Grata pela atenção!!!

  455. Cris disse:

    Boa tarde Dr. Fábio
    Sou Portuguesa, tenho 42 anos. Não tenho filhos, no ano passado fiz uma FIV onde transferi um embrião do tipo 7A e deu positivo, mas o feto perdeu a vitalidade às 9 semanas e meia. Este mês fiz nova FIV mas transferi 2 embriões um 7B e outro 6B, quanto ao endométrio a doutora disse que estava razoavel. Embora tenha mais um ano ou seja 42 será que continuo com as mesmas chances da FIV anterior?
    Muito obrigada.

  456. fabioeugenio disse:

    Olá Diani,

    Suas chances com a FIV aos 28 anos são excelentes. Como todos os tratamentos trazem desgaste emocional e físico, você precisa fazer também atividades de relaxamento e acompanhamento psicológico.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  457. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Suas chances diminuiram um pouco pelo aumento da idade, mas por outro lado você transferiu dois embriões.

    Vou ficar torcendo por você.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  458. cassia disse:

    OLÁ TENHO,40 ANOS E MEU MARIDO 35,OUTRO DIA ELE DISSE P/ MIM QUE GOSTARIA DE TER OUTRO FILHO,FIQUEI SEM RESPONDER POIS SOU LIGADA À 14 ANOS,MENTRUO NORMALMENTE,GOSTARIA DE SABER SE TERIA POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR NOVAMENTE,SE TISSEVE O FETO TERIA ALGUMA ANOMALIA,FIQUEI IPERTENÇA DEPOIS DA ULTIMA GRAVIDEZ.

  459. marcleia disse:

    ola doutor tenho 31 anos tenho uma das tronpas obstruida quantos por cento eu tenho de engravidar com fertilizaçao in vitro
    obrigada
     
     
     
     

  460. ROSI NETTO disse:

    BOA TARDE, DR FABIO
    TENHO 46 ANOS  E DESTE OS 40 ANOS VENHO TENTANDO ENGRAVIDAR, E NADA, TENHO UM FILHO DE 8 ANOS  FIV.  ESTE MES  REALIZARIA MAIS UMA, COM MEUS OVULOS QUE ESTAVAM CONGELADOS, FIZ 2  RETIRADAS DE OVULOS E CONSEGUIR 12 OVULOS, DESTE PERDI 3 NO DESCONGELAMENTO, SOBRARAM 8  E DOS 8 SOBRARAM 4 PARA  CRESCER, HOJE A DRA ME LIGOU E DISSE QUE NAO EVOLUIRAM, ATE VACINA DO MEU MARIDO EU JA TOMEI. ELA ME ACONSELHOU A DOACAO DE OVULOS, MAS NAO SEI SE TERIA CORAGEM, E GOSTARIA DE SABER SE TERIA QUE COMUNICAR AO MEU MARIDO ESTE PROCEDIMENTO, POIS COMO TENHO  MATERIAL  DELE GUARDADO, SE PODERIA FAZER SEM  ELE SABER. 
    SE O SENHOR PUDER ME AJUDAR A ESCLARECER  ESTAS DUVIDAS  LHE AGRADECO.
    OBRIGADO

  461. LIA disse:

    FABIO FIS UMA FERTILIZACAO MEUOVULOS ESTAVAEXELENTES MAS OS ESPERMA DO MUE MARIDO NAO ESTAVA BONS O QUE TERA ACONTECIDO

  462. fabioeugenio disse:

    Olá Cássia,

    Você pode engravidar novamente sim, através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  463. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Suas chances podem chegar a 60-70%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  464. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    A fertilização in-vitro (FIV) com doação ovular é uma excelente opção no seu caso. Mas obviamente seu marido deve autorizar a utilização do sêmen que está congelado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  465. fabioeugenio disse:

    Lia,

    São necessários exames para avaliar se há como melhorar a qualidade dos espermatozóides.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  466. marcleia disse:

    ola doutor fui na geo como vc me endicou ela me dise k o mioma nem os cisto presisa ser tratado, pork sao muitos pequeno, pk vc axa disso obrigada 

  467. Dr.Fabio, por favor, após a cirurgia para remoção das trompas quando é possivel fazer uma fiv??

  468. Célia disse:

     
    Bom dia Dr. Fabio, tenho 42 anos tentei fazer uma FIV em janeiro de 2012, tive 7 folículos, ocorre que somente 1 evolui (tomei bastante remédio como 6 dias de 300 de gonal ), diante do corrido meu medico não quis continuar o tratamento e sugeriu a doação de óvulos.Em fevereiro com muitas dores minha menstruação ocorreu Normantente, mas neste mês já esta atrasada a 10 dias , o estranho que eu estou sentindo o mesmos sintomas como se estivesse menstruada ou ovulando, dores fracas no pé da barriga, a barriga inchada e dura, dores de cabeça, cansaço em exagero(sono), até aquele liquido esbranquiçado parecendo clara de ovo, Emfim é normal isso? DR.  nunca estive grávida ,e não parece gravidez, tenho até medo de fazer o teste e mais uma frustração, está bem estranho, o que DR. acha, pode me dar uma luz.

  469. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Na maioria dos casos realmente os miomas não atrapalham para gravidez. Então você já pode fazer o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  470. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Cerca de 45 dias após, quando a cicatrização está completa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  471. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Parece mais um quadro de anovulação. Porém, para esclarecer a dúvida, faça um exame hormonal, incluindo o beta-hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  472. Célia disse:

    Bom dia Dr. Fabio obrigado pela resposta , nunca tinha ouvido falar de anovulação,gostaria de saber qual é o nome do exame hormonal que devo pedir neste caso para confirmar , obrigado desde já.

  473. Andréa disse:

    Oi Dr. Fábio!
     Gostaria de saber se endometriose dificulta a nidação.
    Abraços

  474. marcleia disse:

    ola doutor sou a marcleia, entao como tinha lhe dito passei no geo e ele me passou  um cerazete   ai tomei tudo  ai a outra geo disse k nao é pra eu tomar mas nao , ai menstroei mas ja estou com 10 dias sem para de menstroa ok pode ser, ou sera k tenho k voltar a tomar o remedio novamente ,obrigada

  475. carola disse:

    ola
    A 2 anos tento engravidar e nao consiguo nao tem causa aparente meu utero é bome meu marido ta tudo normal qto de chance tenho de engavidar por FIV

  476. JAQUELINE disse:

    quando a mulher não podem submeter ao metodo FIV e TE

  477. Irene disse:

    Ola, Dr, tenho 39 anos e desde 2010 tento engravidar. Em 2011 tive endometriose, uma gravidez ectópica e tirei uma trompa. Em Janeiro deste ano engravidei mas a gravidez não passou de 6 semanas. Qual é a probabilidade, na minha idade e com uma trompa só, de fazer uma FIV e dar certo na primeira tentativa? Obrigada.

  478. ola dutor sou a luciene volto a te perguntar porque estou muito arrasada fiz a tranferencia de 2 embrioes de otimas qualidade o 1 texte do beta deu 26,4mul o2 deu 135,1mul o3 deu 433,1 mul na ultraso com 28 dias apos a trsferencia o medico nao conceguio ver nada nem o saco gestacional e nem o embriao o que pode ter acontecido de fato sera que uma nova fiv pode dar certo aguardo a sua resposta um forte abraco

  479. hiit disse:

    I like your fantastic web site, I was searching for this all over.
    best regards, Ron

  480. Nelma alves disse:

    Boa tarde Dr,Fabio tenho 24 anos fiz  uma  2 fiv foi retirado os ouvos no dia  23 e foram tirados  15 ouvos foram  fecundados 12 ouvos mais com  1muito bom os 11ovos bom. No dia 28  forom postos 2 embrioes no utero.1 embriao com otima qualidade o  outro nem tanto vou fazer o beta no dia 09.03. Dr. qual e a margem de sucessos q devo ter?  quais sao  asdicas q posso fazer para ter sucessos? estou co medo ajuda_me..obrigada

  481. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Os exames geralmente são as dosagens sanguíneas de FSH, LH e Progesterona, além de ultrassom. Conversa com teu ginecologista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  482. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    Sim. Em alguns casos a endometriose pode alterar a resposta endometrial ao preparo, e dificultar a implantação embrionária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  483. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Infelizamente sem te examinar e ver seus exames não tenho como saber qual é o problema. Conversa com teu ginecologista.

    Abraços,

    Dr.Fábio Eugênio

  484. fabioeugenio disse:

    Olá Carola,

    Depende de sua idade, e da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  485. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Desculpa, mas não entendi sua pergunta. A FIV pode ser utilizada em praticamente todos os casos de subfertilidade conjugal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  486. fabioeugenio disse:

    Oi Irene,

    Na sua idade as chances com a FIV ainda são muito boas, e não dependem do estado da sua trompa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  487. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Que pena, aconteceu uma gravidez anembrionada (sem desenvolvimento de embrião). Pode acontecer, mas não fique triste, pois ficou mostrado que você tem potencial de gravidez já que o embrião implantou.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  488. fabioeugenio disse:

    Hi Ron,

    Thank you for your kind words. I hope you enjoy our topics and texts.

    Best Regards,

    Fábio Eugênio, M.D.

  489. fabioeugenio disse:

    Nelma,

    Na sua idade (24 anos), as chances de gravidez são excelentes (em torno de 60%).

    Para ter sucesso siga rigorosamente as orientações do seu médico.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  490. MARIA LUCIA disse:

    DR TENHO 34 ANOS A 7 ANOS TENTO ENGRAVIDAR JA TENHO UMA FILHA DE 11 ANOS TENHO OVARIO POLICISTICO NOS DOIS OVARIOS MEU MARIDO BONS ESPERMAS VOU TENTAR MINHA PRIMEIRA FIV TENHO BOAS CHANCES?

  491. Fernanda disse:

    Olá! Tratei minha endometriose e meu marido apresentava poucos espermatozoides. Tenho 29 anos consegui 10 ovulos mas teve somente um embrião com 6 celulas que foi transferido no segundo dia a medica disse que estava de boa qualidade! Quais as minhas chances?

  492. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Lúcia,

    Você tem chances excelentes, pela idade, e pelo fato de já ter engravidado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  493. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Você tem idade ótima. Porém, transferindo apenas um embrião, a chance é me torno de 35%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  494. nilce disse:

    BOA NOITE DR, FABIO,  TENHO 42 ANOS, E DIA 20 DE FEVEREIRO COMEÇEI O TRATAMENTO  PRA FIV, MEU MEDICO ME RECEITOU
    1 CX PUREGOM 300
    8 CX MENOPUR 75
    SOMENTE ESTES MEDICAMENTOS, SENDO Q O RESULTADO NAO FOI BOM, FINALIZOU COM 1 FULICULO BOM, MAS OPTEI EM NAO TENTAR, SEGUIR O TRAMENTO  PELA MINHA IDADE ACHEI POUCAS CHANCES,  HOJE DIA 03 DE ABRIL MINHA MENSTRUAÇÕA AINDA NAO VEIO, JA FIZ TEXTE DE GRAVIDEZ DEU NEGATIVO, ACONTECE Q AGORA RESOLVI TROCAR DE MEDICO, E A MINHA ATUAL MEDICA ME FALOU Q O TRATAMENTO DELA É O DOBRO DESTE Q EU FIZ,ESTOU ESPERANDO A MENSTRUAÇÃO PARA FAZER UM EXAME SOBRE MINHA RESERVA OVARIANA, E AI NA SEGUINTE MENSTRUAÇÃO VOU TENTAR FAZER NOVAMENTE, MINHA DUVIDA DR.
    ESTE ATRASO MENSTRUAL, É POR CONTA DO MEDICAMENTO Q TOMEI?
    E A SEU VER, NAS SUAS RECEITAS Q O SENHOR DA PRA SUAS  PACIENTES , VC ACHA Q REALMENTE FOI POUCA MINHA MEDICAÇÃO, ACHA Q EU TENHO MAIS CHANCES COM O DOBRO DO MEDICAMENTO?
    E NA MINHA IDADE DR. SE TIVER 2 FULICULOS BONS VC ACHA Q DEVO FAZER OU VC ACHA Q É ARISCADO E COM POUCAS CHANCES? MEU HISTORIO É MUITO BOM, FAÇO EXERCICIOS FREQUENTEMENTE, NAO TOMO CAFE, MUITA FRUTA E VERDURA, NORMALMENTE NAO ME EXTRESSO,NAO BEBO.E MINHA MAE ENGRAVIDOU NATURALMENTE COM 45 ANOS.
    OBRIGADA DR, ESPERO Q VC ME TIRE ESTAS DÚVIDAS.
    ABRAÇO

  495. kely disse:

     
    ola, dr tenho 38 anos e otb, estou tomando synarel para bloquear a ovulaçao para fazer fiv, gostaria de saber  o nao bloqueio o menopur é o mais eficiente,,, quais seriam os possiveis passos ou medicam. sabendo que depende de varios fatores biologicos, tenho chances de fertilizar meus poprios ovulos…. abraço e agradeço a vc e equipe

  496. luciene disse:

    ola doutor pode tirar uma duvida com quanto tempo eu posso tentar uma nova fiv ja que a 1 nao deu certo o meu medico falou que 30 dias eu posso tentar novamente mas eu nao sei se estou segura tenho medo de uma nova despcao tenho 35 anos qual a minha chance por favor doutor me ajuda . um abraco e uma feliz pascoa

  497. sara sampaio disse:

    Boa tarde Dr.
    Meu nome é Sara, tenho 32 e tenho problema de endometriose, a qual esta controlada pois submeti-me a uma cirurgia, a qual durou cerca de 5h, foi complicado pois estava muito espalhada. Já vou no 3 tratamento de inseminação, este ultimo os embrioes ja estavam congelados. Dra. informou que os mesmo reagiram bem e que aumentaram celulas um 4 e outro 5 não sei se estes numeros são bons! Aguardo pelo resultado muito anisosa, pois tenho sintomas de cansaço, ligeira dores de cabeça, peso nos lhos,\e dor ligeira fundo da barriga, tenho receio que seja para vir o periodo, como nos outros tratamentos. Acha que estes sintomas são os normais para vir o periodo? 
    Obrigada

  498. sara sampaio disse:

    Boa tarde Dr.
    Já fiz imenos comentários e não obtive qq resposta. Nem sequer agora aparecem os comentários. Passa-se alguma coisa?
    Obrigada

  499. nilce disse:

    BOA NOITE DR. TENHO 42 ANOS E ESTOU ESPERANDO ALGUMAS RESPOSTAS SUAS, IDÉIAS, E AGORA JA ESTOU COM O RESULTADO DO EXAME Q FIZ SOBRE A RESERVA OVÁRIANA, SENDO Q O RESULTADO FOI O SEGUINTE:  FSH RESULTADO;7,7.
    ESTRADIOL; RESULTADO;18,9.
    VC ACHA Q O RESULTADAO ESTA NORMAL, OU ESTA ARISCADO FAZER A FIV.??
    UM GRANDE ABRAÇO
     

  500. Olá Dr. Fábio
    Tenho 38 anos, tenho um filho de 14 anos, fiz minha primeira FIV em agosto do 2011 e engravidei de gémeos, mas perdi os bebes no 6º mês ou seja em janeiro 2012, e no dia 30 março transferi um embrião congelado e deu-me negativo o beta de hoje, pretendo fazer uma nova FIV e não sei quanto tempo devo esperar e se ainda tenho chances de voltar a engravidar, umas vez q receio q volta acontecer a mesma situação. Obrigada Dr. Abraços

  501. Angela disse:

    Olá Dr. Fábio
    Fiz no dia 26-03-12  um FIV por ovodoação e no dia 11-04-12  fiz o beta. Infelizmente deu negativo. Tenho 42 anos. Já havia tentado fazer uma indução com meus próprios óvulos porém minha reserva é baixíssima. Por isso optei por doação de óvulo.  Na hora da transferência houve um pequeno atrazo por causa da posição da minha  bexiga que não estava cheia, daí o médico teve que pegar um catéter e fazer uma "curva" no mesmo. Nesse período os embriões voltaram pra estufa. Detalhe, os embriões foram congelados por mais ou menos 10 dias antes da transferência. Pode me informar se essas informações que lhe passei representam algum ponto negativo para a FIV não ter dado certo?
    Gostaria de tentar novamente, há alguma coisa que precisarei esclarecer com meu médico?
    Obrigada

  502. TACIANA LIRA disse:

    Tenho 42 anos e com 27 anos fiz esterectomia parcial (não tenho útero) e foi feito fertilização in vitro com 3 óvulos meus, considerados de excelente qualidade (10A) na minha irmã no dia 20.03. O ciclo menstrual dela é certíssimo, de 28 dias, sem nunca ter havido atraso, pois já é mãe de 3 filhas. Hoje, já conta-se com 15 dias de atraso da menstruação dela e já fizemos 2 exames Beta quantitativo (1 com 12 dias deu 0,42 e outro com 21 dias que deu 0,47 – NEGATIVOS). Não houve nenhum sangramento e nem secreções, corrimentos, nada. Os únicos sintomas que ela teve foram umas pinicadas na barriga logo no ínicio. Nada mais. Estamos muito anciosos, gostaria de saber quais as chances dela tá grávida? ela pode estar e ainda ser cedo para acusar no Beta? ela pode ter perdido sem nenhum sintoma? Aguardo resposta anciosamente. Obg. Taciana

  503. gerlane disse:

    boa noite! Dr Fabio mto obg por nos ajudar com esse site, q Deus o abencoe. Bem, tenho, 36 anos, meu marido é vasectomizado, e  fiz tratamento com tomei zoladex e tomei em 08/11. Em nov/11 fiz uma miomectomia, mas estou preocupada , pois até hj (13.04.12) minha menstruacao ainda nao chegou. Para piorar o quadro fiz uma ultrosonagrafia e apresentou ovario policistico e ai o medico indicou que eu tomasse glifage. pergunto: diante de todas esses problemas, o sr acha q tenho chance de fazer uma FIV

  504. fabioeugenio disse:

    Oi Nilce,

    Difícil avaliar sem acesso aos seus exames. Geralmente aos 42 anos a reserva ovariana está diminuída, e há necessidade de utilizar doses mais elevadas de medicações.

    Mesmo se apenas dois folículos amadurecerem acredito que vale a pena tentar se os embriões formados forem de boa qualidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  505. fabioeugenio disse:

    Oi Kely,

    As medicações a serem utilizadas, e doses, dependem de sua reserva ovariana, e de dados clínicos(idade, IMC, etc).

    Suas chances aos 38 anos são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  506. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Realmente após 30 dias você já poderia tentar novamente. Porém, deve estar tranquila e recuperada da primeira tentativa.

    Suas chances são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  507. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Os sintomas são inespecíficos. O que vai confirmar realmente é o beta-hcg. Estou torcendo por um resultado positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  508. fabioeugenio disse:

    Oi Nilce,

    O FSH está bom. Porém, é fundamental a contagem de folículos antrais ao ultrassom.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  509. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Você já pode fazer nova tentativa. Suas chances são muito boas. E o pré-natal deve ser rigoroso para evitar novo parto prematuro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  510. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Fica difícil avaliar se estes fatores interferiram na chance de gravidez. Pode não ter dado certo somente por probabilidade.

    Tenta novamente pois as chances são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  511. fabioeugenio disse:

    Oi Taciana,

    Infelizmente não houve implantação, pois o beta-hcg já deveria estar positivo. Se a menstruação não desceu deve ser porque elá está ainda usando os hormônios de preparo do endométrio.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  512. fabioeugenio disse:

    Oi Gerlane,

    Suas chances na FIV são muito boas aos 36 anos, pois os ovários policísticos são estimulados pelas medicações injetáveis, e há possibilidade de amadurecer muitos óvulos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  513. Luciane disse:

    Ola DR. Fabio
    Eu e meu marido estamos tentando ter filho ha um ano.Eu fiz a transvaginal o resultado tudo normal, meu marido fez o espermograma deu 23/ml milhoes de espermatozodes. Preciso fazer o exame das trompas ainda ,para fechar as investigaçães. Minha duvida e o numero de esperma e suficiente? Tenho 23 anos e ele 30.( primeiro filho de ambos).

  514. fabioeugenio disse:

    Oi Luciane,

    Suas idades são ótimas. E a concentração de espermatozóides (quantidade) está adequada.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  515. Boa tarde Dr. Fabio,
    iniciei um tratamento na fundação de sto andre e ate chequei a iniciar o tratamento de fiv, no 2° dia do ciclo eu fui ate lá eles fizeram utrasson e me disseram que eu estava com 2 pré foliculos, ai me deu um tratamento fiv 4 e pediu para eu voltar 3 dias depois, ai ele fizeram um novo utrassom e me disse que eu so tinha 2 foliculos e que não teria chance de engravidar( tenho 38anos fiz dia 05 agora e em outubro estava com 37anos, meu marido e vasictomizado há 22anos mas e não chegou fazer a punção ainda , ele ja teve 2 filhos do 1° casamento e eu ja tive 3 gravidez i filho com 19anos 1 com 21anos e a última gestação foi gemelar natural e parto normal mas que vieram a obito após 15 dias de nascidas porerro de freboctomia , e ja faz 13 anos e como casei de novo gostaria muito de engravidar e ter gemeos sera possivel ja que sera trasferido 3 embriões ?  agradeço desde já

  516. clara disse:

    olá, tenho 23 anos e fui submetida a 2 cirurgias para retirada de um cisto, sendo que pra retirar o mesmo teve que retirar também um ovário e uma trompa, aos 18 anos apareceu o cisto no outro ovário sem regressão ao medicamento tendo que retirar o outro oovário e a outra trompa, concluindo só tenho o útero. sou muito nova e desejo engravidar um dia queria saber a probabilidade de uma FIV dar certo no meu caso, queria que se possivel você explicasse o passo a passo do processo para que eu possa entender isso com a doação de ovulos.se caso for possivel a FIV sei que nos primeiros meses são necessários alguns hormônios produzidos pelos ovários já que não os tenho queria saber como se dar esse processo, desde já agradeço, e aguardo resposta.

  517. vitoria disse:

    Olá dr. fiz fertilização in vitro e a transferencia ocorreu ontem, dia 16 de abril…Tenho 37 anos e meu diagnóstico é obstrução tubária, com meu marido está tudo ok… Transferimos 2 embriões e congelamos 1. O senhor acha que minhas chances são boas? Obrigada…

  518. Célia disse:

     
    Ola Dr. Fábio, tenho 42 anos e tentei fazer  FIV em janeiro de 2012, porem o tratamento não chegou ao fim porque de 7 folículos somente 1 chegou ao tamanho 1deal no 12 dia (+ ou – 18), diante disto o medico resolveu interromper o tratamento alegando não haver mais chances, na época meu fsh era 10,11 e o estradiol era 71,81, apos a fiv fiz aquele exame de hormônio antimuleriano e deu 0,16, segundo o medico muito baixo e por este motivo alegou não haver motivo para continuar tentando a FIV , fazendo indicação de doação de óvulos, ocorre que apos isso não menstruei, mas não  estava grávida , fiz ultrassom e constatei que estava ovulando com folículos grandes do 12º do ciclo, agora na semana passada quando voltei a menstruar  fiz novamente o exame do 3º dia do ciclo o resultado foi  fsh  2,78 e estradiol  380 ,  fui ao medico, ele me mandou tomar um remédio chamado cicloprimogyna, ta muito estranho , o que o DR. acha, me de uma luz, realmente não ha mais chance de uma nova FIV, ou devo pensar em doação de óvulos, sinceramente eu não to preparada pra isso, obrigado desde já. 

  519. LILIA MARIA disse:

    Tenho 40 anos e farei 41 nesse ano. Fiz 1 fiv em março agora e não deu certo.  menstruei do dia 14 ao dia 17 de abril.
    O exame de beta feito deu indetectável e o médico havia me dado mais de 50% de chances devido aos exames que mostrei para ele antes do procedimento.
    Peço uma orientação e quero saber o quanto o sr cobra pelo procedimento com os remédios.
    Vou até o fim pelo meu sonho de ser mãe.

  520. ola Dr moro no Japao a 21 anos giz laqueadura com 24 anos e agora tenho 48 e estou casada com outro homem,procuramos ummedico aqui o qual de pronto aceitou fazer o tratamento de fertilizacao em mim e no dia 12-04 foi colocado o embriao hoje fazem 8 dias,e como nao me aguentava de curiosidade fiz o teste de urina de farmacia o qual deu negativo,estou triste pq quero demais este filho,o meu retorno sera no dia 23 agora,qual e sua opiniao como medico,o resultado do teste esta certo?tenho chance de estar gravida?pois estou sentindo bastante sintomas inclusive sono tenho dormido bastante e muito sensivel tbm,olhando aqui vi que o sr e muito atencioso se puder me responder agradeco de todo meu coracao,que deus te abencoe em tudo…..

  521. Carla disse:

    Boa Noite Dr. Fábio
    Lhe felicito pelo blog que está sendo um sucesso. tenho uma questão tive um parto prematuro no 6º mes quando faltavam 4 dias para o 7º mês, segundo o médico que acompanhou-me durante a grávidez disse q acontecu devido abertura do colo uterino, estou pensando fazer uma nova tentativa mas estou com medo de voltar abrir o colo uterino, será mesmo que a solução é fazer uma ciclagem ou seja cozer o colo?
    Um abraço e aguardo sua resposta para me preparar moralmente.

  522. katia disse:

    Ola Dr Fabio,
    Meu marido tem azoospermia,mas nao sabemos a causa ainda,estamos investigando,e fazendo tratamento na fm abc,e a medica me pediu uma serie de exames inclusive exames de cariotipo y e microdelacao do cromossomo.Eu tenho 33 anos aderencia na trompa esquerda e um polipo de 2,5 mm na trompa direita,meu utero e localizado na regiao direita,isso me prejudica de alguma maneira?.Meu marido tem 34 anos e azoospermia confirmada por 2 espermogramas o ultimo realizado no fleury em Sp.Quando meu marido tinha 18 anos ele teve peneumotorax por isso a medica desconfie de fibrose cistica.Agora estou com muito medo de meu marido ser portador deste gen,eu nao tenho a minima ideia se sou tambem.Existe algum texte laboratorial que eu tambem possa fazer? Outra pergunta fazendo a puncao do testiculo quais a chances reais de dar certo? sao as mesmas de uma fiv? ou e mais complicado de dar certo? Quanto tempo demora a partir do momento que se toma a medicacao para ver se estou gravida?
    Muito Obrigada Dr,
    katia,

  523. Katia disse:

    Dr Fabio
    "O polipo e no ovario direito e nao nas trompas"

  524. sonia disse:

    Ola Dr. Fabio ;moro em Brasilia e gsotaria de fazer uma FIV . O senhor conhece ou ja ouviu falar de uma clinnica boa por aki. Tenho medo de nao acertar com um bom medico tb. pois ja ouvi muitas historias. e tenho medo de encontrar um daqueles desencorajodor entende?

  525. paloma disse:

    Bom tarde,
    Por favor, gostaria de saber sobre o resultado do meu exame estou muito ansiosa, para aguardar o dia da consulta fiz o exame de fsh deu 5,68 e lh deu 3,65, fiz no 3 dia do ciclo e tenho 37 anos gostaria de saber o que esse resultado quer dizer.
    obrigada,

  526. lanne disse:

    DR BOA NOITE
    Por favor queria tirar uma duvida, meu esposo fez um exame espermograma com rem e deu somente 1 milhao de espermatozoides bons, comigo esta tudo ok . Gostaria de saber, qual procedimento é mais adequado para eu poder engravidar se é fiv ou isci , ou se tem chance com inseminação artificial.
    obrigada

  527. juliane disse:

     
    oi tenho 20 anos de idade tive uma gravidez tubaria
    e quase morri eu gostaria de saber se tenho chance de engravidar com  a fiv
     
    geywdwsajhwa     b     wsgbghwvbuyhjwvbqhujvbwqvuhjvchsvhjwnhx oiabhhsab

  528. ana disse:

    OLÁ.
    DR FABIO.
    FIZ A PRIMEIRA INSEMINAÇAO NÃO DEU CERTO TENHO A SEGUNDA A FAZER TODOS MEUS EXAMES ESTAO BONS, TENHO 34 ANOS, E NÃO SEI O QUE VAI ACONTECER ESTOU PREOCUPADA, GOSTARIA DE SABER AS CHANCES QUE TENHO DA PROXIMA VEZ QUE IREI FAZER A IMPLANTAÇÃO.

  529. Cileia disse:

    Boa noite, Dr Fábio,
    Após 2 FIV, procurei novamente a Clínica que me passou as orientações para a 3ª tentativa, dentre elas o DR me disse que faria antes e depois da transferência 30 minutos de  Acupuntura. Gostaria de saber do Sr se este procedimento ajuda na implantação embrionária? Pro favor me oriente melhor sobre o assunto.
     

  530. Lara disse:

    Olá Dr.Fábio, tenho 38a e sonho em ser mãe (não posso nem falar nesse assunto que me emociono). Apesar do desejo, somente fui pensar de forma concreta muito tardiamente. Aos 35a tive um aborto espontãneo e fiquei bastante fragilizada. Desde então, venho numa busca incessante para descobrir o motivo, consultei vários especialistas, realizei diferentes exames e nada de anormal. Ovulo normalmente, sem estimulação. O último exame que fiz foi para identificar endometriose profunda, cujo laudo irei obter dia 02.05.2012 no retorno ao especialista. Mas, já fui informada de que não tenho endometriose, porém acusou um pequeno cisto no ovário direito e pequenos miomas no últero. Fiquei preocupada, porém a Dra. que realizou o exame disse que o médico iria me orientar quanto ao tratamento. Dr. tenho crises de choro quando penso que já tenho 38a, meu relacionamento está num momento de instabilidade e já penso em recorrer a doação de espermatozoides, porém existem as limitações financeiras. Será que diante do que relatei clinicamente, ainda tenho chances de engravidar. Onde obeter mais informações sobre doação de espermatozoides e qual a média de gasto para a FIV. Me disponho também a ser doadora de óvulos para abater o valor dos gastos. É possível?      

  531. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    Parece que você tem resposta ovariana baixa. Mesmo assim, havendo formação de bons embriões, existem boas chances de gravidez.

    Pode ser preciso mudar o esquema de indução ovariana.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  532. fabioeugenio disse:

    Oi Clara,

    No seu caso o tratamento é efetivamente a fertilização in-vitro com óvulo-doação. O seu útero pode ser preparado hormonalmente para albergar a gravidez.

    As chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  533. fabioeugenio disse:

    Oi Vitória,

    Suas chances são muito boas. A estas alturas você já deve ter feito o teste. Espero que positivo !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  534. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Pelos exames parece que a melhor opção é realmente a FIV com doação de óvulos.

    Pode-se tentar com seus próprios óvulos, mas conscientes de que a chance é baixa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  535. fabioeugenio disse:

    Oi Lilia,

    O importante é sua determinação. Não desista do sonho, pois um resultado negativo não deve te tirar as esperanças.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  536. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Você fez o exame muito cedo – com 8 dias!! O ideal é após no mínimo 12 dias da transferência embrionária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  537. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Obrigado pelas palavras de incentivo !!

    Se você teve parto prematuro por abertura precoce do colo (incompetência istmo-cervical), existe indicação formal de realizar a cerclagem na sua próxima gravidez, além de outras medidas para prevenção de parto prematuro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  538. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Você também pode fazer o exame genético para avaliação do gene da fibrose cística. Havendo espermatozóides normais nos testículos (40 a 60%), as chances de gravidez são semelhantes a uma FIV-ICSI comum.

    Você tem idade ótima, e isso ajuda no tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  539. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Você mora em uma cidade com excelentes clínicas em reprodução humana. Para maiores informações me contacta no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  540. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Seus exames hormonais estão normais. O espermograma está muito alterado. A melhor opção é a fertilização in-vitro com ICSI.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  541. fabioeugenio disse:

    Oi Juliane,

    Você tem excelentes chances de gravidez com a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  542. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Suas chances dependem, além da sua idade que é ótima, da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  543. fabioeugenio disse:

    Oi Ciléia,

    Os estudos científicos ainda não são definitivos neste sentido. Não há comprovação de que a acupuntura vá aumentar as chances de implantação.

    Porém, ajuda bastante a relaxar, reduzindo o estresse do procedimento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  544. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Procura ficar tranquila. Você tem idade boa. E pequenos miomas uterinos, e cistos de ovário, não atrapalham para gravidez ou para qualquer tratamento.

    E se os exames são todos normais, o risco de ocorrer novo aborto são pequenas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  545. Laura disse:

    Olá, Dr Fábio! Tenho 33 anos, meu marido tem 46 e ficou paraplégico a um ano, teve lesão medular completa(T10). Gostaria de saber qual o método mais indicado para nosso caso e quais as nossas chances.
    Abraços

  546. Meu namorado morreu faz 3 meses,e eu queria muito ter um filho dele,mas não foi deixado o semen congelado,tem como retirar o semen dele depois de morto???

  547. Carla disse:

    Olá Dr. Fábio
    Espero que estejas passando bem. Tenho aqui uma questão para lhe expor, para que serve o DIANE 35? e quanto tempo leva um embrião grudar depois da transferência para utero? e a ultima porquê algumas mulheres mesmo fazendo 4 tentativas seguidas com 3 embriões de boa qualidade não engravidam ainda que tenham uma idade que vai dos 25 a 35 anos?
    Obrigada e bom trabalho Dr.

  548. gerlane disse:

    boa noite!
    Dr. Tomei zoladex em 08/2011 , fiz miomectomia em nov/11 e pretendo fazer uma fiv, pois tenho 36 ano e meu esposo é vasectomizado. O meu médido receitou provera para a vinda da menstruação e o exame de punção para meu esposo, pois ele fez vasectomia a 07 anos. Pergunto: há possibilidade de não existir espermatozoides para a fertilização?(ele já tem filhos), 2) Qto tempo a menstruação desce apos o termino do provera, pois já fazem 15 dias que terminei o tratamento. Com todos esse obstaculo, o Sr acha que tenho chance de ser mãe? muito obg pela atenção.

  549. Fernanda disse:

    Boa noite doutor Fabio, minha mae me apresentou seu site , pois em dezembro do ano passado tive uma gravidez ectopica e o senhor esclareceu a ela algumas duvidas. Venho desta vez entrar em contato pois antes desta gravidez ectopica ja estava tentando a um ano e dez meses , fiz a cirgurgia em dezembro do ano passado onde perdi a trompa direita e o ovário direito.Em março deste ano tive o rompimento de um cisto no utero que o liquido foi absorvido pelo corpo e fiz tratamento com profenid por 3 dias. Depois disso não menstruei mais hoje fiz um exame que apareceu dois cistos na regiao anexial esquerda um com 13 ml e um com 6 , o medico não viu o ovario  esquerdo e descartou qualquer possibilidade de gestação. Gostaria de saber qual a gravidade destes cistos? qual a possibilidade de engravidar naturalmente que eu ainda tenho? E como fazer para  ser acompanhada  para conseguir engravidar ? aguardo contato obrigado

  550. fabioeugenio disse:

    Olá Lara,

    Não precisa desespero, pois você tem idade muito boa para engravidar. Estes pequenos miomas e cistos nos ovários não devem atrapalhar.

    Procura consultar um especialista em uma clínica de reprodução para detalhes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  551. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    O método ideal é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozóides obtidos diretamente dos testículos.

    Na sua idade, as chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  552. fabioeugenio disse:

    Oi Suélen,

    Lamento muito a tragédia, mas é impossível obter material biológico pós-mortem.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  553. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Vamos lá !!

    O Diane 35 é um anticoncepcional. O embrião começa a implantar em média após 3 dias da transferência. E as falhas de implantação, mesmo em idades ótimas, são um capítulo difícil da medicina reprodutiva, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente e rigorosamente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  554. fabioeugenio disse:

    Oi Gerlane,

    Você tem excelentes possibilidades através da FIV. É muito raro não haver espermatozóides nos testículos, em caso de homens vasectomizados.

    Em geral, após o provera, a menstruação vem em até 10 dias. Procura teu médico para avaliar o que está acontecendo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  555. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Estes cistos são pequenos, e provavelmente sem importância. O fundamental é avaliar sua trompa restante (esquerda), e reserva ovariana. Assim pode-se determinar sua chance de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  556. Mariele disse:

    Boa tarde Dr. Fabio,  a tecnica indicada para mim é ICSI pois meu marido fez vasectomia, ja fiz três tentativas, mas não respondi a medicação, foi então concluido que tenho uma menopausa precose, tenho 35 anos, pois não ovulei em nenhuma das induções, então a indicação agora é para ovulodoação, meu tratamento foi feito no Perola Bayton, estou esperando a fila agora para esse procedimento, mas tenho pressa pois ja esperei  10 anos só no perola, então gostaria de saber se esse procedimento é mais barato já que não preciso das medicações, se o senhor faz, se poderia me passar mais ou menos os valores, pra saber se tenho condições de pagar, desde já agradeço, boa tarde.

  557. Carla disse:

    Oi Dr. Fábio
    Desejos de bom trabalho.
    o Dr. diz que as falhas de implantação do embrião mesmo com idade óptima ainda é um capitulo dificil da medicina reprodutiva e que cada caso deve ser avaliado individualmente e rigorosamente, no entanto eu quero saber quais são estes casos q têm que se estudar rigorosamente e quem baseiam-se?
    Obrigada

  558. michelle disse:

    oi doutor tenho 25 anos meu marido tem varicocele do lado esquerdo ele ja fez cirugia e melhoro muito a quantidade ,mas a morfologia ta muito baixo ta 2 % mesmo com a morfologia baixa a chance de fazer um FIV com sucesso na primeira tentativa

  559. lorraine disse:

    oi doutor tenho 25 anos meu marido tem varicocele do lado esquerdo ele ja fez cirugia e melhoro muito a quantidade ,mas a morfologia ta muito baixo ta 2 % mesmo com a morfologia baixa a chance de fazer um FIV com sucesso na primeira tentativa.

  560. KARINA disse:

    Doutor tenho 38 anos ja tive dois filhos, fiz uma fiv a 5 dias transferi um embriao classificado como bom quais as minhas chances de engravidar sera que consigo, estou tomanto natifa 1 comp de 12 em 12 horas, duphaston 2 comp de 12 em 12 horas e utragestan 4 por dia. obrigada

  561. lidiane disse:

    Olá Dr,meu nome é lidiane tenho 31anos, e me submeti a um tratamento de fertilidade já retirei os óvulos,e só tive um embrião,que foi congelado para o mês quem porque eu tive segundo o médico sidrome do hiperestimulo,e tenho que mestruar para depois emplantar o enbrião,quais minhas chances de engravidar.abç

  562. Bianca disse:

    Boa Noite Dr.
    Tenho SOP e estou a passar por um tratamento de FIV. Na verdade esse e o segundo porque o primeiro foi cancelado por falta de reacao do organismo, os foliculos nao cresceram.Devido a quantdade de foliculos no inicio do ciclo( 35) o medico me disse que devemos ir com calma no estimulo por causa do hiperestimulo. mas tenho medo que seja como da vez passada porque comecou do mesmo jeito.  Nesses casos qual e a dosagem recomendada e qual o melhor indutor?
    Obrigada

  563. fabioeugenio disse:

    Oi Mariele,

    Certamente o tratamento com doação ovular é mais em conta, já que não requer uso de medicações.

    Para maiores detalhes me contacta no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  564. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Existem vários exames a serem feitos, que são determinados pelo especialista na consulta do casal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  565. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Mesmo com a morfologia do sêmen alterada, suas chances com a FIV são excelentes aos 25 anos de idade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  566. fabioeugenio disse:

    Olá Karina,

    Se houve transferência de apenas um embrião, as chances são em torno de 30% a 40%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  567. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Você tem idade excelente. Mas transferindo apenas um embrião, as chances de gravidez ficam entre 30 e 40%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  568. fabioeugenio disse:

    Olá Bianca,

    Em casos de SOP resistente temos de usar doses mais altas de gonadotrofinas. Se houver excesso de estimulação, realizamos o congelamento dos embriões e transferência posterior para evitar o hiperestímulo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  569. Marília Lima disse:

    Boa noite Dr. Fábio, parabéns pelo site. Tenha certeza que através de suas palavras e comentários o sr. alivia e ajuda a todas nós. Somente quem passa por este processo entende nossas angústias.Tenho 40 anos, já fiz 3 FIV´s, na segunda tentativa, de embriões congelados ( 2 ), engravidei mas perdi com 8 semanas. Agora faremos uma nova tentativa, este embrião, único… ( blastocisto ) está congelado, qual é minha real chance ? Como saber se este blastocisto está bom e que após o descongelamento não irá morrer ? Qual é sua orientação em relação ao repouso ? O que posso fazer, além da medicação e muita reza ( !!! ) prá que dê certo ? Um abraço !

  570. Bianca disse:

    Dr Fabio,
    Muito obrigada pelo esclarecimento. Gostaria de cumprimenta-lo por dedicar  esse espaco para  poder tirar duvidas que as vezes sao tao basicas para os especialistas mas para  nos que  estamos na batalha contra infertilidade geram muitas questoes e muitos receios. Obirgada e que Deus o abencoe.

  571. Carla disse:

    Oi Dr.
    Gostaria saber como deve ser feito o repouso depois da transferencia de embrioes, e quanto dias devesse ficar de repouso e por outra existe uma posiçao ideal para dormir depois de ser feita a transferencia de embrioes.
     

  572. fabioeugenio disse:

    Oi Marília,

    Obrigado pelas palavras carinhosas e pelo incentivo.

    A chance com apenas um embrião é apenas razoável. Porém, o fato de ser um blastocisto (boa qualidade) ajuda.

    O repouso de 24 horas após transferência é suficiente.

    Vou ficar torcendo por você !! Boa sorte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  573. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Obrigado pelo incentivo.

    Abraços,

  574. Marlene disse:

    boa-noite Dr. eu tenho 34 anos e aos 31 fiz uma cirurgia para retirar o ovario esquerdo e constatou tb a endometriose e a ginecologista disse q eu so poderia engravidar por fertilização tomei durante 3 anos o gestinol 28 e so suspendir quando comecei o tratamento para engravidar, usei o gonal e menopur e no sexto dia fiz ultssom e nao produziu nem um foliculo, gostaria de saber se ainda tenho chances com a fiv? e se ofato de usar por mto tempo o gestinol não atrapalha a producao de foliculos? aguardo resposta e obrigada

  575. Gleissianne disse:

    Olá Dr. Fabio 
    Eu tenho 23 anos e a 3 anos descobrir que sofro de ovários micropolicisto. E faço tratamento com a utilização de anticoncepcional, ate agora sem nenhuma alteração. Gostaria de saber quais as chances de eu poder realizar uma gravidez em Vitro, mesmo tento esse problema. 
    Dês de já Obrigada 

  576. Gleissianne disse:

    Olá Dr. Fabio 
    Eu tenho 23 anos e a 3 anos descobrir que sofro de ovários micropolicisto. E faço tratamento com a utilização de anticoncepcional, ate agora sem nenhuma alteração. Gostaria de saber quais as chances de eu poder realizar uma gravidez em Vitro, mesmo tento esse problema. 
    Dês de já Obrigada 

  577. Fernanda disse:

    Olá, Dr. Fábio Eugênio. Tenho 30 anos e meu marido 41. Já tive 2 duas grávidez ectópicas, sendo 1 vez na trompa direita e a outra na esquerda, o médico indicou que eu fizesse fertilização.Quais são as minhas chances?
    Obrigado!   

  578. Célia disse:

     
    Ola Dr. Fábio, tenho 42 anos e tentei fazer  FIV em janeiro de 2012, porem o tratamento não chegou ao fim porque de 7 folículos somente 1 chegou ao tamanho 1deal no 12 dia (+ ou – 18), diante disto o medico resolveu interromper o tratamento alegando não haver mais chances, na época meu fsh era 10,11 e o estradiol era 71,81, apos a fiv fiz aquele exame de hormônio antimuleriano e deu 0,16,  a principio o medico fez indicação de doação de óvulos, ocorre que apos isso não menstruei, mas não  estava grávida  mesmo sem menstruar eu fiz ultrassom e constatei que estava ovulando com folículos grandes do 12º do ciclo (18) passado uma semana  voltei a menstruar  fiz novamente o exame do 3º dia do ciclo o resultado foi  fsh  2,78 e estradiol  380,  fui ao medico, ele me mandou tomar um remédio chamado cicloprimogyna, ta muito estranho , apos tomar este remédio  por 21 dias , ou seja mais ou menos 7 dias depois eu menstruei e fiz novamente no 3 dia do ciclo os exames de  fsh que deu 15,68 e estradiol 16,74, como é possível notar os exames tem se alterado muito, e ao retornar ao medico ontem com os resultados fiz um ultrasson no próprio consultório e foi constatado 3 folículos do lado direito e 3 do lado esquerdo com  o maior, enfim embora os fsh esteja um pouco elevado o meu medico acha que devo tentar uma nova fertilização com um remédio novo chamado pergoveris ( 10 ampolas) . Dr Fabio eu procurei sobre este remédio que é novo no mercado e sendo assim não tem muita informação sobre ele, to muito confusa o que o acha? Devo tentar este remédio, o seu conhece? Usa em suas paciente? Enfim me de uma luz, fico ansiosa aguardando retorno, desde já obrigado pela atenção.

  579. Carla disse:

    Ola Dr. Fabio
    Estou confusa com uma situaçao, no ano passado fiz uma FIV e logo na primeira tentiva consegui engravidar e agora este ano voltei a fazer duas tentativas uma delas com os embrioes que haviam sido congelado na primeira tentativa e a outra de uma nova punçao e mesmo assim nao consegui engravidar sera isto normalmente acontecer? esta tudo muito confuso para mim porque tenho ja 39 anos e estou com receio de nao conseguir engravidar, sera que ainda tenho grandes chances? e ate que idade a mulher pode tentar com os seus proprios ovulos?
    Obrigada

  580. Rejane disse:

    olá doutor! Tenho 36  anos e meu marido 43. Temos uma  filha que fará em julho 5 anos. Demorei uns 2 anos para engravidar em razão da prolactina alta. Porém desde seu nascimento nao utilizamos nenhum método contraceptivo mas nao conseguimos engravidar. Em dez 2011 meu fsh do terceiro dia do ciclo deu 13,62. Agora em abril deste ano deu 6,50. Fiz a histerosalpingografia e nao deu nada de errado. Em abril fiz us de controle de ovulação sem Qq indução. Tive um ótimo foliculo mas nao engravidamos. Meu marido fez espermograma e deu 10% de motilidade A e 27% de B. Minha Geo pediu para procurar especialista. Em minha cidade tem apenas dois. Um me indicou a inseminação sendo q no próximo ciclo iniciaria com anticoncepcional. O outro especialista indicou direto a FIV sob o argumento de q pelo jeito tenho endometriose e a inseminação nao daria certo. A nao ser que eu fizese a laparoscopia para saber se tenho mesmo endometriose. Nunca nenhum medico disse q eu poderia ter endometriose .  Pergunto:  mesmo nenhum exame tenha acusado nada de endometriose  é possível que eu tenha?  Duvida faço direto a FIV ou a inseminação?  Ou então primeiro a laparoscopia ?  Sei q nao posso perder tempo!  Se puder me ajudar nesta decisão…

  581. Sandra disse:

    Boa tarde Dr. Fabio, tenho 38 anos e fiz minha primeira FIV no dia 23/05, coloquei 4 embriões (2 classe A e 2 classe B) no D9 ocorreu um sangramento de cor vermelho vivo, fiquei em repouso e continuo usando o utrogestan (recomendação médica), no dia seguinte o sangramento continuou com caracteristicas de menstruação, e hoje ele está bem mais "suave", minha pergunta é? Ainda posso estar gravida? Pode se perder sangue, ou até mesmo algum embrião e ficar o(s) outro(s)? Aguardo ansiosa a sua resposta, obrigada!!! Parabéns pelo trabalho.

  582. Célia disse:

    Oi Dr. Fabio enviei dia 24/05/2012 algumas dúvidas, conforme ficou esclarecido acima, mas até agora o sr. não respondeu, esta havendo algo de errado com minhas dúvidas, estou ansiosa pela resposta, desde já agradeço a atenção.

  583. MARIA MILENA disse:

    Normal
    0

    21

    false
    false
    false

    PT-BR
    X-NONE
    X-NONE

    /* Style Definitions */
    table.MsoNormalTable
    {mso-style-name:”Tabela normal”;
    mso-tstyle-rowband-size:0;
    mso-tstyle-colband-size:0;
    mso-style-noshow:yes;
    mso-style-priority:99;
    mso-style-parent:”";
    mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
    mso-para-margin-top:0cm;
    mso-para-margin-right:0cm;
    mso-para-margin-bottom:10.0pt;
    mso-para-margin-left:0cm;
    line-height:115%;
    mso-pagination:widow-orphan;
    font-size:11.0pt;
    font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
    mso-ascii-font-family:Calibri;
    mso-ascii-theme-font:minor-latin;
    mso-hansi-font-family:Calibri;
    mso-hansi-theme-font:minor-latin;
    mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
    mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
    mso-fareast-language:EN-US;}

    Boa tarde, gostaria de parabenizá-lo pelo site q trás possibilidades de respostas para as nossas dúvidas. Tenho 38 anos, não possuo nenhum problema orgânico meu marido tem azoospermia, nunca engravidei e decidimos realizar a inseminação artificial com doador de sêmen. Utilizei as medicações: menopur, serophene, ovidrel, estradiol e prymogina. Realizei a USG e não tenho nenhum problema em útero, trompas e ovários. Após a estimulação foram produzidos três óvulos (dois maiores e um menor). A amostra com o sêmen possuía 1 ml e concentração de 11,6 x 10(6)/ml, tipo A+B (móvel progrssivo linear e não linear)=90%; tipo c (móvel não progressivo) =9% e tipo D (não móvel)=1%. Foi a nossa primeira tentativa, porém, após os 15 dias da inseminação, realizei o Beta hcg  e o resultado foi negativo, ocorrendo a menstruação após 17 dias. Diante disso, estou em dúvida se devo tentar novamente outra inseminação ou se em decorrência da minha idade, seria melhor optar pela fertilizaçção in vitro? Sei que as chances da fertilização são maiores, todavia, os valores também são. Gostaria de saber qual a melhor opção que o senhor aconselharia no meu caso. Agradeço a atenção. Maria Milena

  584. fabiana disse:

    oi tenho 27 anos e tive meu primeiro filho aos 16 anos,e tento engravidar novamente a sete anos,descobri que tinha as duas trompas obstruidas retirei uma e fiz uma plastica na outra mais não deu certo,fora isso tudo normal vou fazer uma fiv,por favor me responda qual a porcentagem de sucesso vou implantar dois embriões se tudo der certo e se deus permitir.

  585. ola doutor estou aqui novamente me preparando  para uma nova tentativa muito anciosa muito nervosa nao sei se agueto mais uma despcao com uma insiminacao negativa uma fiv com aborto retido estou na espectativa para que deus me abencoe que tudo corra bem vou fazer minha ultrason amanha dia 11 do 06 sera que vai dar tudo certo dr. apos a tranferencia de embrioes tenho que ficar de reposo absoluto ou nao porque eu acho que tudo que aconteceu foi por causa do trabalho sao muitas escados que tenho que subir e decer  varias vezes por dia sera pode ter colaraborado para o aborto . um forte abraco aguardo a sua resposta.

  586. Fernanda disse:

    Olá Dr.Fabio boa tarde, 
    Eu passei por 1 fertilização in vitro porém já fiz a transferência em um total de 4 embriões, sendo 2 por vez… mas infelizmente não deu certo, tenho  mais 1 embrião para transferir.. mas antes disso o meu médico solicitou que eu fizesse o exame de Histeroscopia… queria tirar  algumas dúvidas, esse exame é um exame seguro de se fazer? Em que ele vai me ajudar, pois meu médico disse que podera ver o porque não estou segurando os embriões em meu útero, estou com muito medo de fazer esse exame… o que o Dr. me diz sobre isso.. devo fazer ? é importante? se puder me tranquilizar e esclarecer ficarei muito agradecida, desde já , obrigada. Abraços!

  587. gisele disse:

     
     

    ola doutor fabio fiz uma hitero e o resultado foi
    no exame simples da cavidade pélvica encontramos integridade anatômica regional 
    Não ha imagens tumorais,calcificações patologicas ou outros achados típicos 
    Apos o pinçamento do labio posterior do colo uterino e introdução de contraste iodado pelo orificio externo observamos progressão satisfatoria do mesmo revelando uma imagem uterina triangular,centrada e com contornos conservados.Não indentificamos típicas imagens de falhas de enchimento.
    luz cervical não apresenta alterações significativas.
    A tuba uterina direita encontra-se pérvia.Á esquerda obtivemos contrastação tubárica apenas em sua porção proximal nas diversas radiografias realizadas  
    me ajude doutor o que diz esse exame
    dez de já obrigada  
     

     
     

     

     

  588. Fernanda disse:

     
    Ola Dr Fabio, gostaria de uma informação, meu marido tem oligospermia severa, e meus exames estão tds oks, inclusive fiz histero, gostaria de saber se a FIV, nesse caso a chances são boas de dar positiva? Farei em julho,dando inicio com menoupur e orlagutran, tenho 30 anos e meu marido 32.Agradeço a atenção!!!!!!multipla, a chance existe?

  589. Josiane disse:

    Olá  Dr Fábio,
    Fiz uma USG e o ID foi ( Nódulo ecogênico no interior da cavidade uterina ( pólipo ?)
    Ovário direito com pequenos folículos funcionais, medindo em média 0,5 com de diâmetro, estando dispersos irregularmente pelo tecido ovariano. com imagem sugestiva de corpo luteo no ovário direito.
    Será que é pólipo mesmo?
    Obrigado pela atênção.

  590. sabrina costa disse:

    boa tarde senhor doutor queria tirar uma duvida ja fiz uma fiv que nao deu certo e no dia 26-05-2012 fiz mais uma no dia 06-06-2012 fiz o teste de sangue e deu negativo mas estou com muitas tonturas nuito sono e acho os meus peitos maiores sera possivel estar gravida visto que no dia 15-06-2012 fiz um teste de farmacia e deu negativo mas continuo com estes sintomas me ajuda por favor

  591. sabrina costa disse:

    boa tarde senhor doutor ja fiz uma fiv que nao deu certo e fiz mais uma no dia 26-05-2012 no dia 06-06-2012 fiz o teste mas deu negativo mas depois da fiv tenho muitas tonturas muito sono e os peitos maiores sera possivel estar gravida visto que no dia 15-06-2012 fiz um teste de farmacia e deu negativo ajude me por favor

  592. cristina disse:

    Tenho 45 anos e no dia 08 de junho de 2012 fiz aspiraçao para fiv e na hora da fecundaçao o ovulo morreu. A doutora me deu alta; porque no hospital Perola byton so dao uma chance por paciente.Aguardamos por esse tratamento por sete anos.Gostaria de saber se poderia fazer nova tentativa? Fiz ligadura de trompas.Aguardo resposta. Desde ja agradeço.

  593. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    O repouso que recomendamos é de 48 horas. Pode dormir em qualquer posição !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  594. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    É fundamental avaliar sua reserva ovariana, para estimar a possibilidade de produção de óvulos no seu ovário direito.

    Se a reserva for muito baixa, uma opção é a FIV com doação ovular.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  595. fabioeugenio disse:

    Oi Gleissiane,

    O primeiro passo de tratamento, quando parar o anticoncepcional, é a indução de ovulação simples. Se não funcionar é que deve-se partir para os métodos de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  596. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Suas chances são excelentes com a fertilização in-vitro (FIV), chegando a 60% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  597. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Você tem reserva ovariana baixa, mas acredito que poderia tentar uma nova estimulação com medicação e doses diferentes. Uma das opções é o Pergoveris, que associa o FSH com LH.

    Se ainda assim a resposta for muito ruim, a melhor opção seria a doação ovular.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  598. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Isto que aconteceu é normal. Pode ser que os embriões formados na primeira tentativa estavam melhores. Você tem idade boa para engravidar pela FIV e pode continuar tentando.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  599. fabioeugenio disse:

    Oi Rejane,

    Para diagnóstico de certeza da endometriose somente se você fizer a videolaparoscopia.

    Como você já engravidou e tem trompas pérvias, pode tentar primeiramente a inseminação antes da FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  600. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Pode haver pequenos sangramentos durante a fase inicial de implantação embrionária. Somente pelo valor de subida do beta-hcg podemos confirmar se é gravidez evolutiva normal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  601. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Tivemos um problema técnico com o blog por alguns dias.

    Porém já solucionamos, e estou colocando em dia a resposta dos comentários aos posts.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  602. fabioeugenio disse:

    Oi Milena,

    Na sua faixa de idade realmente a fertilização in-vitro (FIV) oferece chances de gravidez muito superiores à inseminação, e é o tratamento mais indicado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  603. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    São excelentes suas chances na FIV, acima de 60% com embriões de excelente qualidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  604. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    O repouso recomendado é de 48 horas após a transferência. Depois evite apenas atividades físicas ou grandes esforços.

    Vou ficar torcendo por seu resultado positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  605. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Fica tranquila. A histeroscopia é um exame simples e seguro, e pode dar informações fundamentais sobre seu endométrio.

    Recomendo que faça.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  606. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    Este exame revela útero e trompa direita normais. E obstrução de trompa esquerda.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  607. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Suas chances são excelentes, mesmo com a oligospermia severa.

    A possibilidade de gêmeos é em torno de 20 a 25%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  608. fabioeugenio disse:

    Oi Josiane,

    Para confirmar se é pólipo, deve-se fazer o exame Videohisteroscopia.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  609. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    Dificilmente o exame daria negativo no dia 15/06.

    Mas para ter certeza deve-se fazer o beta-hcg quantitativo (exame sanguíneo).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  610. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Lamento muito o ocorrido, pois você esperou tanto tempo pelo tratamento.

    Certamente você pode engravidar ainda, porém o método mais indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  611. Bruna disse:

    Boa noite, Dr. Fábio! Tenho 31 e fiz minha 1a FIV em março e deu negativo. A qualidade dos meus embriões não foram boas. Na contagem de antrais, meu numero era 6, 7 e em março foi 9 (quando fiz a FIV – protocolo curto). Após a FIV iniciei uma dieta e o número de antrais subiu para 16 (abril) e 18 (maio). Tomei então o lorelin ha 15 dias. Hoje fiz a contagem e deram 12 antrais no meu 5o dia do ciclo. O meu medico achou o numero bom e sugeriu que dessemos sequencia no tratamento. Qual a sua opinião? É um numero pequeno? Devo interromper o processo? Quais são as minhas possibilidades de exito? Ainda não comecei a estimulação. Obrigada!

  612. Fabiane disse:

    Oi Dr.Fábio,
    Tenho 33 anos e em Novembro passado parei de tomar o Femiane para tentar engravidar, em Dezembro a menstruação veio normal, só que daí para frente não veio até abril e eu não estive grávida, então em março fui a minha Ginecologista e ela pediu que eu tomasse cicloprimogyna (tomei um comprimido e a menstruação veio) e fizesse , quando a menstruação viesse,  uma série de exames de sangue, histerosalpingografia, que foram todos ok (espermograma do marido também), porém quando fiz o rastreamento de ovulção acusou SOP (micropolicístico) e que eu não estava ovulando. A médica me passou cicloprimogyna juntamente com serophene, no primeiro ciclo eu ovulei, mas não engravidei e no segundo e terceiro tinha folículos mas com 17mm eles pararam de evoluir, então neste quarto ciclo ela me passou cicloprimogyna, serophene, puregon 50 UI  (três dias) e utrogestan  com início no 14º dia e o rastreamento (sempre feito).
    Então, diante do meu relato, o Dr. acha que  se não engravidar agora(neste ciclo) devo partir para FIV ? outra dúvida é quanto a cicloprimogyna, é verdade que ela inibe função ovulatória?,
    obrigada.
    Fabiane.

  613. Bianca disse:

    Bom dia Dr. Fabio Eugenio tenho 32 anos e meu marido 34, comigo esta td bem porem  no espermograma do meu marido foi encontrado apenas 3 espermatozoides mortos em campo de 400 existe possibilidade de rmos filhos naturais com um resultado desses atravez de tratamentos, penso que p ter espermatozoides mortos primeiros eles estavam vivos, tem como encontra-los…me ajude por favor!!!

  614. mirian disse:

    oi querido dutor sou eu novamentefiz a fiv em janeiro e deu negativo  e agora em junho fiz a tec com dois embriões congelados , porém outra decepção negativo , tenho endometriose , o senhor acha que se eu fizer a cirurgia de endometriose facilita mais na proxima fiv ou da na mesma obrigado

  615. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    O número de 12 folículos antrais é um contagem muito boa. Porém, o número de óvulos nem sempre tem relação direta com a qualidade destes óvulos ou dos embriões.

    Certamente você deve tentar novamente. Sua idade é excelente para FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  616. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    A medicação cicloprimogyna não deve ser utilizada em pacientes que estão querendo engravidar (serve apenas para regular o ciclo menstrual). As outras medicações fazem parte dos esquemas de indução de ovulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  617. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Existe possibilidade de gravidez sim. O primeiro passo é que ele seja avaliado por um Urologista.

    Então decidimos o tratamento mais adequado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  618. fabioeugenio disse:

    Oi Miriam,

    A depender de sua idade e reserva ovariana, pode ser uma boa opção fazer uma videolaparoscopia para diagnóstico/tratamento de endometriose.

    Ou partir diretamente para uma nova tentativa fazendo um bloqueio hormonal prévio da endometriose.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  619. Fabiane disse:

    Olá mais uma vez Dr.Fábio,
    bom se tenho ovário policístico o que seria recomendado para regular o meu ciclo, já que a cicloprimogyna não o é e que quero engravidar …( lembrando que tenho 33 anos e estou usando Serophene e cicloprimogyna desde abril e agora minha Ginecologista me passou Puregon – 3dias/50UI e utrogestan), obrigada novamente. Fabiane.

  620. Márcia disse:

    Bom dia Dr. Fábio.
    Já fazem 1ano e 7 meses que estamos tentando engravidar, já fizemos vários exames, os meus deram tudo ok, o espermograma do meu marido deu com baixa quantidade e motilidade. Alguns médicos estão nos indicando fertilidade, pela quantidade de esperma ser baixo. O melhor caminho é a fertilização ou a inseminação também pode ser no nosso caso?

  621. Adriana disse:

    Boa tarde Dr,

    Tenho 31 anos, meu marido é vasectomisado, fiz A FIV em abril de 2012, mais infelizmente não deu certo, não cheguei fazer nem a transferência, gostaria de saber o pq não ter dado certo na primeira? O que o Dr me indicaria para fazer nesta segunda tentativa, pois tive 9 óvulos maduros.

    Se tiver aguém nesse msm caso, vamos trocar conversar sobre esse assunto.

    Abraços.

    meu e-mail: dri_ss25@yahoo.com.br

  622. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    A indução de ovulação pode ser feita com o próprio Serofene, ou com o Puregon.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  623. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    A possibilidade de tratamentos mais simples, como a inseminação intrauterina, depende dos dados clínicos do espermograma, principalmente quantidade de espermatozóides com motilidade normal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  624. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Difícil tecer comentários sem ter acesso aos dados clínicos do seu tratamento. O sêmen testicular estava bom? Não houve fertilização de nenhum óvulo?

    São muitos os fatores envolvidos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  625. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Depende da quantidade e motilidade dos espermatozóides no sêmen.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  626. marcleia disse:

    ola doutor tudo bem, olha tenho 31 anos, tenho uma das tronpas obstruida gostaria de saber quanto por % tenho uma uma fertilizaçao in vitro,. obrigada

  627. Karine disse:

    Boa Noite Dr. Fábio.
    Fiz uma FIV hoje 17/07, porém o sr. pode me ajudar que cuidados devo tomar, e também gostaria de saber quanto tempo demora para grudar o embrião no útero.
    A minha médica disse que pode trabalhar normal amanhã, pode mesmo?

  628. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Na sua faixa de idade a chance de sucesso é de 60 a 70% , a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  629. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Basta manter as medicações prescritas, e evitar esforços físicos excessivos. Trabalhar, pode sim.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  630. Karine disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Li em um comentário mais acima que o recomenado após a transferência dos embriões é de 48 horas de repouso, mas não me disseram isso, precisava ter ficado deitada em repouso, e pode dirigir normal, e no meu serviço tem 3 degraus, estou descendo bem devagar, tem algum problema? Aguardo. Obrigada.

  631. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Na verdade o repouso importante é imediatamente após a transferência embrionária (AINDA NA CLÍNICA). A orientação quanto ao repouso posterior, varia de clínica para clínica.

    Trabalhar ou subir alguns lances de escada não interfere em nada nas chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  632. Leiliane disse:

    OI DOUTOR , TENHO  28 ANOS E A 10 ANOS TENTO ENGRAVIDAR , DECIDIMOS FAZER UMA FIV GOSTARIA DE SABER SE POSSO ESCOLHER A QUANTIDADE  DE EMBRIÃO  QUE POSSO COLOCAR , POR QUERO  TER APENAS 1 FILHO . ABRAÇOS !!

  633. Carla disse:

    Oi Carissímo Dr Fábio.
    Tenho 39 anos, no ano passado fiz uma tentativa e engravidei de gemeos infelizmente perdi os bebés. Agora estou preocupada porq ja fiz mas 3 tentativas e não obtive o sucesso. será isto normal acontecer depois de uma gravidez virem 3 tentativas fracassadas? outra pergunta uma mulher na minha idade consegui engravidar com apenas um embrião transferido? prq das 3 ultimas tentativas duas foram de apenas um embrião e uma com dois embriões. segundo o médico q me assitiu me havia garantido q o embrião possuia boas qualidades e porq não grudou? quero também saber quantas tentativas más posso fazer depois desses fracassos todos.
    Uma abraço e felicidades pelo blog que tem sido bom entrar aqui e ler vários depoimentos.

  634. marcleia disse:

    ola doutor por eu esta a cima do pesso , isso atrapalha eu engravidar, tenho 1:60 e pesso 75 kl,

  635. fabioeugenio disse:

    Oi Leiliane,

    A decisão sobre o número de embriões a transferir é do casal, sob orientação da equipe médica, e limitados à quantidade determinada pelo conselho de medicina em relação à idade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  636. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Difícil analisar o que aconteceu sem acesso aos seus exames e acompanhamento clínico.

    Na sua faixa de idade podem ser transferidos até 3 embriões por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  637. fabioeugenio disse:

    Oi Marcléia,

    Seu índice de massa corporal (IMC) está perto de 30. Pode haver maior dificuldade de conseguir gravidez, e maior risco de complicações na gravidez.

    O ideal é perder peso antes de engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  638. Karla disse:

    Olá Dr Fábio.
    quero saber se é normal a menstrução aparecer antes do beta? porq ja vi mulheres q depois de 10 dias de transferencia tiveram  sangramento durante dois ou tres dias e sangue vivo e depois do beta tiveram positivo, mas no meu caso foi diferente. porque acontece isso?
    Abraços

  639. marlene disse:

    Olá dr.
    Tenho 28 anos e tive indicação pra fertilização por fator tubario.Ja ouvi muitas pessoas dizer que gravidez apos Fertilização tem maior risco de aborto e isso tem me aflingido demais.Quais as taxas / chances de aborto apos fertilização?

    Um grande abraço.

  640. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    Pequenas perdas sanguíneas podem acontecer neste período, durante a implantação embrionária. Mas para que se confirme gravidez evolutiva, os valores do beta-hcg devem ser crescentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  641. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    O risco de aborto é o mesmo de uma gravidez natural. Na sua faixa de idade, em torno de 5 a 10%.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  642. roberta disse:

    boa noite doutor ja entrei em contato com vc outra vez me tire uma duvida e possivel emgravidar mesmo com as trompas retiradas
    não seii oque fazer quero muito ter um filho

  643. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    É possível sim. A fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes chances nestes casos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  644. Jussara disse:

    Olá doutor,meu nome e jussara e fiz uma fertilização in vitro,estou quase na 5 semana de gestação e derepente comecei a sentir uma dor estranha no abdômen e vagina,como se estivesse com infeção urinária.Fiquei muito preocupada com a gravidez ectopica,nao tive sangramento e tbm nenhuma alteração nos exames de urina.Ainda nao fiz o ultrassom,mas meus níveis de hcg estão crescendo normalmente!
    O que pode ser essa dor?
    Obrigada

  645. fabioeugenio disse:

    Oi Jussara,

    Parabéns !!

    Pode ser alguma cólica intestinal, ou mesmo dores decorrentes do estímulo ovariano. De qualquer maneira, informe para o seu médico.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  646. priscila disse:

    Boa noite Dr tenho30 anos meu esposo 29, estou passando por fiv protocolo 4na fundaçao abc de medicina em Santo Andre. Fiz todos os exames inclusive a histerossalpingografia q teve suspeitas deadrencias, porem minhas trompas sao pervias. Tenho hipotireoidismo desde os 18 anos, porem trato e esta controlado ate os medicos da fundaçao me pediram exames para verificar se eu tinha anticorpos da tireoide que poderiam me causar aborto e graças a Deus deu tudo ok, nao tenho nada. Meu esposo tem baixa produçao de esperma 18 milhoes por ml porem tratou e a qualidade aumentou muito em 8 milhoes analisados 93% deram progressivos e apenas 3% de mortos. Estou tomando injeçao de gonal de 112,5 ja a tres dias sera q tenho grandes chances de dar certo na 1 fiv??? obrigada

  647. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Na sua faixa de idade, e sem doenças impactantes na fertilidade, suas chances de sucesso na FIV são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  648. elisabete disse:

    ola Dr.me chamo elisabete e retirei uma trompa e um ovario por causa de um cisto; desde entao tento engravidar e nao consigo ja fazem tres anos,com meu marido tudo otimo,e com migo aparentemente so esse problema ;mais tentei 2 inseminaçao e nada.estou pensando na fiv mais tenho medo pelos custos que são muito altos e pelo desgaste emocional que é o pior.o sr acha que a fiv seria a melhor opção para mim?Quais as chances de dar certo?Devo tentar?

  649. Paula Costa disse:

    Olá, Dr. Fábio. Tenho 42 anos e vou tentar, pela primeira vez, fazer uma FIV. Minha saúde é perfeita, a de meu marido também – todos os exames normais. Antes disso, havia tentado fazer o coito programado. Foram três tentativas, porém, apesar de ter mais de um folículo grande e o endométrio em excelentes condições, não deram certo. Não tenho filhos, nunca engravidei antes. Quais as minhas chances de sucesso? Obrigada e um abraço.

  650. Nelle disse:

    Prezado Dr., tenho 25 anos e tenho ovários policísticos, meu marido tem 36 anos, há tres meses ele fez o espermograma e deu uma alteração na morfologia de kruger, somente 1% normal. Já fiz indução de ovulação com o clomid, 200 mg dia, e consegui ovular. Tive indicação para fazer a FIV, mas estou com medo de não dar certo, e só vou poder uma tentativa (o custo é muito alto). Nessas condições que lhe relatei eu teria em média a chance de uma mulher normal de engravidar? Muito obrigada.

  651. meyre disse:

    Ola Dr. tenho 27 anos e 9 anos de casada, nunca evitei a gravidez porem desde entao venho fazendo tratamentos com o clomid e controle de ovulação, ate ja engravidei uma vez mas infelizmente nao deu certo (gravidez anembrionaria), nunca da nada nem nos exames do meu esposo, agora meu medico me passou pra tomar Clomid e Natifa gostaria de saber se esse medicamento (Natifa) ira me ajudar, quais as chances de uma gravidez natural.

  652. fabioeugenio disse:

    Olá Elisabete,

    Preciso ter acesso aos seus exames e de seu marido para elaborar algum raciocínio clínico. Porém, a FIV sempre oferece chances de gravidez bem superiores à inseminação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  653. fabioeugenio disse:

    Olá Paula,

    Tuas chances vão depender principalmente da qualidade dos embriões formados. Com embriões excelentes, na sua faixa de idade,as chances podem chegar a 40% por tentativa.

    Abraços,

    Dr, Fábio Eugênio

  654. fabioeugenio disse:

    Oi Nelle,

    Na sua faixa de idade, as chances de gravidez com a FIV são excelentes, podendo chegar a 60 – 70%, a depender da qualidade embrionária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  655. fabioeugenio disse:

    Oi Meyre,

    Como o tempo de subfertilidade é muito longo (9 anos), as chances de gravidez espontânea ou com apenas indução de ovulação são muito pequenas.

    Melhor recorrer aos métodos de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  656. Fernanda disse:

    Boa tarde dr Fábio. Meu nome e Fernanda, tenho 26 anos. Outubro do ano passado descobrir que estava com endometriose profunda. Fiz uma em maio de 2012 e retirei todos os focos de endometriose e ainda tirei 30cm do. Intestino reto, pois também havia pego.
    Agora depois de 3 meses o meu medico me indicou um Fiv pois informou que esta tudo certinho e que e o momento certo. Quais as chances de eu engravidar com a fiv e quais são as chances de dar negativo??

  657. venise disse:

    Oi Dr Fabio, tenho 32 anos e estou esperando meu endometrio evoluir para fazer a implantação dos embriões, minha medica disse que quer implantar na fase de blastocistos, é a melhor fase? E tenho duvidas se implanto 2 ou 3, se implantar 3 tenho mais chances nao é ? E quais são as probabilidades de os 3 vingarem?me oriente por favor

  658. alexandre disse:

    Boa noite dr. tenho 32 anos minha esposa 31 e foram colhido 3 ovulos estou muito ansioso, pois amanhã minha esposa faz a transferência, assim como todos que postam mensagens e tiram suas dúvidas, eu sonho em ser pai. que olho por nós.
    Até a próxima postagem.

  659. Alexandre disse:

    Me desculpem, queria dizer que DEUS olhe por nós.

  660. Ola DR: VOU CUMPLIR 36 ANOS E TENHO DOIS FILHOS UMA MENINA K VAI CUMPLIR 16 E UM MENINO QUE CUMPLE 13 ANOS FIKEI VIUVA AOS 23 ANOS E MIM CASEI OUTRA VEZ A SETE ANOS E MEU MARIDO E FILHO UNICO E JA TEM 45 ANOS NOS GOSTARIA DE TER UM FILHO OUTRA VEZ MAIS O FATO E QUE SOU AMARADA PARA NAO TER FILHOS E TB NAO SOMOS RICO GOSTARIA DE SABER SI E POSIVEL UMA INSEMINAÇAO IN VIDR E CUANTO PODERIA SAIR MAIS O MENO MAIS PRA MAIS E NAO PRA MENOS UM TRANTAMENTO DESTE UM ABRAZO.

  661. Alexandre disse:

    Boa tarde, minha esposa efetuou a transferência e temos que aguardar até o dia 12 para fazer o teste, bem como minha esposa não esta sentindo nada, gostaria de saber do doutor se é normal o chega a ser algo preocupante, (não estar gravida), aguardo.

  662. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Se seus ovários estão normais, com reserva boa de óvulos, suas chances são excelentes, podendo chegar a 60-70% por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  663. fabioeugenio disse:

    Oi Venise,

    Se transferir 3 aumentma as chances de sucesso, mas existe possibilidade, ainda que pequena, de que os três implantem !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  664. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandre,

    Estou torcendo pelo sucesso de vocês, com a benção de Deus !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  665. fabioeugenio disse:

    Olá Marilúcia,

    Na sua idade (36 anos) as chances de gravidez com a fertilização in-vitro (FIV) são excelentes.

    Para maiores detalhes me acessa no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  666. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandre,

    É perfeitamente normal não sentir nada neste período (ainda está muito cedo).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  667. Daniele disse:

    Boa noite, me chamo Daniele e tenho 31 anos e efetuei a transferência dia 31/08 de 2 embriões que segundo a médica estavam em excelente condições.
    Dia 12/09 realizarei o teste, como estou sentindo pequenas cólicas, gostaria de saber se é normal ou algo preocupante? Pois estou trabalhando normalmente.

  668. rose disse:

    oie
    estou tentando engravidar já tem 3 anos , eu meu esposo temos 28 anos ,meu medico me disse que tive um esgotamento de ovulos . Marquei uma uma consulta com um medico especializado em reprodução humana . quais são minhas chance de engravidar fazendo uma fiv . O que significa esgotamento de ovulos ? isso que dizer que produzo mais ovulos?

  669. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Algumas cólicas são normais neste período. Fica tranquila.

    Boa sorte para você !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  670. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Pode significar que você tem uma reserva de óvulos muito baixa.

    O especialista vai te pedir exames específicos para confirmar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  671. rose disse:

    Se caso eu não ovule mais ; a unica forma de engravidar seria por doador de óvulos.Esse doador poderia ser minha irmã ?

  672. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    A doação de óvulos, pela legislação brasileira, deve ser anônima.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  673. marlene disse:

    Olá dr.
    Eu fui diagnosticada com mutação do gene da metilenotetrahidrofolato redutase HETEROZIGOTO,tenho historico de eclâmpcia e infarto na familia (irmã,mãe e avô).Estou gravida de 15 semanas (fiz fertilização).Estou preocupada pois tenho medo de algum episodio do tipo trombose na placenta.Gostaria de saber sua opinião sobre o uso da aspirina infantil durante a gravidez.Tomei ate as 10 semanas de gestação e gostaria de voltar a tomar .

    Obrigada,desde ja.

  674. Carla disse:

    Boa trd Dr Fábio

    Dr. eu gostaria saber se é normal 3 a 4 dias depois da transferência de embriões sentir uma dor no ovário ou uma cólica, transferi a dias atrás 3 embriões e no quarto dia senti umas picadas no lado esquerdo.
    Um abraço

  675. Daniele disse:

    Boa Noite! Hoje eu tive a noticia que infelizmente não estou grávida, eu sei que as nossas chances não são de 100%, porém gostaria de entender se tem algum motivo aparente para tantas mulheres não conseguirem na primeira tentativa, pois segundo minha médica os embriões estavam em excelentes condições e eu não tenho problemas no meu útero somente tive um pólipo que retirei em janeiro, fiz fiv devido a problemas de baixa contagem de esperma do meu marido, grata Daniele
    estou muito triste não sei se devo continuar, pois só quem passa sabe o quanto dói

  676. Karla disse:

    Olá Dr. Fábio
    Espero q esteja tudo bem com o sr. tenho aqui uma questão a lhe expor
    qual é o intervalo q se pode dar de uma tentativa a outra? e uma mulher de 39 anos como eu pode fazer até quantas tentativas, uma vez q eu ja fiz 4 e até agora ñ consegui engravidar, apesar de ja ter engravidado na minha segunda tentativa de FIV e ter perdido o bebe na 24 semanas. mas depois dessa perda fiz essas 4 e até agora nada, tive embrioes de qualidade e todos meus exames sairam bem, apenas tenho sido infeliz e não tem acontecido a implantação será q algo de anormal deve estar acontecer comigo?
    minha prima esta agora com 38 anos e desde q começou a tentar ja vai na conta de 9 tentativa e tambem so uma pegou nesse caso a 3ª e até hoje nenhuma mas funcionou, será q ja ñ temos mas chances de realizar nosso tão sonhado desejo de maternidade temos passado por muita humilhação e ouvir nomes feios por não termos filhos no casamento.
    aguardo resposta
    Um abraço

  677. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Em geral esta alteração é pouco significativa, e quase sempre não traz qualquer risco. A necessidade do uso da aspirina por toda a gravidez depende de seu obstetra e de uma consulta com um hematologista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  678. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    É normal um pouco de dor ou cólica após a transferência.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  679. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Lamento muito por não ter dado certo. Muitas vezes, mesmo com embriões excelentes, a implantação não ocorre, por motivos que fogem ao conhecimento atual da medicina reprodutiva.

    Mas fica tranquila, e não desista do seu sonho !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  680. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    O intervalo é de 1 a 2 meses, a depender da recuperação dos ovários.

    Nos casos de falhas repetidas, são necessários vários exames de avaliação, para tentar descobrir uma causa,e aumentar as chances em uma nova tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  681. Renata disse:

    Olá Dr Fábio,
    tenho 27 anos e meu marido tem 31, ele fez vasectomia a 5 anos, gostaria de saber qual o método mais indicado para engravidarmos, tenho intenção de ter filhos daqui a 3 anos, e qual a relação de preço também. Obrigada.

  682. Daniele disse:

    Boa Noite!

    Obrigada pela atenção, gostaria de uma opinião profissional, nesses casos é importante verificar outras clinicas para o tratamento, ou todas tem o mesmo procedimento ? Eu faço o tratamento na Fundação do ABC devido ao valor mais acessivo, porém não tive uma impressão excelente, pois tem muitos médicos novos e as consultas são sempre muito rápidas com muita espera, devido ao grande numero de pacientes. grata Daniele

  683. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    O primeiro passo é conversar som um Urologista para analisar a viabilidade de uma reversão da vasectomia. A outra opção, com chances excelentes de sucesso, á a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  684. fabioeugenio disse:

    Daniele,

    A funadação ABC é muito bem conceituada. Porém existem algumas diferenças de estrutura entre as clínicas, e vale a pena você conhecer uma segunda opinião.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  685. Cileia disse:

    Boa tarde, Dr Fábio,

    Gostaria de aber se o processo de cauterização interfere nos resultado de FIV. Pode atrapalhar o sucesso?

  686. fabioeugenio disse:

    Oi Cileia,

    A cauterização do colo do útero, para tratar inflamações cervicais, não interfere nos resultados da FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  687. gerlane disse:

    Boa Tarde!

    Hoje dia 16/10/12 fiz a tranferencia de 03 embrioes, segundo o medico são de ótima qualidade, mas estou apreensiva . Fiz um miomectomia, meu esposo é vasectimozado, fez o procedimento que medico solicitou, mas ai pergunto o senhor acha que tenho chance, pois tenho 37 anos . outra coisa, posso continuar glifage mesmo depois da transferencia ,quantos dias tenho que ficar de repouso. Muito obrigado pela atencao.

  688. gerlane disse:

    bom dia! Dr Fabio fiz a fiv em 16/10/12 de 03 embrioes que segundo medico foram de boa qualidade, mas informo que não estou sentindo nada, com quantos dias após a fiv tenho que sentir algo? Outra coisa, o medico solicitou que tomasse Dactil-OB mesmo não tendo colicas e o uso de utrogestan a cada 12 horas.. O procedimento está correto? E porque não estou sentindo nada, tem caso de pacientes que ficam grávidas sem apresentar sintomas como cólica. Um grande abraço e mto obrigado

  689. fabioeugenio disse:

    Oi Gerlane,

    Suas chances são excelentes. Em relação às medicações e ao repouso, siga rigorosamente as orientações do seu médico.

    Fico torcendo por sua gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  690. fabioeugenio disse:

    Oi Gerlane,

    Normalmente não sente nada mesmo. O que confirma a gravidez é o exame de beta-hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  691. Shirley disse:

    Bom dia Dr. Fábio,
    Estou há 03 anos tentando engravidar e meu esposo foi diagnosticado com oligospermia e nos submetemos a FIV.
    Estou tomando a medicação para produzir mais óvulos para a pulsão, porém tenho 01 de 11mm Lado direito e um de 10mm lado esquerdo e vários outros pequenos.
    Nesse domingo irei realizar o último ultrassom para verificar se houve o crescimento.
    A Dra. disse que o ideal na minha idade (30) teria que ter pelo menos 03 de cada lado com tamanho aproximado de 13 a 14mm.
    Ela disse que se não houver melhoras, será conveniente parar o ciclo e dobrar a medicação, pois não pode esperar mais tempo porque nesse domingo completo 10 dias do ciclo.
    A pergunta é:
    Vale a pena eu ir em frente com 02 óvulos para a pulsão ou esperar o próximo ciclo e dobrar a medicação?
    Claro que envolve custo, se eu decidir interromper, perco o que já investi na medicação e tornarei a investir na nova medicação.
    Tenho chances com esses dois óvulos?

    Agradeço

  692. fabioeugenio disse:

    Oi Shirley,

    Realmente a chance com apenas dois folículos é pequena. O ideal seria tentar mudar o protocolo de estimulação para obter maior produção de folículos/óvulos.

    Fundamental é definir se seu ovário tem capacidade de produzir mais folículos em uma estimulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  693. Kika disse:

    Ola Dr.. Há dois dias que fiz a transferencia e tenho muitas dores no peito, nas costas e durante a noite faço muito xixi. Será isso normal? Estou bastante ansiosa, pois é a minha primeira tentativa e sei que muitas vezes a tendência é nao dar certo. Tenho 34 anos e o meu problema é ter as trompas entupidas, em que nas 2 tentativas para as desentupir foram frustradas… Será que tenho boas chances de que dê certo nesta primeira tentativa em FIV? Estou tão ansiosa….

  694. Luciana disse:

    Boa tarde Dr. Tenho 37 anos e tenho um filho de 16 anos. A 2 anos estou tentando novamente engravidar… Fiz todos os exames e o problema foi Ovario policistico e a minha taxa de Isulina muito alta.. No ultimo exames a taxa de Isulina estava em 32. A um ano e meio fiz 04 tentativas com cotio programado todas elas só conseguia um ovulo com muita dificuldade tomava 75 de Menopur e 75 de Gonal.. Como nao deu certo resolvi partir para FIV meu marido fez todos os exames dele e nao constou nada ele tem 36 anos.
    Fiz o primeiro tratamento com 02 dias de 300 misturando os remédios novamente e 8 dias de 125 e só conseguir 01 ovulo de 21 como sempre. Aí tomei o ovídrel e novamente tentei o cotio programado. Que nao deu certo…
    Resolvi mudar e aumentar o remédio tomei 300 por 04 dias e 250 por 08 dias aí deu certo tive 16 ovulos… Na retirada tirei 10 ovulos sendo que 07 estavam crecendo e só 5 vingaram…
    Meu medico falou achou melhor inseminar só na próxima mestruaçao pos deu muito ovulos. ele me passou um anticoncepcional e este mês ja estou me preparando para inseminaçao estou tomando 02 compridos de Natifa( estradiol 1mg) de 8 e 8 horas. Meu endometrio todas as vezes que fiz ultra som sempre estava 10 a 10,4 a 11 o medico me falou que o Natifa e para endomentrio. Gostaria de saber se estou no caminho certo?? Nao sei direito sobre os meus embriões a única coisa que sei que foram congelados 02 e 03. O Laboratório falou que os dois primeiros estavam crescendo bem rápido.
    Dr. Eu tomo Gliface a 1 ano 3 compridos de 500 toda a noite e a boa notícias que o exame que fiz esta semana a Insulina esta normal em 9,2 só que continuo tomando o Gliface.

  695. Kika disse:

    Infelizmente meu beta deu negativo… Triste, frustrada, angustiada e um pouco revoltada. Mas nada melhor do que um dia após o outro…

  696. fabioeugenio disse:

    Olá Kika,

    Fica tranquila pois estes sintomas podem ser normais desta fase do tratamento. Na dúvida conversa com seu médico.

    E suas chances são excelentes já na primeira tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  697. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Como provavelmente havia o risco de hiperestímulo, seus embriões foram congelados. Agora você está fazendo o preparo do endométrio para a implantação, e pelo visto está tudo certo.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  698. fabioeugenio disse:

    Oi Kika,

    Que pena. Um resultado negativo sempre é um baque. Mesmo assim sinta-se uma vencedora pois acreditou no sonho e buscou realizá-lo.

    Certamente você terá nova chance, e vai conseguir !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio.

  699. Alexandro disse:

    DR eu tenho varicoselis e minha mulher não tem ovários nem trompas mas ela tem útero, tem possibilidade da minha esposa engravidar através da enciminação

  700. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandro,

    É possível gravidez através da fertilização in-vitro com óvulo-doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  701. Deise disse:

    Oi, Doutor.
    Tenho 41 anos e meu exame anti-mulleriano deu 0,4 e meu FSH 7,8 , não tenho nenhum problema nas trompas. Quais as chances de uma gravidez natural??? E no caso de tratamento, meu médico me indicou 1 Inseminação artificial e se não der certo partir para FIV. Devo tentar a inseminação ou ir direto para FIV por conta da minha baixa reserva ovarina.

  702. fabioeugenio disse:

    Oi Deise,

    Para melhor estimar sua reserva ovariana é fundamental também o ultrassom basal com contagem de folículos antrais. E o fato de fazer uma inseminação não vai prejudicar em nada se você precisar de uma FIV subsequente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  703. Helena disse:

    Boa noite doutor!!!
    Eu tenho 40 anos e meu marido 67, estamos no 2º casamento e estamos querendo um filho, eu fiz laqueadura a uns 12 anos atras, procurei uma clinica em Piracicaba, o medico nos orientou fazer uns exames, entre eles um espermograma que o meu marido não consegue colher através de masturbação, gostaria de saber se há outro meio para essa coleta??? será que eu devo voltar na clinica para falar com o medico, ou devo esperar ele ficar tentando a coletar o esperma??? ( está difícil) rsrsrsrs, Os outros exames já estão todos prontos, só falta esse espermograma……
    Não sei o que fazer, por favor me oriente….

    Desde de já agradeço

    Helena

  704. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Se vocês vão fazer uma FIV e ele não consegue coletar, a opção é aspirar os espermatozoides diretamente dos testículos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  705. Kika disse:

    Boa noite Dr. Fábio,
    A tristeza já passou e já estou na segunda tentativa, esperando que dê tudo certo. Tenho alguns ovulos fertilizados e prontos para transferencia em Janeiro, se Deus quiser. Estou mais calma agora, mas acredito que quando estiver mais próximo da data os nervos estarão a flor da pele, rsrsrsrs.
    Muito obrigado pelas palavras e espero ter boas noticias em Janeiro.

    Boa sorte pra todas e óptimas festas.

  706. Helena disse:

    Boa tarde doutor, por favor me fale se esses exames estão normais para realizarmos uma Fiv, pois eu só consegui marcar o retorno para FEVEREIRO e a ansiedade esta demais…..Eu tenho 40 anos.
    LH: 12, 95 mUI/ML;
    TSH: 3,358 mUI/ML;
    FSH: 6,90 mUI/ML;
    PROLACTINA: 7, 48 ng/mL;
    ESTRADIOL: 190,74 pg/mL.

    ESPERMOGRAMA: DO MEU MARIDO COM 67 ANOS.

    VOLUME: 1,50 mL;
    COR: AMARELADO;
    ASPECTO: OPALESCENTE;
    CONSISTÊNCIA: AUMENTADA;
    VISCOSIDADE: AUMENTADA;
    REAÇÃO – pH: 8,0;
    NÚMERO TOTAL DE ESPERMATOZÓIDES: 137,0 MILHÕES/mL;
    MOTILIDADE (FORMAS MÓVEIS): 35 %;
    MORFOLOGIA ( FORMAS ANORMAIS – LEISHMAN): 40%;
    RESISTÊNCIA (TEMP. AMBIENTE): MAIS DE 24 hs.

    Doutor fico aguardando a resposta do resultado pois não entendi foi nada, por favor me fale se esses resultados estão dentro dos padrões aceitos para realização de uma Fiv….

    Muito obrigada, por estar sempre nos aguentando e respondendo as nossas dúvidas com a maior paciência……

    TENHA UM FELIZ NATAL, E UM LINDO ANO NOVO CHEIO DE SAÚDE E DE REALIZAÇÕES……

  707. Helena disse:

    Esqueci de dizer que a indicação para Fiv é porque eu fiz laqueadura à 12 anos atras e tenho 40 anos, então gostaria de saber se esses exames acima estão bons para que seja realizada uma Fiv.

    Obrigada.

    Helena.

  708. fabioeugenio disse:

    Oi Kika,

    É fundamental ficar tranquila, e confiar na sua equipe médica, que Deus vai lhe abençoar com esta gravidez.

    Vou continuar torcendo muito.

    Boas festas e feliz 2013.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  709. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Os exames estão satisfatórios para uma FIV.

    Havendo formação de bons embriões, suas chances são muito boas.

    Boas festas e um excelente 2013 para você !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  710. Geiza Matos disse:

    Fui ao especialista e ele disse que só tenho 20% de chance de engravidar com a fertilização. Acha que devo tentar com essa baixa porcentagem.

  711. fabioeugenio disse:

    Oi Geiza,

    Em medicina reprodutiva, 20% é uma chance razoável por tentativa.

    Mas as chances dependem de vários fatores, sendo os principais sua idade, e a qualidade dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  712. Cileia disse:

    Boa tarde, Dr Fabio
    Aqui estou novamente. Após 3 tentativas de FIV sem susesso, agora fiz uma Histeroscopia cirúrgica para desobtruir canal do endométrio. Este procedimento aumenta as chances de sucesso em nova FIV? Tenho 2 embriões congelados e irei tentar novamente. Daqui 45 dias volto à clínica para dar continuidade.

  713. fabioeugenio disse:

    Oi Cileia,

    Se existe alguma estenose do canal cervical, a dilatação prévia pode facilitar o procedimento de transferência embrionária, aumentando as chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  714. Boa tarde Dr. Fábio.
    Aqui vou eu de novo. Fiz a segunda transferencia ontem e por sinal minha ansiedade foi a mesma, mas com mais controle. O medo bate sempre, mas estou mais tranquilo que da vez passada. Hoje acordei com dores nas costas e colicas, mas acredito que se trate de uma coincidência, pois sintomas ao podem ser sentidos tão cedo. Torçam e peçam a paPai do céu por mim. Estou pedindo por todas aquelas que querem alcançar o desejo de serem mães. Darei noticias assim que tiver o resultado.
    Obrigado pela força, Doutor.

  715. Kika disse:

    Bom dia Dr.. Estou no 10º dia após a transferencia e com colicas. Será que é a menstruação a caminho? É que já nem nervosa fico. Dia 6 faço o Beta Hcg e vamos ver…

  716. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Como sempre te desejo toda sorte do mundo, e que Deus lhe abençoe com este resultado positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  717. fabioeugenio disse:

    Oi Kika,

    Neste período pode ser normal sentir cólicas. Fica tranquila e aguarda o exame.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  718. Kika disse:

    Dr., boa noite. Outro negativo… Acho que vou mudar de medico, porque, segundo a minha medica, o endometrio e o útero estavam em boas condições, só nao sei porque nao fico gravida… Como isso é possível? Acho que estou entrando em depressão, principalmente quando vejo tantas colegas gravidas. Choro por tudo e por nada. A menstruação esta atrasada, apesar do resultado ser negativo. É muita frustração para uma pessoa só. Até agressiva estou me tornando, e nao é isso que quero pra mim. Continuo a desejar boa sorte para todas.

  719. fabioeugenio disse:

    Oi Kika,

    Um resultado negativo realmente é muito frustrante.

    Mas é preciso tentar manter a tranquilidade. O tratamento (FIV) tem suas limitações.

    Se o desgaste está muito grande é fundamental ter um apoio/atendimento psicológico para o casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  720. Boa Tarde..
    Tenho 24 Anos e Meu Marido 38.. Ele tem 2 Filhos de Outro Casamento e é Vazectomizado.. Meu Maior Sonho na Vida é Ser Mãe.. Gostaria de Saber se o FIV Realizaria Nosso Sonho ou Teria Algum Outro Metodo para Eu Conseguir Engravidar!!
    Aguardo Retorno Anciosamente!!
    Desde Já Agradeço!!

  721. Nany disse:

    Olá Dr,
    Fiz minha segunda FIV dia 20/02, tenho 33 anos, e segundo os médicos e exames não tenho problemas algum ( vai entender), no dia 22 e 23 tive pequeno fio de sangue, no dia 24 um pequeno fio, mais de aspecto mais marrom, não sinto mais nada, a não se pequenas cólicas. coloquei 03 embriões; 02 de 04 células e 01 de 06 células, o último segundo o embriologista estava muito bom, o que poderia ser este sangramento que já não tenho mais.
    obrigada.

  722. Micheline disse:

    Dr Fabio boa tarde, fiz a transferencia dos embrioes e gracas a deus meu beta deu positivo, a minha duvida e que continuo tomando o natifa, e utrogestan, li na bula que o natifa causa ma formaçao do feto, mesmo assim ele disse pra eu continuar tomando 2 comprimidos de 8 em 8 hs. estou com medo de causar ma formaçao do bebe.

  723. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    O tratamento indicado é exatamente a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    As chances na sua idade são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  724. fabioeugenio disse:

    Oi Nany,

    A estas alturas você já deve ter recebido o resultado do exame de gravidez (espero que positivo !!)

    Pequenas manchas sanguíneas após a coleta de óvulos e transferência pode ocorrer, sem nenhum prejuízo à FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  725. fabioeugenio disse:

    Oi Micheline,

    Parabéns pela gravidez !!

    O natifa é normalmente usado após a transferência.

    Siga rigorosamente a orientação do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  726. edésio gomes disse:

    boa noite Dr. Dr; minha esposa tem 36 anos e também endometriose, gostaria de saber se ela a (endometriose) irá atrapalhar ou não na fiv.

  727. edésio gomes disse:

    olha eu novamente, Dr. minha esposa sente bastante dor na endometriose entes de descer, existe algum remédio que ela possa tomar para poder sanar essas dores.

  728. Fantastic issues altogether, you simply won a emblem new reader. What may you suggest in regards to your post that you made a few days in the past? Any sure?

  729. fabioeugenio disse:

    Thank you for your kind words,

    Dr Fábio Eugênio

  730. Jociane disse:

    Bom dia dro. gostaria de saber se apòs 16 anos de laqueadura e possivel reverter a laqueadura?? E os valores???.

    GRATA..

  731. Rafaela disse:

    Olá,
    Gostaria de saber com quantos dias posso fazer um bhcg após uma fiv?
    Agradeço

  732. fabioeugenio disse:

    Oi Jociane,

    Você pode tentar a reversão sim. Mas as melhores chances neste caso são com a fertilização in-vitro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  733. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    O exame começa a positivar por volta do 10o ao 12o dia. Em geral indicamos o beta-hcg com 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  734. vânia disse:

    minha amiga fez uma inseminação e fe o teste beta no dia certo que a clinica mandou deu negativo dois dis depois ela fez de novo e deu negativo novamente só que a menstruação dela ta atrasada e naum é de atrasar sera que pode dar erro no teste pois quando ela fe o beta a menstruação nem tava atrasada ainda!!! vânia

  735. fabioeugenio disse:

    Oi Vãnia,

    É pouco provável que esteja positivo. Porém, se a menstruação não vier, diga para ela repetir o exame por segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  736. Debora disse:

    Boa tarde Doutor Fabio meu nome é Debora ,vou me casar e o meu futuro marido é vasectomizado a 15 anos,eu tenho 23 anos e ele 45.Doutor quando ele fez a cirurgia o médico, o avisou que depois de muitos anos ele poderia tentar qualquer tratamento, que ele não conseguiria ter mais filhos.Eu tive um problema de ovários policísticos ,mas quando fiz esse ano o ultra vaginal não tinha mais nada.
    Doutor nós queremos tentar daqui a uns 6 anos,por que agora vou começar a fazer faculdade,em sua opinião a fertilização in vitro daria certo no nosso caso,ela é muito cara.Desde já lhe agradeço.

  737. Taise disse:

    Oi dr. Tenho 28anos e meu marido 27 ele fez um espermograma omde acusou 98% de espermas anormais e apenas 2% normais. Gostaria de saber quais nossa chance de engravidar na primeira FIV? Abraços

  738. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    Vocês podem conseguir pela FIV sim. Se a programação é para daqui a 6 anos, talvez seja prudente deixar sêmen congelado desde já, fazendo a coleta por punção de epidídimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  739. fabioeugenio disse:

    Oi Taise,

    Na FIV a escolha dos espermatozoides é muito rigorosa. Por isso as chances são ótimas mesmo nestes casos, já que vocês têm idade excelente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  740. Márcia Kubo disse:

    Boa noite dr. Fábio , estou completando 41anos,uma trompa obstruída, tenho um filho de 10 anos, julho do ano passado tive um aborto espontâneo 2 meses, tenho chances de engravidar com inseminação artificial , ou seria melhor uma fertilização in vitro? obrigada!

  741. Anna disse:

    Bom dia Dr. Fábio! Tenho 33 anos e meu marido 53, ele foi vasectomizado há 20 anos e fez reversão. O resultado de espermograma acusa uma concentração baixa de espermatozoides e com baixa motilidade, mas há por volta de 1 milhão de espermas móveis. Fizemos uma tentativa de FIV com a coleta por ejaculação. Os embriões obtidos foram classificados em 8B e 6B. Fomos orientados a fazer uma segunda tentativa. Gostaria de saber se a qualidade do espermatozoide pode ter influenciado para que os embriões fossem B e não A, é melhor tentar uma coleta por punção do epidídimo, na segunda tentativa a chance aumenta

  742. Beth disse:

    Oi Dr.! Meu marido fez reversão da vasectomia após 20 anos, mas mesmo assim o resultado do espermograma dele mostra poucos espermatozoides móveis, por volta de um milhão. Fomos orientados a fazer a FIV. Sabemos que as chances estão entra 30 e 40% e por isso talvez tenhamos que tentar mais de uma vez. O custo desse tratamento é bastante alto. Nos recomendaram o Instituto Ideia Fértil da Fundação ABC, por o valor ser mais barato e assim podermos ter a chance de fazer mais vezes. O Dr. conhece esse instituto? É um bom lugar para fazer o tratamento?

  743. Anna disse:

    Bom dia Dr. Fábio! Eu tenho 33 anos e meu marido tem 53. Ele foi vasectomizado por 20 anos, fez reversão, mas o espermograma mostra pouca concentração de espermas e desses que tem, pouquíssimos são móveis. Fizemos a FIV no dia 05/07/13. Os espermas foram obtidos por ejaculação. Conseguimos 14 folículos, porém só 7 óvulos amadureceram e foram fertilizados. Foram transferidos 2 embriões, 8B e 6B e o terceiro 4C, que seria congelado não evoluiu. Os demais foram descartados, um por degeneração e os outros três porque depois que fertilizados não sofreram nenhuma alteração. O primeiro resultado do BHCG, no dia 16/07/2013 foi de 20,9 e na repetição no dia 18/07/2013, infelizmente caiu para 8. Fomos orientados a fazer a segunda tentativa assim que iniciar o novo ciclo. Gostaria de saber: 1. se as chances na segunda tentativa são maiores; 2. A qualidade dos espermas podem ter influenciado nos embriões não terem sido tipo A e não ter conseguido mais embriões bons; 3. É melhor fazer a segunda tentativa com coleta através de pulsão do epidídimo; 4. É recomendado fazer a segunda tentativa logo no próximo ciclo ou é melhor esperar alguns meses? Obrigada

  744. fabioeugenio disse:

    Olá Márcia,

    Como existe uma trompa obstruída, e levando em conta sua idade. a melhor opção, sem dúvida, é a fertilização in-vitro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  745. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    Se existe espermatozoide móvel e normal no ejaculad,o não há vantagem em puncionar o epidídimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  746. fabioeugenio disse:

    Olá Beth,

    O instituto Ideia Fértil é muito conceituado como um excelente centro de FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  747. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    As chances serão maiores se forem conseguidos embriões de melhor qualidade. E tanto faz fazer em ciclos consecutivos ou alternados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  748. Olá Dr tenho 29 anos e tento engravidar já faz uns 3 anos e meio, o Espermograma do meu marido está OK mais de 20 milhões e meus exames não dão nada, vou realizar a FIV em Setembro, qual a chance de eu engravidar?

  749. Helena disse:

    Boa tarde Dr.Fabio. Estou casada a 4 anos, e eu e o meu marido somos um casal sorodiscordante, no caso ele com HIV.
    Tenho 31 anos e ele 33, tentamos na FMABC em SP, foram 2 tentativas finais do ano passado e 1 esse ano, sem sucesso. Comigo esta tudo bem e com ele também, o médico diz que temos que ter muita paciência e ir tentando. O senhor na sua clínica faz esse procedimento a esse tipo de caso?

    Grata

  750. fabioeugenio disse:

    Oi Michely,

    Suas chances são excelentes, entre 50 a 70% a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  751. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Não fazemos. Para casais com um dos parceiros com HIV, o tratamento somente em centros preparados para esta situação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  752. Bom dia Dr. Fábio! Parabéns pelo site! Desde que iniciei todo o procedimento da FIV, confesso que andei bastante por aqui :) .Tenho 35 anos e após conversar com minha médica que desejaria transferir apenas 1 embrião, decidimos transferir no D5 e conseguimos um blastocisto 3BB. Fiz a transferência no dia 22/07 e meu primeiro beta dia 05/08. O resultado foi 5966,95 mUI/ml e acabei fazendo outro hoje que deu 32870,45 mUI/ml. Qual sua opinião sobre estes valores? Obrigada por toda gentileza e carinho com tantas futuras mamães cheias de dúvidas. Lílian.

  753. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Seu exame de beta-hcg mostrou um valor inicial muito alto, e subida expressiva !!

    Há possibilidade de que este blastocisto tenha se dividido em dois (gêmeos !!). Porém somente saberemos quando você fizer o primeiro ultrassom.

    Parabéns !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  754. MIRIAM SILVA disse:

    Boa tarde Doutor,
    Tenho 28 anos e meu marido 30… a mais de um ano tentamos engravidar, mas não conseguimos… fizemos diversos exames… entre eles a histeroscopia com biópsia do endométrio, o cariótipo e a microdeleção do cromossomo Y. Nos meus exames apareceu somente que eu estava com o colesterol alto e na biópsia apareceu endometrite crônica… estou fazendo tratamento com medicamentos para os dois problemas.
    Já o meu esposo teve o espermograma muito alterado…com apenas 28 mil espermatozoides e morfologia Kruger 1%… o exame cariótipo também saiu a alteração no cromossomo 9… e também a ultrassom testicular apresentou varicocele grau II.
    O médico que estamos nos tratando disse que não indicaria a cirurgia da varicocele porque não adiantaria muita coisa e receitou que meu esposo tentasse aumentar seu espermograma com 12 ampolas de menopur 75 e se mesmo assim não melhorar indicaria a FIV.
    Segundo este médico a alteração no cromossomo 9 em nada afeta a infertilidade de meu esposo… o que achei meio estranho.
    Doutor, por favor nos ajude… moro em uma cidade sem muitos recursos e preciso de uma segunda opinião… o senhor acha que o Menopur pode ajudar meu esposo?? A medicação é cara e estamos com medo de gastar e não adiantar nada!
    Qual a probabilidade que tenho na FIV com um espermograma tão alterado??

    Obrigada.
    Abraço.

  755. fabioeugenio disse:

    Oi Miriam,

    O menopur pode ser efetivo se ele tiver algum distúrbio hormonal.

    Porém, mesmo que o espermograma não melhore, existe ótima chance de gravidez pela FIV com ICSI.

    Em relação à alteração no cromossomo 9, dependendo do tipo de alteração é importante uma consulta prévia com um Geneticista para avaliação do risco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  756. Giselle disse:

    Caro Dr. Fábio,

    Tenho 50 anos, um filho de 23 e ciclo menstrual regular de 28 dias. Gostaria de congelar meus óvulos para usá-los dentro de dois anos. Tenho chances de encontrar algum médico que faça o procedimento de congelamento? Sei que a lei brasileira só permite a FIV em mulheres até 50 anos. Mas se minhas condições de saúde forem excelentes, posso congelar aos 50? Se não no Brasil, em que outro país eu deveria me consultar? Ainda não consultei minha médica, mas quando eu tinha 48 ela disse que sim, eu poderia congelar sem problemas. Só que já fiz 50… Muito obrigada por me escutar.

  757. Giselle disse:

    Dr. Fábio,

    Queria complementar informando-lhe que no meu caso eu não farei a FIV com doação de óvulos, que seria recomendação médica, pois quero tentar engravidar com meus próprios, mesmo com a idade que tenho.

    Obrigada

  758. fabioeugenio disse:

    Oi Giselle,

    Você poderia congelar seus óvulos e futuramente fazer uma consulta ao conselho de Medicina para permitir a implantação embrionária.

    Porém, na sua faixa de idade os resultados com congelamentos de óvulos são muito baixos, e os riscos genéticos elevados. O ideal realmente é optar pela doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  759. fabioeugenio disse:

    Oi Giselle,

    Entendi agora que não quer recorrer à doação. Porém deve estar ciente que suas chances são muito baixas com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  760. Rosinéia de Fátima do Carmo Stich disse:

    Olá!
    Dr. Fábio, estou com 41 anos, a três estou tentando engravidar,já passei por 2 inseminações e 2 tentativas de fertilização. estou sem esperanças de realizar a 3 tentativa. O que devo fazer para que a próxima tentativa de certo?

  761. fabioeugenio disse:

    Oi Rosinéia,

    Não tenho como opinar sem ter acesso aos dados clínicos completos do casal. Mas existem boas chances mesmo aos 41 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  762. kellinha disse:

    oi doutor tenho 38 anos tem 2 filhos vivos e uma falecida depois de nascida, no ano passado fiz inseminação artificial,mais infelizmente tive aborto espontanio,o meu médicio me mandou fazer vários e novos exames graças a Deus deu tudo certo, neste ano de agosto comecei de novo ate agora esta dando tudo certo, no dia 29/08/2013 foram trasferidos 3 embriões a classificação 6B,8B,4B com essa é terceira vez..A minha pergunta é, 1ª se os embriões são bons?
    2º qual a possibilidade de eu ficar gravida de gemeos?pq na minha familia tem caso de gemeos que é minha mãe teve 3 gestações.hoje faz 3 dias de trasferencia desde ja lhe agradeço.

  763. fabioeugenio disse:

    Oi Kelinha,

    As chances com embriões B são muito boas. A possibilidade de gêmeos é em torno de 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  764. kellinha disse:

    obrigada doutor Fábio, vou fazer o meu beta no dia 10 de setembro,se Deus Quizer dará um positivo, depois eu te falo Doutor Fábio desde já lhe agradeço pelas palavras e atenção abraços.

  765. Renata disse:

    Ola Dr.

    Tenho 26 anos, meu marido tem 28, estamos tentando engravidar já fazem 4 anos, sem sucesso. Minha mestruação é toda desregulada, ovario policistico, e quase não tenho ovulação. Meu marido tem a concentração de espermatozoide muito baixa. Ja fiz uso de medicamentos, injeções.. e nada. Gostaria de saber se a melhor alternativa seria fertilização e qual minhas chances?

    Obrigada.

  766. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Se o espermograma é muito alterado, a melhor opção é efetivamente a fertilização in-vitro (FIV). E na sua idade as chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  767. Fabiane K disse:

    Olá Dr. Fabio
    Tenho 37 anos, um filho de 16 (gravidez natural, filho do meu primeiro casamento).Dia 29/08 realizei uma FIV.Não foi diagnosticado nenhum problema comigo ou meu marido.Foram coletados 4 óvulos de excelente qualidade e implantado dois.Foi também usada a “cola embrionária”.No D3 os embrioes estavam com 9 e 8 células e endométrio perfeito segundo o médico.Quais minhas chances de sucesso com essa idade?meu beta será dia 12/09.Agradeço antecipadamente!Abraços

  768. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    Chances excelentes : em torno de 60%.

    Você deve estar fazendo o beta hoje. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  769. Fabiane K disse:

    Oi Dr. Fábio

    Não foi dessa vez!O resultado foi negativo!
    Agradeço sua atenção e parabéns por realizar um trabalho assim on line para nós mulheres que ficamos tão anciosas precisando de respostas e trocar ideias.
    Abraço
    Fábiane

  770. paulo disse:

    Oi Dr. Fábio
    minha mulher esta com o utéro aumentado ela pode engravida por fiv.
    Quais as chances dela , ela tem 40 anos e não temos filhos.
    Obrigado.

  771. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    Pode haver gravidez na FIV mesmo com útero aumentado de volume, se a cavidade uterina estiver normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  772. Maria disse:

    Bom dia Dr.!!!
    Eu tenho 29 anos, e meu marido 46. Estamos em nossa segunda união, meu esposo tem um filho de 19 anos e eu tenho 2 do 1º casamento.
    Estamos a 2 anos tentando ter o nosso filho, mas eu ja havia feito laqueadura nas trompas, por isso optamos por fazer fiv. Fizemos duas vezes na 1ª vez transferi 03 embriões e da 2ª 04, mas em nenhuma das vezes chegamos nem a ficar grávidos, beta negativo. Foi qd então mudamos de medico e ele descobriu uma varicocele bilateral moderada em meu esposo, e indicou a cirurgia. ele fez no método mais seguro que foi com microscopio, ja se passaram 4 meses,depois da cirurgia, Comigo tudo normal, apenas o exame da celula NK deu um pouco alterado e o medico disse com uma medicação resolve… O que o senhor me aconcelharia???Desde de já obrigado..

  773. eduardo augusto disse:

    Ola Dr.

    eu e minha esposa esta vazendo fiv, pois ja começamos a tomar os medicamento pois ela vai ter o ultimo exame no dia 24/11/13, para ver o dia da coleta.
    Mais gostaria de saber qula a procentagem de ela engravida, ela tem 38 anos e eu tenho 28 anos, pois ate o momento não tive nenhum proble de espermas serem fracos, pois todos o exames de espermograma que fiz o medico falou que minha esposa não poderia deixar outra mulher cheirar a minha coeca que ficaria gravida, porem ela ja tem um desvio na trompas.

    aguardo.

  774. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Se o espermograma é normal, e como você é bem nova, pode tentar mais alguns meses naturalmente.

    Depois, melhor recorrer novamente à FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  775. fabioeugenio disse:

    Oi Eduardo,

    Aos 38 anos, com bons embriões, as chances são em torno de 50 a 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  776. Renata disse:

    Boa noite Dr Fábio,
    tenho 26 anos e meu marido 30. Somos casados há 7 anos e parei o anticoncepcional há uns 2 pelo menos quando resolvemos ter filhos, na primeira consulta com o urologista pelo tamanho (pequeno) o medico disse que meu marido era infértil e pediu espermograma como não entendo mto bem havia refluxo porem nenhum vivo e nenhum morto..deu baixa. Repetiu e deu a mesma coisa. Será que no nosso caso, levando em consideração a idade, a normalidade comigo pois meus exames sempre são normais, seria indicada somente a FIV ou algum outro método, e qual as chances de se conseguir. Teria algum tratamento com medicação que poderíamos fazer antes de partir pra uma IA ou FIV.
    Te agradeço desde já e parabéns pela iniciativa de sempre tirar nossas duvidas. Ah sou do DF.
    Obrigada,
    Renata

  777. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Não entendi bem o resultado do espermograma dele.

    Nos casos de alteração importante do espermograma, o melhor método de tratamento é efetivamente a FIV.

    Abs,

    Dr.Fábio Eugênio

  778. Renata disse:

    Então Dr Fabio eu tb não entendo, acho que fiquei tão triste e tão surpresa com o resultado que nem ouvi direito, mas me parece que a contagem é que deu zero. Mas que havia o tal do refluxo. Será mesmo que apenas com a FIV conseguiremos engravidar, ou poderíamos tentar tomar alguma medicação ou hormônios, li muito sobre o clomid, HCG entre outras coisas, ele foi no urologista que solicitou alguns exames, após a realização deles, venho contar ao sr os resultados. Mas desde já agradeço.
    Att
    Renata

  779. Rafaela disse:

    Bom dia Dr. Fabio. Fiz FIv e estou no sétimo dia após a transferência. Estou usando utrogestan, mas desde ontem meu organismo começou a expulsar as cápsulas do remédio. O que pode estar acontecendo?

  780. Helena disse:

    boa noite dr Fabio, tenho 42 anos e fiz a puncao ontem e foram retirados 7 ovuos, amanha a tarde vou saber quantos embrioezinhos. Estou muito apreensiva pois tudo esta normal,mas a minha idade que esta dificultando tudo. O senhor acha que de 7 quantos na probabilidade vao progredir? quanto que eu tenho de chances? Estou rezando muito. Obrigada.

  781. lana disse:

    ola Dr.
    tenho 32 anos e fiz a minha 1 icsi no dia 19/09(transferencia dos embrioes), e estou gravida! o resultado do hcg estava em 49 mui/ml e agora (4 dias depois) esta em 120 mui/ml. sera que esta normal? como contar as semanas? comeca no dia da retirada? ou da transferencia? obrigada

  782. fabioeugenio disse:

    OK, Renata

    Abs

  783. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    É normal sair um pouco da medicação vaginal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  784. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    A média é que se formem em torno de 5 embriões. Vou torcer para que estejam de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  785. fabioeugenio disse:

    Oi Lana,

    Parabéns pela gravidez, mas acompanhe a subida deste beta-hcg com cuidado !!

    As semanas obstétricas são contadas a partir da última menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  786. Adriana disse:

    Oi Doutor Fabio queria saber se quem tem ovários policísticos pode ser doadora de óvulos, tenho 25 anos e estou querendo doar meus óvulos. Obrigada

  787. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode ser doadora sim, desde que os óvulos sejam de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  788. rosario disse:

    dr eu fiz meu beta hoje e vai sai o resultado as 15 horas estou com medo

  789. Ursola disse:

    Boa tarde Dr.Fábio Eugênio,

    Tenho 34 anos e sou paciente do Dr.João Batista Neto a 8 anos, que me recomendou procurá-lo inclusive falou muito bem do senhor e mandou um abraço. Estou tentando engravidar a 1 ano e meio, tenho ovários micropolicísticos e tirando isso todos meus exames deram normais inclusive a histerosalpingo, e o espermograma do meu esposo também tá normal. Já tomei Indux e Clomid várias vezes. Minha pergunta é, quais minhas chances para fazer uma FIV? O senhor poderia me dizer em média de quanto custa a FIV, e quais exames eu e meu esposo teremos que fazer antes? Pode responder pelo meu e-mail se preferir.

    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraço.

  790. Vaneska disse:

    Oi Dr. Fabio,
    gostaria de tirar uma duvida a respeito da FIV e agradeceria antecipadamente por sua resposta. Irei fazer a FIV agora em Novembro e minha cunhada disse para mim que eu corro risco de ter ter filhos com defeitos por causa dos hormonios que estou tomando. E verdade?

  791. fabioeugenio disse:

    Oi Rosário,

    Vou torcer por seu resultado positivo !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  792. fabioeugenio disse:

    Oi Ursola,

    Mande um abraço também para Dr. João Batista.

    Suas chances com a FIV são excelentes aos 34 anos.

    Vou te passar mais informações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  793. fabioeugenio disse:

    Oi Vaneska,

    Não é verdade. O risco genético tem relação com outros fatores, principalmente a idade materna.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  794. Marisa disse:

    Boa tarde Dr. Fabio!!
    Gostaria de compartilhar minha felicidade com vcs…Conforme já havia comentado com vc, dia 12 de outubro fiz a transferencia de dois blastocistos de 6 dias em um ciclo natural, dia 22 peguei o resultado do meu beta e deu 498,9…. estou muito felizzzzzz…..
    obrigada pelas dicas Dr. Fábio.

    Abraço Marisa Kieling

  795. Karla disse:

    Olá Dr,
    Tenho 33 anos e meu marido teve cancer nos testículos.
    Fizemos banco de semem antes dele inciciar o tratamento de quimioterapia.
    Já realizamos uma primeira tentativa e não tivemos sucesso. Gostaria de saber sua opnião a respeito.

  796. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Parabéns !! Seu beta é de uma gravidez muito bem implantada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  797. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    Se os embriões estiverem bons, tentem novamente pois na sua idade as chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  798. Marisa disse:

    Bom dia Dr. Fabio , como já contei , fiz a transferencia dia 12 de outubro de 2 blastocistos e meu beta dia 22 deu 498,9. Ontem dia 6 fiz minha primeira eco (trans) para ver o nene… A medica conseguiu ver um embrião ( apenas uma pontinho), o soco gestacional e a vesicula,… ela disse estar tudo perfeito, mas não conseguimos escutar o coração do nene,… Pediu para que eu retornasse segunda feira p nova eco,… de acordo com a medica , estou de 5 semanas , ….
    Fiquei com medo Dr…Devo me preocupar ??

  799. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Pode ser realmente uma gravidez bem precoce, e por isso não foi possível ouvir. No próximo ultrassom será possível ouvir o batimento cardíaco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  800. Taciane disse:

    Bom dia Dr., tenho 37 anos e não estou conseguindo engravidar depois de 02 abortos que sofri, tento há 01 ano. Já fiz 02 inseminações artificiais e vou tentar a terceira este mês. Meus exames e de meu marido (34 anos) estão todos normais, não temos nenhum problema de infertilidade. Será que tenho chances de engravidar com a FIV, teria que fazer mais de uma vez? Obrigada por me tirar essas dúvidas.

  801. Gabriela disse:

    Bom dia Dr. Fabio!! Meu marido é vazectomizado e segundo os médicos da minha parte estava tudo tranquilo pra iniciar o procedimento. O tempo exato para a transferência foi exatamente 8 meses, pois tive de congelar meus embriões devido a uma hiperestimulação ovariana. Tive 7 embriões bons para congelar e no dia do procedimento restaram apenas dois, infelizmente os outros 5 não resistiram. Hoje tive a surpresa que nós tentantes não queremos receber!! Passe 11 dias me sentindo mãe e infelizmente meu resultado foi menor que 0,1. Nem fui ao medico ainda pois não me sinto preparada para a noticia… Minha duvida é…. O que poderia ter dado errado? Se todos os outros embriões não resistiram, os dois que foram colocados também poderiam estar fracos? Gostaria muito da sua opinião Dr. Obrigada!!!

  802. Gabriela disse:

    Dr. Fabio esqueci de falar minha idade, pois sei que é importante para sua analise. Tenho 32 anos. Obrigada!

  803. Adinélia disse:

    Caro Dr. Fábio Eugênio, boa tarde.
    Meu nome é Adinélia e gostaria muito de tirar algumas dúvidas, fico grata pelas respostas.
    1- Já fiz 2 FIV e não deu certo, esta último uns três dias antes do exame Beta tive um sangramento muito forte, o médico inclusive receitou primogyna, para conter o sangramento, mas de nada adiantou.
    Enfim, estou hoje com 39 anos e ainda não tive filhos. O médico disse que talvez os óvulos não tenham tido forças para se locomover ou talvez não tenham encontrado alimentos e oxigênio para sobreviverem. Por favor estou muito triste, o que pode ter acontecido comigo? Ainda tenho chances de ter filhos, meu marido já tem 60 anos e ainda por cima é desvasectomizado, e teve pouquissimos espermatozoides.
    Muito obrigada desde já.

  804. fabioeugenio disse:

    Oi Taciane,

    Certamente você tem excelentes chances de engravidar pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  805. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Sua idade é ótima para o procedimento, então é difícil analisar o que pode ter dado errado sem estar lhe acompanhando. Afinal, existem fatores dos embriões, do endométrio e vários outros a serem analisados.,

    Mas não desista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  806. fabioeugenio disse:

    Oi Adinélia,

    É difícil analisar o que pode ter dado errado sem estar lhe acompanhando. Afinal, existem fatores dos embriões, do endométrio e vários outros a serem analisados, e que podem ter influenciado no resultado negativo.

    Mas acredito que você pode ter sucesso sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  807. Vilma disse:

    Dr.Fabio. mais uma vez estou aqui pra falar de mim. como te escrevi em outras mensagens. fiz minha fertilizaçao em setembro.
    infelizmente nao foi positivo..
    eu voltei a procurar outro especialista tambem em Joao Pessoa.
    fiz a transvaginal.e pra minha surpresa estou com cisto no ovario esquerdo. o go falou que e normal em mulheres ainda em idade fertil.
    fiz meus exames de hormonios e deu estes resultado.esse outro medico falou que posso sim tentar com meus ovulos.coisa que o outro disse que tenho que fazer com ovulo doaçao.vou te manar os resultados pra ouvir a sua opinao. pois vc alem de especialista em fertilizaçao nos deixa tranquila e confiante, uma pena ser tao longe de onde moro.

    PS. Idade 43 anos. siclo 26 dias hormonio luteinizante -lLH 4.3 mUI/mL

    PROLACTINA 8.37 ng/mL
    ESTRADIOL 34.6 pg/mL
    HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE -FSH 9.0 mIU/mL

    MI DIGA ALGUMA COISA DR FABIO POR FAVOR.

  808. Vilma disse:

    esqueci 3º dia do ciclo. no seu conhecimento qual sua avaliaçao.

  809. Rui disse:

    Bom dia tenho 35 anos de idade e tenho estado a tentar ter filhos a 9 anos fiz um exame de prolatina e FSH e deu os seguinte resultado:

    Prolatina. 269.9
    FSH. 7.2

    Segundo o médico que me assistiu eu não poderei ter filhos porque tenho os níveis de FSH muito elevados. Será que existe tratamento para normalizar os níveis de FSH? Me ajudem por favor.

  810. Chris disse:

    Olá, gostaria de saber quantas tentativas de implantação embrionária são possíveis por FIV? O valor do tratamento já contempla essas tentativas?
    Grata.

  811. fabioeugenio disse:

    Oi Vilma,

    Seu FSH está satisfatório, mas depende também da contagem de folículos antrais no ultrassom

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  812. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Este nível de FSH (7.2) está normal !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  813. fabioeugenio disse:

    Oi Chris,

    Depende do número de embriões formados na FIV e congelados para transferência posterior.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  814. luciene disse:

    Dr Fábio acabei de fazer fiv coloquei 3 embrião mais certo

    5 / 11 / 2013

    ainda ter um embrião congelado qualidade blasto

    quanto tempo posso coloca ou embrião congelado

    grata pela ajuda

  815. LAila disse:

    Bom dia !!!

    Dr. Fabio,

    Há um pouco mais de dois anos tento engravidar…tenho 30 anos e meu marido também. Já fiz o tratamento de indução por 3 meses, mas não deu certo. Estou querendo partir para uma IA ou FIV, meu exames e do meu marido estão normais. O problema talvez esteja nas minhas trompas que no exame de histeossalpingografia deram viradas para atrás e para cima, porem foram peritonizadas. Minha médica disse que para ver qual o melhor tratamento seria melhor azer uma laparoscopia, para afastar endometriose e ver a permeabilidade das trompas. Isso é mesmo necessário? Ou devo partir logo p uma FIV? Obrigada pela atenção.

  816. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    No ciclo seguinte, caso não tenha sucesso, você já pode transferir o congelado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  817. fabioeugenio disse:

    Oi Laila,

    Se há suspeita de doença tubária, a FIV oferece excelente chance de sucesso sem precisar previamente te submeter a uma cirurgia (videolaparoscopia).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  818. Rui disse:

    Boa noite Dr. Fábio Eugênio,

    Muito obrigado por me ter respondido.

    Estou tentando ter filhos a 9 anos minha esposa esta com 42 anos e eu com 35 anos de idade. Ela estáohjhouok com mioma e eu com ezoespermia .
    A uns 10 meses atrás fiz um exame de espermograma e não havia espermatozóide nem um no meu sêmen. Depois do exame mudei o meu estilo de vida, ou seja mudei de hábitos parei de beber bebidas alcoólicas passei a fazer alguns exercício físicos a alimentação passou a ser mais rigorosa. Após alguns meses voltei a fazer um exame de espermograma e ja tinha 10.000.000 de espermatozoides so que 40 porcento dos mesmos estavam mortos e os restantes muito lentos. Passados alguns meses após este exame voltei a consumir bebidas alcoólicas e agora em Novembro fiz mais um exame de espermograma houve uma regressão no numero de espermatozóides, de 10 milhões para 1 milhão so que desta vez estão todos mortos. Dr. A minha pergunta é a seguinte: será que há alguma possibilidade de recuperação total da minha fertilidade?

  819. Anne santos disse:

    Boa noite ,Dr .Fábio Eugênio gostaria que vc me avaliasse as chances de engravidar sem fertilização passeados na minha taxa que segue
    ,tenho um filho de 6 anos e tive um aborto a um ano e cinco meses desde apartir desse aborto,2messes após a medica solicitou ultrassonografia tudo normal então orientou devido a idade 41anos indução(clomid/ovidrel)conclusão adequado crecimento folicular em ovário direito seguido de rotura folicular.mais infelimente não engravidei
    e apartir dai 3 messes subessequentes. após esses 4 meses cisto começaram aparecer cisto hemmoragico,o fólico crescia 33cm e só complicação a medica me trasferil para uma clinica de fertilização (muito distante de onde resido em outro estado)GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO OS RESULTADOS DOS EXAMES
    VIT D-1,25HIDROXI-56PG/ML.VIT B12=342PG/ML.CARDIO A=1.9APL U/ML.INIBINA B=11.9 PG/ML.ANTI MULLERIAN=0.26MCG/L.DOSAGEM DE TSH 1.59UI/ML ESTRADIOL E2=393 TIROXINA 0.80NG/DL ANTIMICROSSOMAL=1UI/ML ANTITIREOGLOBULINA 5.0UI/ML FSH=11.9MUI/ML LH 11.5MLU/ML FERRITINA=12NG/MLPROLACTINA=2.0NG/ML HBSAG =N R E OS EXAMES BASICOS COMO HEMOGRAMA COLESTEROL DIABETES ETC NORMAL NO INICIO DO MESES PASSADO TOMEI DIMINUT POR 15 DIAS RESULTADO DA ULTRA DIA 01/11/13 UTERO RVF ENDOMETRIO 6.8MM(ESPERADO 4-8) UTERO 8.3*4.4*5.1CM VOL.84CM3 OVARIO DIREITO 2.4 *1.5 *2.0CM VOL 14.8.OBS IMAGEM ANECOGENICA UNILOCULADA DE CONTORNOS REGULARES PAREDES FINAS CONPATIVEL COM FORMAÇÃO CISTICAS MED 3 CM E 2.2 CM CONCL.PEQ FORMAÇÃO CISTICA DUM 26/11/2013.

  820. fabioeugenio disse:

    Oi Rui,

    Difícil haver recuperação completa. Mas com estas pequenas melhoras já pode haver ótima chance na fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  821. fabioeugenio disse:

    Oi Anne,

    A possibilidade de gravidez espontânea depende de vários fatores além dos exames.

    Somente com consulta e avaliação clínica podemos definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  822. Rui disse:

    Boa noite Dr. Fábio Eugênio ,

    Posso envia-lo oresultado dos meus exames para o senhor dar uma olhadinha?

  823. Cleonice Clezar de Souza disse:

    Olá Doutor
    Desde que iniciei meu processo venho acompanhando seu site. Parabéns vc é um grande profissional.
    Tenho 41 anos e desde os 40 iniciei meu processo, primeiro fiz uma inseminação mas não deu certo, depois parti para a fertilização e desde Junho venho tentando iniciar porém não dava devido a cistos que apareciam. Bem, em Novembro finalmente consegui começar a fertilização foi a primeira e foi transferido 2 embriões e para a graça de Deus meu beta deu positivo a contagem foi de 431,25. Dia 13 de dezembro vou fazer minha primeira ultra, minha dúvida é, nessa ultra já consigo saber se são gêmeos ou não??? E outa coisa to sentindo mta cólica e dor nas costas como se fosse menstruar afinal estaria na data certa para tal, isso é normal? Tenho medo do meu organismo estar querendo expulsar. Desde já agradeço sua atenção.